O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
Resumo
As metodologias usadas na sala de aula designam um conjunto de estratégias de ensino capazes de direcionar o processo de ensino aprendizagem. Neste estudo, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso do professor de matemática sobre as metodologias de ensino empregadas em sala de aula. Empregamos a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são sete professores de matemática que ensinam cada um em escola pública e cidade diferente. Para isso, a coleta de dados, em virtude da pandemia, se deu por meio de entrevistas gravadas via áudios de whatsApp e transcritas na íntegra. Os resultados indicam que os discursos dos professores vão ao encontro de metodologias consideradas ativas, dentre estas a sala de aula invertida e a aprendizagem por resolução de problemas.
Downloads
Copyright (c) 2022 Genilson Viana da Silva, Pedro Lucio Barboza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.