O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12403

Resumo

As metodologias usadas na sala de aula designam um conjunto de estratégias de ensino capazes de direcionar o processo de ensino aprendizagem. Neste estudo, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso do professor de matemática sobre as metodologias de ensino empregadas em sala de aula. Empregamos a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são sete professores de matemática que ensinam cada um em escola pública e cidade diferente. Para isso, a coleta de dados, em virtude da pandemia, se deu por meio de entrevistas gravadas via áudios de whatsApp e transcritas na íntegra. Os resultados indicam que os discursos dos professores vão ao encontro de metodologias consideradas ativas, dentre estas a sala de aula invertida e a aprendizagem por resolução de problemas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Lucio Barboza, UEPB - Universidade Estadual da Paraíba

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1978), Especialização em Metodologia das Ciências Pela UEPB (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA (2011). Professor concursado da UEPB, atualmente é professor Associado D. Pesquisa principalmente os seguintes temas: discurso do professor, linguagem, interações discursivas e aprendizagem na sala de aula de matemática. Tem experiência em formação de professores e gestão escolar.

Downloads

Publicado

16-03-2022

Como Citar

DA SILVA, Genilson Viana; BARBOZA, Pedro Lucio. O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 1, p. 439–462, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12403. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403. Acesso em: 9 mar. 2025.