“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12156

Palavras-chave:

Ensino de Biologia

Resumo

O ensino de Virologia é desafiador no Ensino Médio devido inúmeras estruturas microscópicas e conceitos abstratos. Entretanto, há carência de metodologias e recursos didáticos para ensinar conteúdos de Microbiologia na Educação Básica. Por isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o jogo “Mundo da virologia” como recurso pedagógico auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Virologia em uma escola pública do estado do Piauí. A pesquisa foi de campo, com abordagem quali-quantitativa e enfoque descritivo, no qual participaram 38 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Floriano, Piauí. A coleta dos dados foi por um questionário pré e pós-teste. Os dados qualitativos foram submetidos a análise Textual Discursiva e os quantitativos ao teste Wilcoxon para dados pareados (p < 0,05) e ganho normalizado da aprendizagem (g). Os alunos possuíam conhecimentos fragmentados e descontextualizados acerca dos componentes básicos dos vírus. Após a aplicação do recurso didático, os resultados forneceram evidências que os educandos assimilaram os conteúdos abordados, com g=0,85. Além disso, também foi observado participação ativa dos alunos durante a aplicação do jogo didático. Portanto, o jogo é uma ferramenta didática complementar importante no processo de ensino de Ciências.

 

Downloads

Biografia do Autor

  • Jaíra Patrinne Pereira da Silva, Instituto Federal do Piauí - IFPI

    Bióloga pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI

  • Wanderson Lopes dos Santos Freitas, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

    Mestrado em Saúde e Tecnologia pela UFMA.

  • Breno Machado de Almeida, Universidade Federal de Viçosa - UFV

    Doutorando em Genética e Melhoramento de Plantas - UFV. Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

  • Maurício Dos Santos Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

    Doutorando em Genética e Melhoramento de Plantas - UFV. Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, está trabalhando atualmente na área de Genética Toxicológica com avaliações toxicas, citotóxicas e genotóxicas de chás extraídos de plantas medicinais. Além disso, está trabalhando com melhoramento genético do feijão caupi Vigna unguiculata.

Downloads

Publicado

07-10-2021

Como Citar

SILVA, Jaíra Patrinne Pereira da; FREITAS, Wanderson Lopes dos Santos; ALMEIDA, Breno Machado de; ARAÚJO, Maurício Dos Santos. “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 265–281, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12156. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156. Acesso em: 1 abr. 2025.