Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010

Autores

  • Rosilene dos Santos Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Jaime da Costa Cedran Universidade Estadual de Maringá
  • Jheniffer Micheline Cortez Instituto Federal de Rondônia
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12147

Palavras-chave:

educação científica;, tendência de pesquisa;, pesquisa educacional.

Resumo

A pesquisa que embasou o presente artigo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar as linhas temáticas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação para a Ciência (ENPEC) na década de 2010. Para tanto, realizou-se o levantamento dos dados, referente ao quantitativo de trabalhos publicados em cada linha temática, nos anais do evento, nas edições de 2011 a 2019, de modo que estes dados foram tabulados e representados em um gráfico. Mediante a representação gráfica foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das últimas cinco edições do ENPEC. Desse modo, pode-se verificar que as publicações por linha temática, no período investigado, se comportaram de forma diversa, apontando para a consolidação e criação de algumas linhas, a supressão e a respectiva incorporação em outras, a estabilidade, bem como a diminuição ou aumento na produção de trabalhos. Os aspectos verificados neste estudo são oriundos dos diálogos entre diferentes pesquisadores, da ampliação de pesquisas e da consolidação da área e do evento.

Downloads

Downloads

Publicado

03-03-2021

Como Citar

DOS SANTOS OLIVEIRA, Rosilene; DA COSTA CEDRAN, Jaime; MICHELINE CORTEZ, Jheniffer; MICHELLAN KIOURANIS, Neide Maria. Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 563–581, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12147. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147. Acesso em: 12 abr. 2025.