Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações

  • Samira Cassote Grandi França Universidade Estadual de Maringá
  • Luciano Carvalhais Gomes Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Christiano da França Júnior Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Levantamento bibliográfico, Termodinâmica, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi identificar e analisar as estatégias utilizadas por professores de Física sobre os conceitos da Termodinâmica presente em periódicos e eventos nacionais do Ensino de Física, além de apresentar estratégias que venha tornar este ensino mais significativo ao aluno. Os dados foram construídos primeiramente por uma seleção dos periódicos por meio do portal de periódicos da CAPES que apresentassem qualis A1 e A2 no novo qualis, e posteriormente realizou-se um levantamento de trabalhos publicados e apresentados em eventos no período de 2010 a 2020. Os trabalhos foram analisados com base na Análise de Conteúdo. Entre os conceitos mais estudados está o de calor, temperatura e processos de transferência, e as estratégias vão desde experimentos, simulações, problematizações, textos e questionários. Os resultados apontam para a necessidade da exploração dos significados e diferenciação dos conceitos de calor e temperatura, por se tratar dos conceitos base da Termodinâmica e apesar da eficiência de algumas abordagens, destaca-se a necessidade da clareza dos objetivos e focos pretendidos com o recurso utilizado e os delineamentos após sua utilização para que estes não recaiam em apenas ludicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
03-03-2021
Como Citar
FRANÇA, S.; GOMES, L.; FRANÇA JÚNIOR, M. Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 542-562, 3 mar. 2021.