A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência

  • Elda Cristina Carneiro da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Natureza da ciência;, ; Livros didáticos de biologia;, Teoria celular.

Resumo

A apropriação da abordagem histórica-filosófica-sociológica pelos professores das disciplinas científicas tem sido apontada como potencialmente capaz de subsidiá-los para o enfrentamento de muitos dos problemas da educação em ciências. De modo geral, os livros didáticos são o instrumento pelo qual ocorre a inclusão desta abordagem nas aulas. Nosso objeto de análise consiste em seis livros didáticos do 1º ano do ensino médio da disciplina biologia, aprovados no PNLD/2012 e PNLD/2018, com o objetivo de conhecer e refletir sobre as concepções acerca da natureza da ciência apresentadas nestes livros quando abordam a teoria celular. Utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa do tipo documental por meio da análise de conteúdo. O desenvolvimento das categorias de análise se deu a partir das visões deformadas ou ingênuas sobre ciência que podem estar sendo difundidas no ensino de ciências. Os resultados evidenciam indícios de mudanças nas concepções dogmáticas e hegemônicas sobre a ciência/cientistas, apesar do predomínio das categorias que expressam visões deformadas em ambas as edições do PNLD. Para que episódios históricos sejam apresentados numa perspectiva diferente daquela que vem predominando, sugerimos aos autores de livros didáticos que se alinhem aos estudos histórico-filosóficos-sociológicos sobre a ciência/biologia e apresentamos algumas considerações sobre a elaboração destes textos.

 

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Publicado
03-03-2021
Como Citar
CARNEIRO DA SILVA, E.; AIRES, J. A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 309-327, 3 mar. 2021.