Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação

  • Bruno Venancio Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Gabriel Menezes Viana Departamento de Ciências Naturais (DCNat) do Programa de Pós-graduação em Educação (PPEdu).
Palavras-chave: Formação de Professores de Ciências;, Performance;, Saberes Docentes;, Teoria Ator-Rede.

Resumo

Para este texto, investigamos a apresentação de um planejamento de aula de professores de Ciências em formação e a interação com a professora-formadora. Como referencial teórico, adotamos o conceito de performance, conceituações sobre os saberes docentes e elementos da Teoria Ator-Rede. Objetivamos entender o que emerge nas interações quando pensamos sobre os conhecimentos ou saberes necessários para a docência ao serem performados em sala de aula. O estudo foi conduzido em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública situada no interior do estado de Minas Gerais durante o segundo semestre do ano de 2017. Os dados constaram de anotações em caderno de campo e gravações em áudio e vídeo. As análises foram conduzidas sobre as transcrições das interações em sala de aula. Nossos resultados indicam que um elemento muito adotado pelos licenciandos em seus planejamentos, os conhecimentos prévios, apresentou modos de atuação diversos quando se associou a diferentes actantes, promovendo, assim, efeitos distintos na rede de associações em sala de aula e, em consequência, nos conhecimentos produzidos.

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Publicado
03-03-2021
Como Citar
VENANCIO, B.; MENEZES VIANA, G. Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 242-256, 3 mar. 2021.