Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19

Autores

  • Rafael Alberto Moretto Universidade de São Paulo (USP)
  • Joyce Ingrid de Lima Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Vitória Guidorzi Universidade de São Paulo (USP)
  • Heloísa Canato Affonso Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12126

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica, Formação inicial e continuada, Ensino remoto

Resumo

O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade e Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, inicialmente planejado para ser desenvolvido de forma presencial, mas que fora adaptado para o formato remoto, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Como objetivo geral, visamos promover cursos de formação para professores e licenciandos de forma online, discutindo a temática da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e integrada, apresentando assuntos, estratégias metodológicas e ações que podem ser transpostas, contextualizadas e trabalhadas em sala de aula com as diferentes faixas etárias. Foram 17 encontros virtuais no formato de live, transmitidos pelo YouTube e divididos em três módulos temáticos, entre os meses de junho e outubro de 2020, contando com a participação de 28 palestrantes especialistas em cada uma das temáticas apresentadas. Nosso público-alvo foi composto principalmente por alunos de Graduação e professores já formados que atuam na Educação Básica. Conseguimos atingir um total de mais de 9650 pessoas de todo o Brasil, número muito superior ao inicialmente previsto, caso o projeto tivesse sido desenvolvido de maneira presencial, cujo alcance seria muito menor e restrito.

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Publicado

03-03-2021

Como Citar

MORETTO, Rafael Alberto; LIMA, Joyce Ingrid de; GUIDORZI, Maria Vitória; AFFONSO, Heloísa Canato. Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 291–308, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12126. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126. Acesso em: 1 abr. 2025.