Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”

  • Raquel Gonçalves de Sousa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Energia, Jogo pedagógico, análise textual

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
03-03-2021
Como Citar
SOUSA, R.; SILVA, F. Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 194-210, 3 mar. 2021.