Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”

Autores

  • Raquel Gonçalves de Sousa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120

Palavras-chave:

Energia, Jogo pedagógico, análise textual

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.

Downloads

Downloads

Publicado

03-03-2021

Como Citar

SOUSA, Raquel Gonçalves de; SILVA, Fábio Augusto Rodrigues e. Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 194–210, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120. Acesso em: 1 abr. 2025.