Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12101

Palavras-chave:

licenciado em Química, aprendizagem docente, tornar-se professor, constituição profissional

Resumo

Tornar-se professor é complexo e subjetivo a cada postulante desse cargo, mas algumas pistas deste fenômeno podem ser descritas. Sendo assim, identificou-se o perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense, no decênio 2008 – 2018, mensurando fatores associados as suas vivências pessoais e profissionais. Os egressos são professores de Ciências/Química na educação básica, tendo vislumbrado a docência como profissão, sobretudo, pela opção de prestar vestibular em curso da área das Ciências da Natureza. Eles ingressaram na licenciatura em Química da instituição, considerando-a, em determinada medida, formação profissional adequada. Em sua maioria, realizaram formação continuada na mesma área da graduação e potencializam seu ensino mediante a mobilização de diferentes saberes. Conclui-se que, dos distintos períodos geradores de aprendizagens da docência, derivam-se indícios de constituição profissional.

Downloads

Biografia do Autor

  • Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará

    Doutorando em Educação. Professor no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte-CE.

  • José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará

    Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor e Coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

  • Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Downloads

Publicado

20-06-2021

Como Citar

MARTINS JÚNIOR, Francisco Ranulfo Freitas; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; VIDAL, Eloisa Maia. Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 4, p. 227–248, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i4.12101. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12101. Acesso em: 1 abr. 2025.