Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC

Autores

  • Raisa Krazewsky
  • Graziela Piccoli Richetti UFSC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12098

Palavras-chave:

Textos de Divulgação Científica, Instrumentos de Ensino de Química, Formação de Professores.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento dos professores entrevistados sobre a utilização de textos de divulgação científica nas aulas de Química, bem como identificar se e como ocorre o uso desses textos em sala de aula. O trabalho justifica-se pela necessidade de formar estudantes alfabetizados cientificamente, capazes de olhar o mundo criticamente e provocar-lhe mudanças com posicionamentos fundamentados e responsáveis, tendo como base que o domínio do conhecimento científico e a compreensão da natureza da Ciência são necessários para entender como os conhecimentos científicos implicam nas diversas esferas da sociedade. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores de Química atuantes na rede pública da região de Blumenau/SC, cujas respostas foram categorizadas e submetidas à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os textos estão em sala de aula, mas não são amplamente explorados, indicando uma necessidade de complementar a formação dos docentes.

 

Downloads

Downloads

Publicado

08-10-2021

Como Citar

KRAZEWSKY, Raisa; RICHETTI, Graziela Piccoli. Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 374–394, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12098. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098. Acesso em: 1 abr. 2025.