Muito além da video aula: diversificando as metodologias de ensino remoto de biologia

  • Amanda Santos Franco da Silva Abe Escola Sesc de Ensino Médio
  • Carla Christie Diban Quijada Escola Sesc de Ensino Médio
Palavras-chave: Biologia, Ensino remoto emergencial, PowerPoint dialogado

Resumo

No contexto da pandemia de COVID-19 diversas escolas brasileiras admitiram o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manutenção e continuidade da educação escolar através, principalmente, de videoaulas disponibilizadas na internet. Considerando-se que muitos estudantes não possuem acesso a uma ampla rede de dados de internet, necessária para assistir videoaulas frequentemente, e compreendendo a necessidade de se diversificar as metodologias de ensino a fim de manter o engajamento discente durante o período de ERE, desenvolvemos o PowerPoint® Dialogado, um material diferente das apresentações de PowerPoint® que os professores produzem cotidianamente para as aulas presenciais. Para construir este dispositivo, utilizamos ferramentas como o programa em si, gifs, animações, balões de fala, avatares das professoras, setas explicativas, além de personificar componentes da aula e usar linguagem coloquial. Como resultado verificou-se que os estudantes demonstraram preferência por essa metodologia para estudar durante o ERE, em detrimento de outras, e apresentaram resultados positivos nas avaliações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-06-2021
Como Citar
SANTOS FRANCO DA SILVA ABE, A.; DIBAN QUIJADA, C. Muito além da video aula: diversificando as metodologias de ensino remoto de biologia. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 349-362, 20 jun. 2021.
Seção
Propostas Didáticas