Muito além da video aula: diversificando as metodologias de ensino remoto de biologia
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12043Palavras-chave:
Biologia, Ensino remoto emergencial, PowerPoint dialogadoResumo
No contexto da pandemia de COVID-19 diversas escolas brasileiras admitiram o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manutenção e continuidade da educação escolar através, principalmente, de videoaulas disponibilizadas na internet. Considerando-se que muitos estudantes não possuem acesso a uma ampla rede de dados de internet, necessária para assistir videoaulas frequentemente, e compreendendo a necessidade de se diversificar as metodologias de ensino a fim de manter o engajamento discente durante o período de ERE, desenvolvemos o PowerPoint® Dialogado, um material diferente das apresentações de PowerPoint® que os professores produzem cotidianamente para as aulas presenciais. Para construir este dispositivo, utilizamos ferramentas como o programa em si, gifs, animações, balões de fala, avatares das professoras, setas explicativas, além de personificar componentes da aula e usar linguagem coloquial. Como resultado verificou-se que os estudantes demonstraram preferência por essa metodologia para estudar durante o ERE, em detrimento de outras, e apresentaram resultados positivos nas avaliações.