Muito além da video aula: diversificando as metodologias de ensino remoto de biologia

Autores

  • Amanda Santos Franco da Silva Abe Escola Sesc de Ensino Médio
  • Carla Christie Diban Quijada Escola Sesc de Ensino Médio

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12043

Palavras-chave:

Biologia, Ensino remoto emergencial, PowerPoint dialogado

Resumo

No contexto da pandemia de COVID-19 diversas escolas brasileiras admitiram o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manutenção e continuidade da educação escolar através, principalmente, de videoaulas disponibilizadas na internet. Considerando-se que muitos estudantes não possuem acesso a uma ampla rede de dados de internet, necessária para assistir videoaulas frequentemente, e compreendendo a necessidade de se diversificar as metodologias de ensino a fim de manter o engajamento discente durante o período de ERE, desenvolvemos o PowerPoint® Dialogado, um material diferente das apresentações de PowerPoint® que os professores produzem cotidianamente para as aulas presenciais. Para construir este dispositivo, utilizamos ferramentas como o programa em si, gifs, animações, balões de fala, avatares das professoras, setas explicativas, além de personificar componentes da aula e usar linguagem coloquial. Como resultado verificou-se que os estudantes demonstraram preferência por essa metodologia para estudar durante o ERE, em detrimento de outras, e apresentaram resultados positivos nas avaliações.

Downloads

Downloads

Publicado

20-06-2021

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

SANTOS FRANCO DA SILVA ABE, Amanda; DIBAN QUIJADA, Carla Christie. Muito além da video aula: diversificando as metodologias de ensino remoto de biologia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 4, p. 349–362, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i4.12043. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12043. Acesso em: 1 abr. 2025.