PIBID e o ensino da química: um olhar hermenêutico-dialético

  • Alida Beatrice Gomes Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Crislaine Maria da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: PIBID, Ensino de química, Hermenêutica-dialética

Resumo

O presente artigo busca avaliar como o PIBID tem contribuído no processo de ensinagem de conceitos abstratos na disciplina de química, tendo como objetivo principal compreender como os pibidianos auxiliam na construção do conhecimento de conceitos na disciplina de química, a metodologia escolhida foi a interativa descrita por Oliveira (2016), e como instrumentos de coleta de dados utilizamos a Sequência Didática Interativa, nos resultados e discursões criamos categorias teóricas (relação teoria e prática; contato inicial com a sala de aula; despertar o interesse dos alunos e empíricas) e como categorias empíricas utilizamos as questões criadas para coleta de dados. Para análise de dados escolhemos a Análise Hermenêutica-Dialética descrita por Minayo (2008) e Oliveira (2011) que consegue apreender de forma mais aproximada a realidade dos pesquisados

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-06-2021
Como Citar
GOMES SANTOS, A.; DA SILVA, C. PIBID e o ensino da química: um olhar hermenêutico-dialético. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 20-39, 20 jun. 2021.