Concepções de Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências pela Pedagogia de Projetos: uma revisão sistemática de produções científicas do período de 2013 a 2017

  • Carla Vargas Bozzato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renan Almeida Barbosa
  • Ligia Beatriz Goulart
  • Rosane Nunes Garcia

Abstract

O presente artigo investiga sobre as concepções a respeito da avaliação da aprendizagem que permeiam produções científicas relacionadas ao Ensino de Ciências da Natureza por meio da Pedagogia de Projetos (PP), na Educação Básica. Trata-se de um estudo bibliográfico que realiza uma Revisão Sistemática de Literatura de teses e dissertações nos bancos de dados da CAPES e LUME, no período de 2013 a 2017, que resultou em dez (10) pesquisas selecionadas. A avaliação das aprendizagens na PP é apontada como uma prática pedagógica processual que precisa ser repensada em uma perspectiva formativa, rompendo com a concepção classificatória, no sentido de  promover a aprendizagem. Assim, requer a adoção de estratégias e instrumentos de avaliação diversificados, que possibilitem o acompanhamento constante, o diagnóstico e a participação ativa dos sujeitos envolvidos, bem como fornecer elementos para o redirecionamento do ensino para uma prática inclusiva, que esteja a serviço da efetivação das aprendizagens.  

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Published
20-06-2021
How to Cite
VARGAS BOZZATO, C.; ALMEIDA BARBOSA, R.; GOULART, L.; NUNES GARCIA, R. Concepções de Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências pela Pedagogia de Projetos: uma revisão sistemática de produções científicas do período de 2013 a 2017. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 91-113, 20 jun. 2021.