Concepções de Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências pela Pedagogia de Projetos: uma revisão sistemática de produções científicas do período de 2013 a 2017

Autores

  • Carla Vargas Bozzato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renan Almeida Barbosa
  • Ligia Beatriz Goulart
  • Rosane Nunes Garcia

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.11879

Palavras-chave:

Concepções de Avaliação da aprendizagem, Pedagogia de projetos, Ensino de Ciências da Natureza

Resumo

O presente artigo investiga sobre as concepções a respeito da avaliação da aprendizagem que permeiam produções científicas relacionadas ao Ensino de Ciências da Natureza por meio da Pedagogia de Projetos (PP), na Educação Básica. Trata-se de um estudo bibliográfico que realiza uma Revisão Sistemática de Literatura de teses e dissertações nos bancos de dados da CAPES e LUME, no período de 2013 a 2017, que resultou em dez (10) pesquisas selecionadas. A avaliação das aprendizagens na PP é apontada como uma prática pedagógica processual que precisa ser repensada em uma perspectiva formativa, rompendo com a concepção classificatória, no sentido de  promover a aprendizagem. Assim, requer a adoção de estratégias e instrumentos de avaliação diversificados, que possibilitem o acompanhamento constante, o diagnóstico e a participação ativa dos sujeitos envolvidos, bem como fornecer elementos para o redirecionamento do ensino para uma prática inclusiva, que esteja a serviço da efetivação das aprendizagens.  

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Publicado

20-06-2021

Como Citar

VARGAS BOZZATO, Carla; ALMEIDA BARBOSA, Renan; GOULART, Ligia Beatriz; NUNES GARCIA, Rosane. Concepções de Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências pela Pedagogia de Projetos: uma revisão sistemática de produções científicas do período de 2013 a 2017. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 4, p. 91–113, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11879. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11879. Acesso em: 1 abr. 2025.