O papel do erro na formação do “espírito científico” de licenciandos de Ciências Naturais a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos. Formação docente. Desenvolvimento do espírito científico. O medo de errar. Educação em Ciências e Matemática.

Resumo

Fundamentado no referencial teórico de Gaston Bachelard, com recorte em suas ideias sobre o erro e o espírito científico, o presente artigo visa analisar de que forma a ABP  contribui para o desenvolvimento do espírito científico na formação inicial de professores de Ciências Naturais, a partir do papel do erro no processo. O estudo utiliza a abordagem metodológica qualitativa do tipo exploratória, através da observação participante. Foi realizado em uma turma do curso de Ciências Naturais de uma Universidade Pública Federal localizada na região Norte, durante uma disciplina do curso. Para a análise das respostas obtidas por entrevistas e grupo focal, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Foi evidenciado que o desenvolvimento da questão problema do projeto mostrou-se como característica definidora da ABP que incita o desenvolvimento do espírito científico. No entanto, o resultado central evidenciado foi o medo de errar, exposto por, aproximadamente, 40% dos discentes, o que enveredou para a discussão de como este medo pode comprometer o desenvolvimento do espírito científico na ABP. Em última análise, a ABP mostrou-se como “experiência exigente” no viés de Bachelard. Desta maneira, a metodologia promoveu ponderações sobre como futuros professores concebem o erro e como este orienta suas ações, convergindo em discussões sobre o processo de desenvolvimento do espírito científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-10-2021
Como Citar
SAMPAIO LAVES, J.; ANTUNES, E. O papel do erro na formação do “espírito científico” de licenciandos de Ciências Naturais a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 187-204, 7 out. 2021.