Vida ribeirinha e currículo de Ciências: possibilidades em uma escola da Amazônia tocantina paraense

  • Edilena Maria Corrêa UFPA
  • Maria dos Remédios Brito UFPA
Palavras-chave: : Currículo menor de Ciências., Vida ribeirinha., Escola ribeirinha.

Resumo

Este estudo resulta de uma pesquisa de doutorado desenvolvida em uma escola ribeirinha do município de Cametá, Pará. O currículo de Ciências que se pontua na pesquisa vem pelas linhas menores, agenciado por potências vivas das vidas e de seus processos singulares que cruzam o ambiente escolar ribeirinho de uma comunidade da Amazônia tocantina paraense, argumentando que esse currículo é vida, embora esteja oficialmente nas malhas duras e sedentárias. A pesquisa buscou investigar sobre as potências de um currículo menor de Ciências para o alargamento das práticas educativas e as possibilidades dos modos de vida ribeirinhos em um currículo de Ciências. Objetivou-se compor, singularmente, esse currículo atravessado por saberes, fazeres e modos de vida dos estudantes ribeirinhos. Cruzada pelo pensamento teórico da Filosofia da Diferença deleuziana, por modos de variações e deslocamentos conceituais. A pesquisa entende que um currículo menor de Ciências atenta para as linhas da singularidade, como um programa de experimentação que atravessa a vitalidade de cada escola, professor e estudante, pois, um currículo é um modo de vida, de existência, um processo de produção e experimentação. Uma aposta nas aberturas das práticas curriculares de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilena Maria Corrêa, UFPA

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Professora da Universidade Federal do Pará  - Campus do Tocantis-Cametá.

Maria dos Remédios Brito, UFPA

Pós-doutora em Filosofia da Educação (UNICAMP). Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA) e Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Arte (PPGARTES/UFPA)

Publicado
20-11-2020
Como Citar
CORRÊA, E.; DOS REMÉDIOS BRITO, M. Vida ribeirinha e currículo de Ciências: possibilidades em uma escola da Amazônia tocantina paraense. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 252-271, 20 nov. 2020.