Estado do conhecimento sobre sustentabilidade, educação ambiental e agrícola no ensino de Química no Ensino Médio

  • Ilda de Franceschi Fellipetto UNIJUI
  • Otavio Aloisio Maldaner UNIJUI
  • Maria Cristina Pansera de Araújo UNIJUÍ
Palavras-chave: Transversalidade, Química, Educação, Meio Ambiente, Impactos Agrícolas

Resumo

O estudo pesquisou o estado do conhecimento da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Agrícola no ensino de Química no Ensino Médio a partir de uma busca bibliográfica realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2015-2019. Foram localizadas algumas dissertações e Teses relacionadas a temática que reiteraram a pertinência do estudo realizado, bem como, de discussões mais amplas no meio acadêmico e científico. De acordo com o estudo, foi possível destacar que apesar da Educação Ambiental e a Sustentabilidade estarem presentes em inúmeros documentos que norteiam as diretrizes curriculares para o Ensino Médio, ainda são incipientes os estudos realizados nessa etapa da Educação, especialmente, na disciplina em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otavio Aloisio Maldaner, UNIJUI

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Curitiba (1969), Graduação em Ciências Naturais pela Universidade de Passo Fundo (1974), graduação em Ciências Plenas Hab Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é do quadro Sênior da FIDENE/UNIJUÍ, docente colaborador do Curso de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), foi bolsista CNPq professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande, anos 2017/18. Tem experiência na área do Ensino de Química na Educação Básica e Superior, Pesquisa em Educação Ciências/Química, Formação Inicial e Continuada de Professores, Orientações em Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado nas Áreas da Educação, Formação de Professores, Ensino de Ciências.

Publicado
07-10-2021
Como Citar
FELLIPETTO, I.; MALDANER, O.; PANSERA DE ARAÚJO, M. C. Estado do conhecimento sobre sustentabilidade, educação ambiental e agrícola no ensino de Química no Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 127-144, 7 out. 2021.