A pesquisa no processo pedagógico como caminho para a transdisciplinaridade na Educação Infantil

Autores

  • Júlia Grasiela Thiesen Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Marta Elisa da Veiga Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11787

Palavras-chave:

Ensino pela Pesquisa;, Educação Infantil;, Transdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo é um relato livre de uma investigação realizada com uma turma de pré-escola (n=20), sendo crianças com idades entre 5 e 6 anos em uma escola pública de Educação Infantil no Município de Venâncio Aires- RS, no ano de 2019. O projeto “Histórias da Comunidade” surgiu a partir de questionamentos dos próprios estudantes. A investigação teve por objetivo conduzir o ensino por meio da pesquisa. Tendo como problema de pesquisa: Como ser transdisciplinar na Educação Infantil? Neste artigo busca-se avaliar a possibilidade de um ensino-aprendizagem transdisciplinar na Educação Infantil por meio do ensino pela pesquisa. Para desenvolver esta pesquisa utilizou-se o método da pesquisa-ação, que permitiu uma ação planejada, participando do meio de pesquisa e intervindo quando necessário. Os dados foram analisados por meio de caderno de bordo, onde além das ideias e possíveis caminhos visualizados pelas pesquisadoras, eram registrados todos os procedimentos, perguntas e apontamentos dos estudantes. Na culminância do projeto, com o envolvimento da comunidade, houve a doação de um terreno para a escola. Constatou-se que o ensino pela pesquisa é um caminho que possibilita a transdisciplinaridade já na Educação Infantil.

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Publicado

13-11-2020

Como Citar

A pesquisa no processo pedagógico como caminho para a transdisciplinaridade na Educação Infantil. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 208–223, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11787. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11787. Acesso em: 1 mar. 2025.