A pesquisa como princípio pedagógico: os desafios na práxis docente para ressignificação de conhecimentos.

  • Marcia Isabel Gentil Diniz Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Leandro Alcasar Rodrigues Faculdade de Educação São Luís
Palavras-chave: Professor;, Pesquisas;, Tecnologia de informação e comunicação, Prática pedagógica

Resumo

Quando se reflexiona sobre uma práxis educativa que atenda as demandas atuais faz-se evidente a falência da transmissão de conteúdos marcada historicamente pela abordagem tradicional. Nesse sentido surgem inquietações, pois o processo de ensino-aprendizagem demanda uma compreensão mais inovadora. A sociedade inaugura novos tempos que pedem novas formas de aquisição de conhecimentos que estabeleçam novas conexões. A relação ensino-aprendizagem se transformou, deixando no passado o retrato de um espaço arcaico tendo o mestre como protagonista cujas estratégias de ensino eram pautadas em aulas expositivas onde o aluno exercia um papel passivo. Hoje se preconiza uma concepção dialógica que concebe a educação como um ato político em transformação. Outro aspecto importante diz respeito à capacitação docente voltada para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Trata-se de um estudo qualitativo de natureza bibliográfica, feito através de revisão narrativa. As discussões e resultados apontam que os professores precisam de suporte para superar suas dificuldades quanto ao uso de TIC; na conjuntura da globalização o professor necessita de capacitação para vislumbrar uma postura com cerne na pesquisa. Faz-se necessário ainda fortalecer políticas públicas de acesso ao mundo digital. A educação precisa se (re) inventar, visando uma sociedade com cidadãos críticos e autônomos.

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Publicado
13-11-2020
Como Citar
GENTIL DINIZ, M.; ALCASAR RODRIGUES, L. A pesquisa como princípio pedagógico: os desafios na práxis docente para ressignificação de conhecimentos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 3, p. 224 a 240, 13 nov. 2020.