Ensino-Aprendizagem-Avaliação aliada ao uso de softwares: potencialidades para o ensino de trigonometria

Autores

  • Ingrid Pereira da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Arlita da Silveira Soares Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.11769

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Trigonometria, Tecnologias Digitais

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar como se desenvolvem as etapas da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, na aplicação de uma sequência de problemas de Trigonometria, utilizando tecnologias digitais como recurso. A escolha metodológica é de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A produção de dados deu-se por meio da elaboração e desenvolvimento de uma sequência de problemas com estudantes do 2º ano de uma escola da rede estadual de ensino. Durante a análise dos dados concluiu-se que foram desenvolvidas aulas em que os estudantes participaram ativamente na construção de seus conhecimentos, elaborando e testando conjecturas, discutindo relações e buscando generalizar os conteúdos/conceitos de trigonometria. Entende-se que uso do recurso tecnológico foi fundamental para que os estudantes tivessem autonomia para trocar ideias e discutir com os colegas, durante a resolução dos problemas. Porém, observou-se que as situações propostas precisam ser organizadas de modo que a elaboração de generalizações seja incentivada, caso contrário, tornam-se exercícios ao invés de problemas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

16-03-2022

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Ingrid; DA SILVEIRA SOARES, Maria Arlita. Ensino-Aprendizagem-Avaliação aliada ao uso de softwares: potencialidades para o ensino de trigonometria. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 1, p. 463–483, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n1.11769. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11769. Acesso em: 7 mar. 2025.