História da Vida no conteúdo textual de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio

Autores

  • Steve Allen Davi de Lima Universidade Estadual do Ceará (Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI-UECE
  • Mário Cézar Amorim de Oliveira Universidade Estadual do Ceará (FACEDI-UECE)
  • Daniel Cassiano Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Marcelo D’Aquino Rosa Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11583

Palavras-chave:

Evolução Biológica, Macroevolução, Análise de Conteúdo, PNLD-2018

Resumo

Considerando a problemática que envolve o ensino de Evolução Biológica (EB) nas escolas brasileiras, e que a História da Vida (HV) pode ser considerada como um tópico de EB que trata dos processos macroevolutivos responsáveis pelo surgimento dos grandes grupos de seres vivos, o objetivo dessa investigação é verificar quais conhecimentos acerca da HV são veiculados nos textos presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados na edição de 2018, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2018). A partir da metodologia da análise de conteúdo, verificou-se que a maioria dos trechos selecionados aborda a HV na Terra a partir de intervalos de tempo, apresentando as principais mudanças físico-químicas e biológicas características de cada período. Foram identificados 23 eventos macroevolutivos distintos no material, com grande destaque para as extinções em massa, como também para a abordagem filogenética a partir de árvores da vida.

Downloads

Biografia do Autor

  • Steve Allen Davi de Lima, Universidade Estadual do Ceará (Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI-UECE

    Universidade Estadual do Ceará (Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI-UECE

  • Mário Cézar Amorim de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (FACEDI-UECE)

    Universidade Estadual do Ceará (FACEDI-UECE e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBio-UECE)

  • Daniel Cassiano Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Universidade Estadual do Ceará (Centro de Ciências da Saúde – CCS-UECE e PROFBio-UECE)

  • Marcelo D’Aquino Rosa, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

    Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

LIMA, Steve Allen Davi de; OLIVEIRA, Mário Cézar Amorim de; LIMA, Daniel Cassiano; D’AQUINO ROSA, Marcelo. História da Vida no conteúdo textual de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 2, p. 460–483, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11583. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11583. Acesso em: 30 mar. 2025.