Abordagem da temática aproveitamento total dos alimentos no Ensino de Ciências da Natureza com enfoque interdisciplinar: relato de experiência no contexto da Educação Básica

  • Franciele Braz de Oliveira Coelho Universidade Federal do Pampa
  • Francielle Lemos Escobar Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Alimentação, Ensino Médio

Resumo

O foco principal deste trabalho é o Ensino de Ciências através da temática aproveitamento total dos alimentos, explorando conceitos de Ciências da Natureza, por meio de atividades com viés interdisciplinar. Foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória com estudo de caso, em que participaram do estudo alunos de primeira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual da região da Campanha do Estado do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da pesquisa foram aplicadas oficinas temáticas com foco na interdisciplinaridade, por meio da metodologia de Delizoicov e Angotti (1991), denominada de Três Momentos Pedagógicos. Os dados foram coletados através de questionários, observação, e anotações feitas em um diário de campo. Os resultados obtidos foram analisados tendo como embasamento a teoria de análise de conteúdo apresentada por Bardin (2015).  O estudo trouxe como principais resultados a colaboração de oficinas temáticas para a compreensão de conceitos de Ciências relacionados ao tema. Dessa forma, a pesquisa obteve resultados positivos, principalmente em relação à importância da inovação nas metodologias de ensino na Educação Básica.         

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-06-2021
Como Citar
BRAZ DE OLIVEIRA COELHO, F.; LEMOS ESCOBAR, F. Abordagem da temática aproveitamento total dos alimentos no Ensino de Ciências da Natureza com enfoque interdisciplinar: relato de experiência no contexto da Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 323-335, 20 jun. 2021.
Seção
Relatos de Experiências