Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
Resumo
A presente pesquisa surgiu a partir da experiência de um estágio de docência no ensino superior, componente curricular obrigatório do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo foi analisar a contribuição da Atividade de Situações Problema Docente, fundamentada na teoria Histórico-Cultural, na disciplina de Didática da Matemática, ofertada para estudantes de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Roraima. Foi utilizada a zona de desenvolvimento proximal, um dos principais elementos presentes na Histórico-Cultural de Vygotsky, assim como as teorias da Atividade de Leóntiev, da Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro momentos: formular o problema docente (diagnóstico), construir o núcleo conceitual (planejamento), solução do problema docente (execução do planejamento) e interpretação da solução (retroalimentação e correção). Como resultados, constatou-se que os estudantes conseguiram realizar a sequência didática, simulando aulas contemplando um objeto de conhecimento matemático, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Como instrumento avaliativo final, os alunos apresentaram um relatório, contextualizando e descrevendo os trabalhos realizados, relacionando-os com as teorias estudadas.
Downloads
Copyright (c) 2021 Gilmara Batista Souza, Cleuma Ferreira Artimandes Morais, Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino, Hector José García Mendoza, Edileusa do Socorro Valente Belo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.