Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural

  • Gilmara Batista Souza Universidade Estadual de Roraima-UERR
  • Cleuma Ferreira Artimandes Morais
  • Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino Universidade Estadual de Roraima-UERR
  • Héctor José García Mendoza Universidade Federal de Roraima-UFRR
  • Edileusa do Socorro Valente Belo Universidade Federal de Roraima-UFRR
Palavras-chave: Didática da Matemática; Atividade de Situações Problema Docente; Estágio de Docência; Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

A presente pesquisa surgiu a partir da experiência de um estágio de docência no ensino superior, componente curricular obrigatório do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo foi analisar a contribuição da Atividade de Situações Problema Docente, fundamentada na teoria Histórico-Cultural, na disciplina de Didática da Matemática, ofertada para estudantes de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Roraima. Foi utilizada a zona de desenvolvimento proximal, um dos principais elementos presentes na Histórico-Cultural de Vygotsky, assim como as teorias da Atividade de Leóntiev, da Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro momentos: formular o problema docente (diagnóstico), construir o núcleo conceitual (planejamento), solução do problema docente (execução do planejamento) e interpretação da solução (retroalimentação e correção). Como resultados, constatou-se que os estudantes conseguiram realizar a sequência didática, simulando aulas contemplando um objeto de conhecimento matemático, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Como instrumento avaliativo final, os alunos apresentaram um relatório, contextualizando e descrevendo os trabalhos realizados, relacionando-os com as teorias estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleuma Ferreira Artimandes Morais

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. Especialista em Docência no Ensino Profissional e Tecnológico com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável e Licenciada em Matemática, respectivamente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR (2015). Bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Roraima (2009). Tecnóloga em Turismo, pela Faculdades Cathedral de Ensino Superior (2007). Técnica em Secretariado (2008), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR.

Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino, Universidade Estadual de Roraima-UERR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. Especialista em Docência no Ensino Profissional. Possui graduação em Letras - Inglês - Faculdades Integradas de Patos (1998) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2016). Atualmente é professora de língua portuguesa da Fundação Bradesco e professora - SECRETARIA DE EDUCACAO DO ESTADO DE RORAIMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima-UFRR

Bacharel em Matemática pela Universidade Central Marta Abreu de Las Villas (UCLV), Cuba; Mestrado em Informática Educativa pela Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC), Cuba e Doutorado em Educação do programa Desenvolvimento Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha. Ex-professor dos departamentos de Matemática nas universidades cubanas Instituto Superior Pedagógico Juan Marinello (ISJPM) e Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC). Atualmente professor associado da Universidade Federal de Roraima (UFRR) atuando na Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Professor permanente dos programas de pós-graduação: mestrado profissional em Ensino de Ciência e acadêmico em Educação na Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do programa de doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Pesquisador em Didática da Matemática fundamentada na teoria da atividade de formação por etapas das ações mentais de Galperin, direção da atividade estudo de Talízina e resolução de problema de Majmutov.

Edileusa do Socorro Valente Belo, Universidade Federal de Roraima-UFRR

Professora na Universidade Federal de Roraima. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2018). Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2002). Tem experiência na área de Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino-aprendizagem de matemática, docência no ensino superior e pesquisa narrativa.

Publicado
08-10-2021
Como Citar
SOUZA, G.; ARTIMANDES MORAIS, C.; COSTA TOLENTINO TIBURTINO, N.; GARCÍA MENDOZA, H.; VALENTE BELO, E. Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 282-299, 8 out. 2021.