Inter-relação entre metodologias didáticas, motivos e aprendizagem em Bioquímica

Autores

  • Vanessa Aina Person Universidade Federal de Santa Maria
  • João Batista Teixeira da Rocha Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11261

Palavras-chave:

Educação em Bioquímica, metodologias, aprendizagem ativa, Teoria da atividade

Resumo

A Bioquímica é uma disciplina básica de inúmeros cursos de graduação, a qual estuda as relações entre biomoléculas e reações químicas que ocorrem em diferentes organismos vivos nos estados de saúde e de doença. O domínio dos conhecimentos bioquímicos é avaliado como complexo e desafiador principalmente pela necessidade de abstração para compreensão conceitual. O objetivo deste trabalho foi analisar quais são as modalidades didáticas que estão sendo utilizadas para ensinar Bioquímica no Brasil, e, por que estas modalidades poderiam ser consideradas motivadoras de ensino e de aprendizagem, tendo como embasamento teórico a Teoria da Atividade e a psicologia Histórico-cultural. Foram analisados 36 artigos publicados na Revista de Ensino de Bioquímica (REB), entre 2015 e 2019.  Emergiram da análise as categorias: motivos relacionados à interação social, motivos relacionados à aprendizagem ativa e motivos relacionados ao desempenho acadêmico. A maioria dos artigos descreveram processos ativos de ensino, apontando para uma tendência focada no aluno como protagonista da aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Aina Person, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Ciências Biológicas, Meste em Educação em Ciências e Doutoranda em Ciências Biológicas- Bioquímica Toxicológica/UFSM. 

  • João Batista Teixeira da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor Doutor em Ciências Biológicas- Bioquímica Toxicológica/UFSM. Atualmente trabalha na área de bioquímica, toxicologia e farmacologia de organocalcogênio, papel do estresse oxidativo em patologias humanas e experimentais e educação em ciências.

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Publicado

24-08-2020

Como Citar

PERSON, Vanessa Aina; DA ROCHA, João Batista Teixeira. Inter-relação entre metodologias didáticas, motivos e aprendizagem em Bioquímica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 2, p. 101–118, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11261. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11261. Acesso em: 11 mar. 2025.