Inter-relação entre metodologias didáticas, motivos e aprendizagem em Bioquímica

  • Vanessa Aina Person Universidade Federal de Santa Maria
  • João Batista Teixeira da Rocha Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Educação em Bioquímica, metodologias, aprendizagem ativa, Teoria da atividade

Resumo

A Bioquímica é uma disciplina básica de inúmeros cursos de graduação, a qual estuda as relações entre biomoléculas e reações químicas que ocorrem em diferentes organismos vivos nos estados de saúde e de doença. O domínio dos conhecimentos bioquímicos é avaliado como complexo e desafiador principalmente pela necessidade de abstração para compreensão conceitual. O objetivo deste trabalho foi analisar quais são as modalidades didáticas que estão sendo utilizadas para ensinar Bioquímica no Brasil, e, por que estas modalidades poderiam ser consideradas motivadoras de ensino e de aprendizagem, tendo como embasamento teórico a Teoria da Atividade e a psicologia Histórico-cultural. Foram analisados 36 artigos publicados na Revista de Ensino de Bioquímica (REB), entre 2015 e 2019.  Emergiram da análise as categorias: motivos relacionados à interação social, motivos relacionados à aprendizagem ativa e motivos relacionados ao desempenho acadêmico. A maioria dos artigos descreveram processos ativos de ensino, apontando para uma tendência focada no aluno como protagonista da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Aina Person, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas, Meste em Educação em Ciências e Doutoranda em Ciências Biológicas- Bioquímica Toxicológica/UFSM. 

João Batista Teixeira da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor em Ciências Biológicas- Bioquímica Toxicológica/UFSM. Atualmente trabalha na área de bioquímica, toxicologia e farmacologia de organocalcogênio, papel do estresse oxidativo em patologias humanas e experimentais e educação em ciências.

Publicado
24-08-2020
Como Citar
PERSON, V.; DA ROCHA, J. B. Inter-relação entre metodologias didáticas, motivos e aprendizagem em Bioquímica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 101-118, 24 ago. 2020.