Ensinar é aprender: desafios e experiências no estágio de Docência

  • Rafaela Engers Günzel Günzel Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Palavras-chave: Estágio Docente; Professor de Ciências; Formação Inicial.

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência de uma estagiária, contando sobre os desafios de lecionar Física para uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A experiência contada, foi oportunizada durante o Estágio Curricular Supervisionado 3: Ciências no Ensino Fundamental, disciplina obrigatória do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, que habilita os egressos também ao ensino de Ciências. No relato, a estagiária descreve o desafio de encontrar caminhos para introduzir os conceitos de Física para a turma, apresentando na discussão, a análise de desenhos feitos pelos alunos durante a realização de uma atividade em que os alunos tiveram de desenhar a representação da Física partindo da seguinte questão norteadora “Como você vê a Física?” e explicar o desenho. A intencionalidade dessa atividade foi compreender as concepções dos alunos sobre a disciplina de Física, desmistificar a preconcepção dos alunos acerca dela, apresentando a eles posteriormente relações com o cotidiano.

Publicado
21-11-2019
Como Citar
GÜNZEL, R. Ensinar é aprender: desafios e experiências no estágio de Docência. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 222-232, 21 nov. 2019.