Ensinar é aprender: desafios e experiências no estágio de Docência
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência de uma estagiária, contando sobre os desafios de lecionar Física para uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A experiência contada, foi oportunizada durante o Estágio Curricular Supervisionado 3: Ciências no Ensino Fundamental, disciplina obrigatória do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, que habilita os egressos também ao ensino de Ciências. No relato, a estagiária descreve o desafio de encontrar caminhos para introduzir os conceitos de Física para a turma, apresentando na discussão, a análise de desenhos feitos pelos alunos durante a realização de uma atividade em que os alunos tiveram de desenhar a representação da Física partindo da seguinte questão norteadora “Como você vê a Física?” e explicar o desenho. A intencionalidade dessa atividade foi compreender as concepções dos alunos sobre a disciplina de Física, desmistificar a preconcepção dos alunos acerca dela, apresentando a eles posteriormente relações com o cotidiano.
Downloads
Copyright (c) 2019 Rafaela Engers Günzel Günzel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.