Meu primeiro pé de feijão

  • Mari Soni Marques Petry Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino de Botânica; Reflexão da experiência; Germinação.

Resumo

Atividades práticas nas aulas de Biologia são recursos auxiliares estratégicos no aprendizado de conceitos, além de tornarem o processo de ensino mais dinâmico por não restringir à memorização de conteúdos. E, se aplicada de modo generalizado e mais amplo, ou a outros campos que não os da Ciência, podem ser consideradas uma forma de  raciocínio lógico, possível de ser empregado na resolução de vários problemas. Com atividades práticas os alunos desenvolverão habilidades fundamentais como a apropriação de ideias, a argumentação, aseleção de informações, o planejamento de ações, etc., as quais servirão de base na conquista da autonomia de pensamento e no desenvolvimento da sua capacidade crítica. Foi com esses objetivos que essa atividade foi desenvolvida durante três semanas e que será aqui compartilhada. Pois a sistematização de práticas através do relato de experiência é indicial para a formação de professores de Ciências, uma vez que o diálogo, a leitura e o espelhamento de práticas desencadeiam no grupo de formação, reflexão, socialização e estímulo para refletir o significado das escolhas feitas na ação profissional.

Publicado
21-11-2019
Como Citar
MARQUES PETRY, M. Meu primeiro pé de feijão. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 207-213, 21 nov. 2019.