Problematizando a Aceleração Gravitacional com Sistema Harmônico Simples

Autores

  • Daniel Marsango Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i3.11185

Palavras-chave:

Ensino de Física; Pêndulo; Práticas educativas.

Resumo

A gravidade é uma força fundamental da natureza, sendo considerada a única atrativa e estando presente em toda formação do universo. Com intuito de problematizar e promover uma abordagem com tópicos de gravitação para alunos do ensino médio, promovemos uma aplicação do Oscilador Harmônico Simples (OHS) através da medição e mediação da aceleração gravitacional suas causas e implicações. A prática foi metodologicamente regida da utilização dos três momentos pedagógicos, dividida em problematização do conhecimento, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Onde, optamos por unir a metodologia com o laboratório virtual e com o laboratório de ensino/problematizador. A atividade permitiu além de verificar a aceleração gravitacional unir diferentes temáticas do currículo de física. Além disso atividade oportunizou aos estudantes o envolvimento com sua aprendizagem, de maneira que expressassem suas ideias e concepções acerca da temática ministrada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

21-11-2019

Como Citar

MARSANGO, Daniel. Problematizando a Aceleração Gravitacional com Sistema Harmônico Simples. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 3, p. 84–91, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11185. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11185. Acesso em: 9 mar. 2025.