Problematizando a Aceleração Gravitacional com Sistema Harmônico Simples

  • Daniel Marsango Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino de Física; Pêndulo; Práticas educativas.

Resumo

A gravidade é uma força fundamental da natureza, sendo considerada a única atrativa e estando presente em toda formação do universo. Com intuito de problematizar e promover uma abordagem com tópicos de gravitação para alunos do ensino médio, promovemos uma aplicação do Oscilador Harmônico Simples (OHS) através da medição e mediação da aceleração gravitacional suas causas e implicações. A prática foi metodologicamente regida da utilização dos três momentos pedagógicos, dividida em problematização do conhecimento, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Onde, optamos por unir a metodologia com o laboratório virtual e com o laboratório de ensino/problematizador. A atividade permitiu além de verificar a aceleração gravitacional unir diferentes temáticas do currículo de física. Além disso atividade oportunizou aos estudantes o envolvimento com sua aprendizagem, de maneira que expressassem suas ideias e concepções acerca da temática ministrada.

Publicado
21-11-2019
Como Citar
MARSANGO, D. Problematizando a Aceleração Gravitacional com Sistema Harmônico Simples. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 84-91, 21 nov. 2019.