Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Química Analítica Qualitativa

  • Angela Cristina Raimondi PUCPR
  • Eliane Siqueira Razzoto PUCPR
Palavras-chave: ABP, metodologias ativas, aprendizagem significativa

Resumo

Estudantes interessados por uma formação que atenda a demandas exigentes, como a capacidade de resolver problemas, têm procurado cursos de formação superior cujas grades curriculares ofereçam potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências de alto nível. O presente trabalho traz os resultados e reflexões sobre a articulação entre metodologia ativa e aprendizagem significativa, direcionada a estudantes do curso de Engenharia Química. Aplicou-se uma atividade pautada na Aprendizagem Baseada em Problemas, que teve como situação-problema a investigação de uma amostra de água contaminada, a qual simulava um efluente de rejeito de uma mineradora. Baseado na descrição do cenário e nas informações preliminares sobre a amostra, os alunos desenvolveram um experimento, em equipes, como modo de responder as questões do estudo. Ao final do trabalho, foram apresentados os resultados de cada grupo, em formato de relatório escrito e de um vídeo da parte experimental. Concluiu-se que a atividade proporcionou uma situação de aprendizagem bastante efetiva para os estudantes. Atribuiu-se o maior envolvimento observado ao longo do acompanhamento deste trabalho ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, oriundo do estímulo de um grupo a lançar mão do método científico para resolver um problema que simula um contexto real.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
24-08-2020
Como Citar
RAIMONDI, A.; RAZZOTO, E. Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Química Analítica Qualitativa. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 36-48, 24 ago. 2020.