Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
Resumo
Busca-se investigar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir para a construção e aplicação de uma proposta temática. Para isso, no contexto do subprojeto Física da Unipampa/Caçapava do Sul/RS, foi construída uma proposta de ensino balizada pelo enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), sendo aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública da cidade. Para a obtenção dos dados, foi conduzida uma entrevista com alguns pibidianos, além de um diário de bordo escrito pela autora. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados por meio de três categorias: i) Interdisciplinaridade envolvida na proposta; ii) Relevância do tema escolhido; iii) Aspectos sociais da proposta. Desta forma, apontam-se dificuldades de realização do trabalho interdisciplinar, as quais foram amenizadas devido às intervenções realizadas no contexto do PIBID, e pelo referencial teórico adotado. Também é possível destacar que o tema escolhido impactou na participação dos alunos em sala de aula, assim como contribuiu para as discussões referentes aos aspectos sociais.
Downloads
Copyright (c) 2020 Aline dos Santos Brasil, Sandra Hunsche
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.