Na Contramão dos pedagismos contemporâneos: um elogio da transmissão

  • Jenerton Arlan Schütz Professor no Município de Santo Ângelo/RS
  • Guilherme Schwan Professor no Município de Santo Ângelo/RS
Palavras-chave: Escola. Pedagogismos. Transmissão.

Resumo

O texto tematiza a importância da transmissão no espaço escolar. Diante das inúmeras críticas endereçadas à escola contemporânea torna-se imprescindível fazer a sua defesa, defesa de sua especificidade, a saber, a transmissão às gerações vindouras do patrimônio’ cultural adquirido pelas gerações anteriores. Nesse sentido, o texto se situa na contramão dos pedagogismos contemporâneos, pedagogismos estes que se movem pelo que denominamos de pathos do novo. Outrossim, esse modo de pensar a escola e a educação das novas gerações corresponde apenas a sua funcionalidade e não àquilo que seria próprio da instituição, ou seja, que faz a escola ser escola? O brilho da escola reside na transmissão do legado histórico e culturalmente produzido pela humanidade possibilitando-se a familiarização dos novos com o mundo e a possibilidade de inseri-los neste. Se o elo da transmissão não tiver mais sentido, então significa que também não precisamos mais de escolas. Encontramos aí um dos efeitos mais notáveis dessa barbárie interior que conduz os que são responsáveis por ela a arruinar a escola de onde eles mesmos saíram. Afinal, por que é que há, ainda hoje, a necessidade de se fazer o elogio da transmissão?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Professor no Município de Santo Ângelo/RS

Doutorando em Educação nas Ciências (Unijuí); Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí); Especialista em Metodologia de Ensino de História (Uniasselvi); Licenciado em História e Sociologia (Uniasselvi) e Licenciado em Pedagogia (FCE). Professor da Rede Municipal de Ensino do Município de Santo Ângelo/RS.

Guilherme Schwan, Professor no Município de Santo Ângelo/RS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela UNINTER. Licenciado em Ciências Biológicas (UFFS/Campus Cerro Largo-RS). Atualmente é Professor de Ciências na Rede Municipal de Ensino do Município de Santo Ângelo/RS.

Publicado
04-06-2020
Como Citar
SCHÜTZ, J.; SCHWAN, G. Na Contramão dos pedagismos contemporâneos: um elogio da transmissão. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 148-167, 4 jun. 2020.