Articulação e coordenação das representações algébrica e gráfica da função quadrática:
a importância da interpretação figural
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11068Palavras-chave:
Função quadrática; semiótica; conversão de registros.Resumo
Este texto caracteriza-se em um ensaio teórico, embora subsidiado pelas contribuições dos registros de representação semiótica de Raymond Duval e pesquisas brasileiras decorrentes desse referencial teórico-metodológico. Inicialmente apresentamos estudos realizados que apontam o grau de difusão dessa teoria no cenário nacional. Posteriormente com foco na análise das variáveis visuais e unidades significativas das representações gráfica e algébrica da função quadrática, elaboramos uma discussão sobre essa forma alternativa de ensino-aprendizagem; contrapondo o procedimento de atribuir valores particulares e pontos referenciais do plano cartesiano para a representação gráfica. A transição entre a representação gráfica e algébrica, própria do estudo de função quadrática, envolveu também a discussão do fenômeno de congruência presente na operação de conversão dos registros de representação semiótica.