Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza

  • Isabela Vieira Vieira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Layla Fonseca
  • Cristiana Tavares
  • Cristina Tavares
  • Ana Maria do Carmo
  • Antônio Carlos Sant'Ana Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Jogos didáticos, Lúdico, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental

Resumo

Neste estudo estão relatadas as atividades desenvolvidas em escolas públicas de Juiz de Fora, MG, pelo grupo de trabalho formado por licenciandos bolsistas do subprojeto de Ciências, Ciclo II, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os projetos pedagógicos desenvolvidos tiveram por base as propostas da Carta da Transdisciplinaridade que envolvem diálogos entre os conteúdos disciplinares e as realidades social, econômica e cultural dos alunos. Outro objetivo presente nos projetos foi a construção de ações que permitissem o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, compreendida como a capacidade de dar significado aos conceitos científicos. A produção de jogos didáticos, privilegiando sempre cartas com textos e regras pelas quais a leitura das cartas devesse ser realizada pelos próprios jogadores, foi a principal ferramenta para eficientemente conciliar a proposta transdisciplinar com a busca da alfabetização científica.

Publicado
19-12-2019
Como Citar
SILVA, I. V.; FONSECA, L.; TAVARES, C.; TAVARES, C.; DO CARMO, A. M.; SANT’ANA, A. C. Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 4, p. 349-363, 19 dez. 2019.
Seção
Relatos de Experiências