Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros

  • Marsílvio Gonçalves Pereira UFPB
  • Julio César Rufino Ramos de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Thiago dos Santos Ferreira Universidade Federal da Paraíba-UFPB
Palavras-chave: EJA; Estado da Arte;, Educação em Ciências; Ensino de Biologia; Pesquisas

Resumo

O artigo investiga publicações sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) em pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia em periódicos nacionais. Foram identificados 20 trabalhos em cinco periódicos brasileiros do extrato Qualis A da CAPES (Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: Pesquisas em Educação em Ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Alexandria). Entre estes, foram analisados 14 artigos através do título, resumo, palavras-chave e leitura integral dos mesmos. As produções foram caracterizadas e classificadas segundo alguns descritores: distribuição geográfica (região de origem das pesquisas), foco temático e procedimentos metodológicos de investigação. Os resultados mostram que as pesquisas estão mais voltadas para estudos sobre ‘estratégias para o ensino-aprendizagem de Ciências na EJA’, ‘concepções dos alunos acerca de temas relacionados à Ciência e à EJA’ e ‘currículo’. Aparecem ainda em pequena quantidade, pesquisas que focalizam em ‘concepções de professores acerca do ensino de ciências na EJA’; ‘análise de aspectos culturais do ensino na modalidade EJA’ e ‘formação de professores’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio César Rufino Ramos de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas-CCEN/UFPB. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Biologia, Educação Científica e Ambiental/CE/UFPB.

Thiago dos Santos Ferreira, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas-CCEN/UFPB. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Biologia, Educação Científica e Ambiental (GEPEBio/CE/UFPB).

Publicado
16-09-2019
Como Citar
PEREIRA, M.; OLIVEIRA, J. C.; FERREIRA, T. Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 100-114, 16 set. 2019.