Práticas e perspectivas dos professores das disciplinas específicas e de Matemática e dos alunos do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFPI - Campus Teresina Central, a partir da disciplina de Circuitos Elétricos

  • Verônica Danielly de Oliveira INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI
  • Ezequias Matos Esteves Instituto Federal do Piauí - IFPI

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi investigar a prática e percepções dos professores de matemática e dos professores das disciplinas específicas e dos alunos do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFPI – Campus Teresina Central tomando como referência a influência dos conhecimentos matemáticos na disciplina de Circuitos Elétricos, e elencar diretrizes que possam contribuir para a reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, com 28 alunos da segunda série do curso, com 11 professores das disciplinas específicas e com 4 professores de matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e atividades prática e teórica. Chegou-se nos pré-requisitos matemáticos das disciplinas específicas, em especial da disciplina de Circuitos Elétricos, e a diretrizes que podem possibilitar o estudo desses pré-requisitos antes do estudo da disciplina específica e que promovam a integração entre os professores das diversas áreas.

Publicado
16-09-2019
Como Citar
OLIVEIRA, V.; ESTEVES, E. Práticas e perspectivas dos professores das disciplinas específicas e de Matemática e dos alunos do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFPI - Campus Teresina Central, a partir da disciplina de Circuitos Elétricos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 37-55, 16 set. 2019.