Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação

Autores

  • Mateus Lorenzon Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i3.10595

Palavras-chave:

Avaliação. Documentação Pedagógica. Portfólio. Metacognição.

Resumo

Resumo: Neste artigo, investiga-se as contribuições do uso dos portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida junto a uma turma do 3.º ano do Ensino Fundamental. O corpus da pesquisa é constituído por Portfólios Individuais dos estudantes e pelo Diário de Aula mantido pelo docente, sendo estes analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os dados foram dispostos em três categorias, sendo que a primeira trata das possibilidades desse instrumento servir como um recurso que dê visibilidade às aprendizagens das crianças. A segunda categoria aborda a possibilidade dos portfólios fomentarem a comunicação entre as crianças e os docentes, evidenciando os interesses e as necessidades. A terceira categoria trata do desenvolvimento da metacognição, visto que ao elaborarem seus portfólios as crianças têm oportunidade de refletir sobre as tarefas que realiza e criar estratégias para aperfeiçoá-las. Assim, evidencia-se que o uso de portfólios como um instrumento de avaliação permite ao docente acompanhar e monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e planejar estratégias de trabalho que são adequadas as dificuldades apresentadas pelas crianças.

 

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Publicado

17-02-2019

Como Citar

Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10595. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595. Acesso em: 1 mar. 2025.