Vem aí o Volume especial da RIS, intitulado: “Ensino de Física”

20-05-2022

 

 

 

 

 

Prezada comunidade,

 

A Revista Insignare Scientia (RIS) tem o compromisso com a publicação de pesquisas originais, relatos de experiências, propostas didáticas, resenhas e biografias tendo como objetos de discussão o Ensino de Ciências, suas interfaces e seus desdobramentos. Em sua política de publicação também está prevista a organização de edições especiais como a que compartilhamos com a comunidade de pesquisadores e professores comprometidos com o ensino de Física no país. Para este volume especial, intitulado: Ensino de Física”, buscamos ampliar a comunicação de produções da área de Pesquisa em Ensino de Física  em  temáticas com menor representatividade na atualidade. Para analisarmos essa representatividade temática, realizamos um levantamento dos trabalhos submetidos no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), por ser o evento nacional mais importante da área, em suas últimas três edições (2018, 2020 e 2022).

A partir de uma análise quantitativa das linhas consideradas no evento, chegamos às quatro linhas com menor representatividade, a saber:

Políticas Públicas em Educação e o Ensino de Física (História, análise e impactos de políticas públicas para o ensino de Física em diferentes níveis e modalidades de ensino; legislação educacional; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; políticas de formação de pesquisadores.)

Questões teórico-metodológicas e novas demandas na Pesquisa em Ensino de Física (Considerações epistemológicas e ontológicas sobre a natureza da pesquisa em ensino de Física e seus referenciais teóricos; ensino de Física como campo científico; identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa na área).

Linguagem e Cognição no Ensino de Física (Interações discursivas; argumentação, leitura e escrita no ensino e aprendizagem de Física; multimodalidade no letramento e alfabetização científica; teorias cognitivas no ensino de Física.).

Comunicação em práticas educativas formais, não - formais e informais e o Ensino de Física (História, políticas e práticas de divulgação e comunicação pública das Ciências e suas relações com o ensino de Física; educação em museus, centros de ciências e espaços não formais de educação; feiras/mostras, concursos/competições e exposições de Ciências; mídias e redes sociais; interface Ciência e Arte no ensino e aprendizagem de Física.)

 

Nesse sentido, convidamos a comunidade de professores e pesquisadores em ensino de Física  a enviar trabalhos, relacionados às quatros linhas temáticas,  para publicação na RIS em nossa edição especial. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: chamadaris.ensinodefisica.ced@contato.ufsc.br e devem respeitar a política editorial, o foco e escopo da revista RIS e o template disponível para os autores. Todas essas informações estão disponíveis no link: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/about). Os prazos para submissão, avaliação e publicação dos trabalhos seguem no cronograma abaixo:

 

Período de Submissão

até 30 de setembro de 2022

Período de avaliação

Outubro/novembro de 2022

Período de correção

Novembro de 2022

Previsão de Publicação

até março de 2023

 

Aguardamos por vossas valiosas contribuições.

 

Cordialmente,

Coordenação do Volume Especial - Ensino de Física

 

André Ary Leonel

1 Universidade Federal de Santa Catarina - SC, Brasil

Geide Rosa Coelho

2 Universidade Federal do Espírito Santo - ES, Brasil

Nilva Lúcia Lombardi Sales

3 Universidade Federal de São Carlos - SP, Brasil