Proposta de polo para a captação e reciclagem de resíduos de vestuário: uma alternativa voltada para a indústria têxtil do norte do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2026v8n1.15763

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Redução de Impacto Ambiental, Economia circular

Resumo

Perante o desenvolvimento crescente de indústrias têxteis e de confecções de vestuário no norte do estado do Paraná, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de polo de captação e triagem de resíduos provenientes de vestuários em desuso e posteriormente, encaminhamento para reciclagem circular e linear. A metodologia adotada para elaboração da proposta é qualitativa e concentra-se em um estudo de caso exploratório, no qual buscamos na literatura, em sites e em documentos técnicos contendo informações sobre o setor têxtil, focando em práticas sustentáveis adotadas por confecções na captação de resíduos de vestuário em desuso. Os resultados indicam que a reciclagem circular é adotada por algumas empresas do ramo de confecções, no entanto, na região norte do Paraná não há indicações da existência de polo de captação e triagem de vestuário para o encaminhamento à reciclagem circular ou linear. Assim, apontamos o ranking das empresas, contemplando as empresas localizadas na região norte do Paraná e sugerimos a associação entre elas para formação de um polo para captação e posterior reciclagem de material proveniente de vestuário. Concluímos que, a proposta do polo de captação pode gerar a união entre as empresas do setor e o desenvolvimento social, ambiental e governamental, reduzindo a geração de resíduos de vestuário e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Como perspectivas futuras, apontamos a necessidade de demais estudos no âmbito econômico, de impactos ambientais e de elaboração de plano para a implantação do polo de captação. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Milene Graciele de Almeida, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Professora Colaboradora no Centro de Engenharia e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Mestre em Química e discente do Programa de Doutorado em Química da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Participa do grupo de pesquisa de Ensino de Química e Tecnologia Educacional, cadastrado no CNPQ. 

  • João Pedro de Souza Olivo Tardivo, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

    Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Paraná. Discente do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Maringá. Membro do QualiX-UEM - Grupo de Pesquisa de Qualidade de Software e Experiência do Usuário. Membro fundador do CACCOMP, Centro Acadêmico de Ciência da Computação UNESPAR. 

  • Carlos Matheus Mari Faria, Secretaria do Estado da Educação e Esporte - SEED/PR

    Técnico Agropecuário pelo CEEP Agrícola de Campo Mourão(2015-2017). Possui licenciatura plena em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (2018-2022). Pós-Graduação no ensino de História e Geografia e suas Linguagens. Licenciado em Geografia e História pelo programa de segunda licenciatura da Centro Universitário Cidade Verde. Pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente docente na Secretaria de Educação e Esporte PR

  • Marcelo Maia Cirino, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Professor Associado no Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UEL). Licenciado em Ciências com habilitação em Química, químico industrial com registro no Conselho Regional de Química (CRQ-IV) e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, área de TI. Tem mestrado, doutorado e Pós-doutorado em Educação para a Ciência, área de Ensino de Química, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Coordena o grupo de Pesquisa Ensino de Química e Tecnologia Educacional, cadastrado no CNPQ. É o atual coordenador para a área de Química (2024-2026) do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO (ABIT). Sustentabilidade e inovação. São Paulo: ABIT, [s.d.]. Disponível em: https://www.abit.org.br/cont/sustentabilidade%20e%20inova%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 21 jul. 2026.

AVILA, A. P. de; MACIEL, D. M. H.; SILVEIRA, I.; RECH, S. R. Os resíduos têxteis sólidos no contexto de abordagens sustentáveis: ciclo de vida, economia circular e upcycling. MIX Sustentável, v. 4, n. 3, p. 17–24, 2018. DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n3.15-22

BENEDETTI, C.; ESTEVÃO, I. M. Lixo têxtil: os impactos da moda e como descartar roupas corretamente. Metrópole, São Paulo, ano 2022, 10 mar. 2022. Coluna por dentro da moda e fora dos padrões. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/lixo-textil-os-impactos-da-moda-e-como-descartar-roupas-corretamente. Acesso em: 21 jun. 2026.

BERGAMASCO, D. A.; CRISTAL, G. Práticas de upcycling na indústria textil e no mercado da moda. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2025. DOI: https://doi.org/10.47283/3ex1ay24.

BVRIO. Relatório pioneiro aborda desafios da indústria têxtil brasileira e propõe caminhos para a transformação da moda circular. Rio de Janeiro, 5 dez. 2023. Disponível em: https://www.bvrio.org/pt-br/relatorio-pioneiro-aborda-desafios-da-industria-textil-brasileira-e-propoe-caminhos-para-a-transformacao-da-moda-circular/. Acesso em: 19 jul. 2026.

CAIRES, C. R. B.; SOUZA, L. A. F.; OLIVEIRA, A. R.; BONINI, L.M. M.; SANTIS, S. H. S. Gestão da produção industrial na moda: desafios para a sustentabilidade. Revista REASE, v. 9, n. 3, p. 1301-1314, 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8709

CAVALCANTI, A. M.; DOS SANTOS, G. F. A indústria têxtil no BRASIL: uma análise da importância da competitividade frente ao contexto mundial. Exacta, v. 20, n. 3, p. 706–726, 2022. DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.17784

COSTA, J. J.; BROEGA, A. C. A economia circular e a sustentabilidade dos materiais na indústria da moda. Revista REAMD, v. 6, n. 3, p. 01-26, 2023. https://doi.org/10.5965/25944630632022e2333

FUJITA, R. M. L.; JORENTE, M. J. A indústria têxtil no Brasil: uma perspectiva histórica e cultural. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 153–174, 2015. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x08152015153

GAZETA DO POVO. https://www.gazetadopovo.com.br/parana/apucarana-capital-nacional-bones/, 2023. Acesso em 30 jun. 2026.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2021.

GRACIANO, Bheatriz Silvano. Modelo de sistema para gestão de resíduos têxteis pós-consumo no Banco de Resíduos Têxteis, considerando as três dimensões do design para a sustentabilidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design, Curitiba, 2024. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/93485. Acesso em: 19 jul. 2026.

MARASCHIN, A. de A.; ÁVILA, L. V.; KRAETZIG, E. R. S.; PAÇO, A. do; ROSA, C. B. Práticas de sustentabilidade e inovação sustentável no setor têxtil: uma revisão sistemática da literatura. Revista Visão: Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. e3733-e3733, 2025. DOI: https://doi.org/10.33362/visao.v14i1.3733

DE OLIVEIRA, T. C.; DE LIMA, J. F. A distribuição espacial da indústria têxtil no Estado do Paraná. Revista da FAE, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 171–184, 2017. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/170. Acesso em: 12 jul. 2026.

ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nova York: ONU, 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/2030agenda. Acesso em: 13 jul. 2026.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS TÊXTEIS DO ESTADO DO PARANÁ (SINDITÊXTIL-PR). Sinditêxtil – Paraná. Curitiba: Sinditêxtil-PR, [s.d.]. Disponível em: https://sinditextilpr.org.br/. Acesso em: 21 jul. 2026.

SCHULTE, N. K.; LOPES, L. D.; ROSA, L.; PADILHA, M. M. Logística reversa, reutilização e trabalho social na moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 85–100, 2014. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x07132014085

VASQUES, R. S.; PAIVA, M. R.; FORTUNATO, F. de S.; SILVA, T. C. R. História oral: o início da indústria da confecção de Cianorte/Paraná (décadas de 1980 e 1990). Revista FT, São Paulo, v. 28, ed. 139, out. 2024. DOI: https://doi.org/10.69849/revistaft/th102410141448

Downloads

Publicado

21-10-2026

Edição

Seção

Sustentabilidade Organizacional

Como Citar

ALMEIDA, Milene Graciele de; TARDIVO, João Pedro de Souza Olivo; FARIA, Carlos Matheus Mari; CIRINO, Marcelo Maia. Proposta de polo para a captação e reciclagem de resíduos de vestuário: uma alternativa voltada para a indústria têxtil do norte do Paraná. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15763, 2026. DOI: 10.36661/2596-142X.2026v8n1.15763. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/15763. Acesso em: 30 out. 2026.