O Processo de Aprendizagem Organizacional em uma Incubadora Social

um Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2022v4n1.14043

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Economia Solidária, Incubadora Social, Programa de capacitação

Resumo

O presente trabalho objetivou identificar os conhecimentos transmitidos nos programas de capacitação oferecidos pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) aos empreendimentos solidários, investigando os níveis de institucionalização de regras e rotinas organizacionais. Trata-se de pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa dos dados. Como técnica de coleta de dados, realizou-se entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio do método análise de conteúdo. Foram identificadas aprendizagens nos níveis individual, grupal e organizacional e institucionalização de algumas regras e rotinas decorrentes das relações sociais que se desenvolveram na incubadora. Observou-se a importância da incubadora social na inserção de grupos sociais excluídos na economia formal, com ênfase nos princípios da economia solidária, tendo como base a cooperação, a autogestão, a emancipação, a autossustentação, o desenvolvimento humano e responsabilidade social.

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Publicado

29-11-2023

Edição

Seção

Sustentabilidade Organizacional

Como Citar

BERDIAN DE OLIVEIRA, Jaqueline. O Processo de Aprendizagem Organizacional em uma Incubadora Social: um Estudo de Caso. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 4, n. 1, p. e14043, 2023. DOI: 10.36661/2596-142X.2022v4n1.14043. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/14043. Acesso em: 6 abr. 2025.