Gestão com pessoas
relação competitiva entre a Responsabilidade Social (RSI) e Reputação Organizacional (ROI) internas?
Resumo
O objetivo foi identificar como se dá a relação entre Responsabilidade Social Interna (RSI) e Reputação Organizacional Interna (ROI), e se estas são consideradas fontes de vantagens competitivas para as empresas. Utilizou-se base teórica desenvolvida por Pena et al. (2005) para análise de RSI através da análise de 9 indicadores, os mesmos utilizados pelo Instituto Ethos, e a proposta de Lerner (2006) para identificar a percepção dos funcionários sobre o grau de concordância com a ROI, baseada na percepção de 8 atributos relacionados a empresa. A pesquisa foi realizada na empresa Antares Comunicação através de questionários aplicados junto aos funcionários e entrevista semiestruturada realizada com o gestor do programa de Responsabilidade Social. Os resultados da pesquisa mostram um alto grau de concordância, média 5,5 em relação às ações de RSI desenvolvidas pela empresa, assim como média de 4,9 para os atributos relacionados a ROI. Constatou, através da análise de correlação de Pearson, que existe relação entre RSI e ROI, de maneira que esta é significativa, sendo do tipo linear positiva. Portanto, de acordo com a Visão Baseada em Recursos (VBR) as duas variáveis, Responsabilidade Social Interna e Reputação Organizacional Interna, podem ser consideradas fontes de vantagem competitiva para a empresa e que a Gestão com Pessoas tem um papel fundamental no desenvolvimento e implementação de ações responsáveis.
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