Revista Brasileira de Extensão Universitária https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">A <strong>Revista Brasileira de Extensão Universitária</strong> (RBEU) é uma publicação quadrimestral do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras editorada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), cujo objetivo é possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelas Universidades, por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais. Tem como escopo publicar&nbsp;artigos inéditos que sirvam como referência teórica ou empírica para a Extensão Universitária, incluindo trabalhos de pesquisa, desde que diretamente conectados com o tema da extensão universitária,&nbsp;enquanto <strong>atividade educativa, dialógica e transformadora</strong>.</span></span></p> <p>eISSN 2358-0399 &nbsp;/ &nbsp;indexada em: <a href="https://www.latindex.org/latindex/inicio">LATINDEX</a><em>&nbsp;</em> <a href="http://diadorim.ibict.br/">DIADORIM</a> <a href="https://doaj.org/toc/2358-0399?source=%7B%22query%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%221806-2695%22%2C%222358-0399%22%5D%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22sort%22%3A%5B%7B%22created_date%22%3A%7B%22order%22%3A%22desc%22%7D%7D%5D%2C%22_source%22%3A%7B%7D%2C%22track_total_hits%22%3Atrue%7D">DOAJ</a> <a href="http://oaji.net/journal-detail.html?number=4795">OAJI</a> <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&amp;user=pJ-pZfcAAAAJ">Google Scholar</a></p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <ol type="a"> <ol type="a"> <li class="show">Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a&nbsp;<a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Creative Commons Attribution 4.0</a>&nbsp;que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li> <li class="show">Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), <strong>com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista</strong></li> <li class="show">Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja&nbsp;<a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</li> </ol> </ol> contato.rbeu@gmail.com (Geraldo Ceni Coelho) franciele.cruz@uffs.edu.br (Franciele Scaglioni da Cruz) Seg, 16 Out 2023 09:00:56 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Práxica de enfermagem em saúde coletiva: Vivência acadêmica na atenção primária à saúde https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13350 <p><strong>Resumo:</strong> Objetivou-se descrever as experiências obtidas por meio de ações extensionistas no âmbito da saúde materno-infantil, fundamentada na Teoria de Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva. Trata-se de um relato de experiência realizado em uma unidade básica de saúde da região norte do Ceará. A implementação da teoria tornou viável a compreensão da realidade objetiva formadora daquele território, bem como a elaboração de um planejamento baseado nas subjetividades da população. Tais ações repercutiram diretamente na organização da unidade e proporcionaram a reativação do grupo de puericultura, a construção de conhecimentos por meio dos momentos de promoção e educação em saúde, assim como a contribuição para a formação dos acadêmicos de enfermagem, enquanto futuros profissionais. As experiências obtidas implicam diretamente na ressignificação das abordagens grupais, com destaque para o âmbito materno-infantil, como também estimulam a visão holística e o pensamento crítico por parte dos acadêmicos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Saúde Materno-Infantil; Saúde Pública; Teoria de Enfermagem; Universidade; Extensão Comunitária</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Nursing Praxical in Collective Health: Academic Experience in Primary Health Care</strong></p> <p><strong>Abstract:</strong> The objective was to describe the experiences obtained through extension actions in maternal and child health scope based on the Theory of Praxis Intervention in Public Health Nursing. This paper is an experience report carried out in a primary health unit in the northern region of Ceará (Brazil). The theory implementation made it possible to understand the objective reality that formed that territory, as well as to elaborate a plan based on the population’s subjectivities. Such actions had a direct impact on the organization of the unit. They provided the childcare group reactivation, knowledge building through moments of health promotion and education, and contribution to training nursing students as future professionals. The experiences obtained directly imply the redefinition of group approaches, emphasizing the maternal-child scope and the stimulation of a holistic view and critical thinking by nursing academics.</p> <p><strong>Keywords</strong>: University Maternal and Child Health; Public Health; Nursing Theory; Universities; Community-Institutional Relations</p> Caio San Rodrigues, Pedro Henrique do Nascimento Costa, José Augusto da Cunha Gomes, Francisca Bruna Vasconcelos Albuquerque, Anna Júlia Barbosa Silva Penha, Wendel Fernandes de Araújo, Maria Adelane Monteiro da Silva ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13350 Sáb, 07 Out 2023 07:21:03 -0300 Projeto Queijo+Forte: um plano de atendimento a produtores de queijos artesanais no contexto da pandemia de Covid-19 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13445 <p>Minas Gerais é um estado relevante para a produção de queijos artesanais, com regiões tradicionais reconhecidas; porém, em determinadas localidades, a atividade é relativamente restrita. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade queijeira na cidade de Diogo de Vasconcelos, Região do Alto Rio Doce, no contexto pandêmico. Após levantamento inicial, questionários sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), de ordenha e comercialização foram coletados para análise. Os queijos diferiram quanto ao peso (de 789 a 1072 g), diâmetro (de 116 a 160 cm) e altura (de 45 a 59 cm); os valores de pH variam de 5,66 a 6,77; acidez, de 0,95% a 5,2%; umidade, de 38% a 47,15%; cloretos, de 0,38% a 1,34%; e atividade e água, de 0,96 a 0,98. Baixas populações de estafilococos foram detectadas, em acordo com o padrão vigente; foram observadas populações elevadas de aeróbios mesófilos, demostrando falhas no processo produtivo, bem como de coliformes termotolerantes, ainda que dentro do padrão vigente. <em>E. coli </em>não foi detectada na água de nenhuma propriedade; 57,1% dos produtores necessitaram complementar a renda durante a pandemia; do total, 85,71% foram beneficiados pelo auxílio emergencial, demostrando sua relevância para a subsistência dos produtores no período. Com a alta variabilidade observada, conclui-se que a produção de queijos não resulta em produtos característicos, condição que dificulta a criação de uma identidade queijeira para a região; além disso, medidas corretivas junto aos produtores visando ao atendimento às BPF se fazem necessárias.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Qualidade Microbiológica; Segurança dos Alimentos; Boas Práticas de Fabricação</p> <p><strong>“Queijo+Forte” Project: A work plan for artisanal cheese producers in the Covid-19 pandemic context</strong></p> <p><strong>Abstract:&nbsp;</strong>Minas Gerais is a relevant State for producing Brazilian artisanal cheeses, with recognized traditional producing regions; however, this is relatively restricted in some places. This work aimed to evaluate the cheesemaking activity in Diogo de Vasconcelos, Alto Rio Doce region, Minas Gerais state, Brazil, in the pandemic context. First, questionnaires about Good Manufacturing Practices (GMP), milking process, and cheese marketing were applied to 7 identified producers. Fresh cheeses and environmental samples were collected for analysis. The cheeses differed in terms of weight (from 789 to 1072 g), diameter (from 116 to 160 cm), and height (from 45 to 59 cm); pH values ranged from 5.66 to 6.77; acidity, from 0.95% to 5.2%; humidity, from 38% to 47.15%; chlorides, from 0.38% to 1.34%; and water activity, from 0.96 to 0.98. Low populations of staphylococci were detected following the current legislation; high populations of mesophilic aerobes were observed, indicating failures in the production process, as well as thermotolerant coliforms, although within the current standard.&nbsp;<em>E. coli</em>&nbsp;was not detected in water from farms. The income must be supplemented by 57.1% of producers during the pandemic; 85.71% were benefited from emergency aid, demonstrating its relevance for the subsistence of producers in the period. Considering the high variability observed, it is concluded that cheese production does not result in characteristic products, a condition that makes it challenging to create a cheese identity for the region; in addition, corrective measures to comply with the GMP are necessary.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Microbiological quality; Food safety; Good Manufacturing Practices</p> Thamylles Thuany Mayrink Lima, Bianca de Oliveira Hosken, Dalila Luzia de Oliveira Soares, Neverton José Silva Ferreira, Walmar Oliveira Leite, Flaviana Coelho Pacheco, Solimar Gonçalves Machado, José Guilherme Prado Martin ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13445 Sex, 06 Out 2023 00:00:00 -0300 Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467 <p>As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>An extension project in hospital pedagogy and the pandemic</strong></p> <p><strong>Abstract: &nbsp;</strong>Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives.</p> <p><strong>Keywords</strong>: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas Gerais</p> Deolinda Armani Turci, Cíntia Aparecida dos Santos, Erica Renata de Jesus Aquino, Rosangela Rodrigues de Souza, Larissa Formiga Gonçalves Queiroz, Ernanni Marcolino Fragoso ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467 Seg, 16 Out 2023 08:27:14 -0300 Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950 <p>Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de divulgar as ações do Capacita SUS, atividade de extensão, direcionadas a estudantes do ensino médio em Boa Vista, Roraima, com vistas a discutir e divulgar o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Esse projeto diferencia-se do projeto feito pelo Governo Federal, tendo sido criado para auxiliar as ações de educação em saúde em uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante os anos de 2018 e 2019. As ações foram conduzidas por cinco estudantes de medicina supervisionados por um professor. O processo educativo se deu através de oficinas compostas por dinâmicas em grupo, rodas de conversa, teatro e exposições dialogadas, envolvendo metodologias de avaliação. O presente relato descreve os três encontros feitos com 180 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Percebeu-se o acréscimo de conhecimento dos escolares sobre a temática além do forte engajamento dos mesmos no processo educativo. Atividades como essas devem ser estimuladas e repetidas em outros contextos, pois contribuem para solidificar e fortalecer o sistema de saúde.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Serviço de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Capacita SUS: Discussing the health system with high school students</strong></p> <p><strong>Abstract:</strong> This is an experience report to disseminate the actions of Capacita SUS, an extension activity performed to the high school students in Boa Vista, Roraima, Brazil, to discuss and disseminate the functioning of the Brazilian unified health system. This project differs from the project carried out by the Federal Government once it has been created to assist health education actions in a discipline of the basic cycle of Medal Scholl at the State University of Roraima (UERR) during the years 2018 and 2019. The actions were conducted by five medical students supervised by a professor. The educational process took place through workshops composed of group dynamics, conversation circles, theater, and dialogue expositions involving evaluation methodologies. This report was based on three meetings held with 180 students in the 3rd year of public high school. The increased knowledge of the students on the theme was noticed, in addition to their strong engagement in the educational process. Activities like these should be encouraged and repeated in other contexts, as they contribute to solidifying and strengthening the health system.</p> <p><strong>Keywords</strong>: School Health Services; Health Education; Health Promotion</p> Loeste Arruda-Barbosa, Josué Rulian Mendes Paneque, Sanna Castro Tavares ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950 Seg, 16 Out 2023 08:40:21 -0300 Sabão artesanal: Alternativa para reduzir o descarte de óleos e gorduras na água https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13707 <p>econômicos e ambientais. Nesse contexto, professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e Monsenhor José Cota, situadas em Mariana, MG, Brasil, implementaram um projeto interdisciplinar com o objetivo de desenvolver habilidades por meio da produção de sabão artesanal, uma alternativa sustentável para a reutilização do óleo. Este artigo aborda a problemática do descarte inadequado de óleos e gorduras, visando sensibilizar os estudantes da EJA sobre a importância da reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão artesanal. A pesquisa adotou uma abordagem interdisciplinar e participativa, engajando os estudantes de forma prática e motivadora para adotar práticas sustentáveis no dia a dia. A metodologia inclui levantamento bibliográfico, atividades experimentais, pesquisa de campo, debates, entrevistas e questionários. A partir da abordagem, discussão e experimentação a respeito do tema proposto, os estudantes trouxeram reflexões e contribuíram de maneira crítica e positiva nos resultados. Dessa forma, participaram significativamente da construção do conhecimento sobre a valorização de práticas sustentáveis.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação Ambiental; Descarte Inadequado de Óleos e Gorduras; Preservação dos Cursos D’água; Reutilizar; Atividade sustentáveis</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Artisanal Soap: Alternative to reduce disposal of oils and fats into water</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>The improper disposal of fats, oils, and grease creates negative economic and environmental impacts. In this context, teachers participating in the Youth and Adult Education program (Educação de Jovens e Adultos - EJA) of the Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida and Monsenhor José Cota municipal schools in Mariana, Minas Gerais, Brazil, implemented an interdisciplinary project seeking to raise awareness among the students about environmental issues and introduce the possibility of reusing cooking oil to produce home-made soap. This article describes the practical and interactive approaches and methods adopted, encouraging students to adopt other sustainable practices in their daily lives. The methodology included a bibliographic review, experimental activities, field research, debates, interviews, and questionnaires. From the approach, discussion, and experimentation on the proposed theme, the students brought reflections and contributed critically and positively to the results. In this way, they participated significantly in constructing knowledge about the value of sustainable practices.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Environmental Education; Improper Disposal of Oils and Fats; Preservation of Watercourses; Recycling; Sustainable Activities</p> Isabel Francisco de Araújo Reis, Maria Efigênia Silvestre, Marize Alves de Carvalho Figueiredo, Valquíria Júnia da Trindade Guimarães, Ana Letícia Pilz de Castro, Kerley dos Santos Alves ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13707 Seg, 16 Out 2023 08:47:08 -0300 Intenção do atirador do Tiro de Guerra em se fidelizar como doador de sangue https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13636 <p>No Brasil, jovens de 18 anos ao participarem dos tiros de guerra (TG) são convidados a realizarem atividades junto à comunidade, entre elas, a realização da doação de sangue (DS). Esta ação, entretanto, muitas vezes é um ato único na vida do atirador.&nbsp; O objetivo foi analisar o conhecimento de atiradores do TG sobre os temas DS e Medula Óssea (MO) e sua intenção em tornar-se um doador de sangue fidelizado. Trata-se de um relato de experiência com análise documental, realizado com 200 atiradores de um TG de Minas Gerais a partir de atividades de extensão universitária com palestras e aplicação de dois questionários, sendo os resultados descritos em frequência e analisados pelo teste de Qui-quadrado. A maioria dos atiradores apresentavam ensino médio completo. Antes de se alistarem, somente 34,5% dos atiradores tinham conhecimento do seu tipo sanguíneo e 8% haviam doado sangue. Após as ações de extensão, 182 doações de sangue foram realizadas. Um número significativo dos atiradores que realizaram a DS possuía parentes que precisaram de transfusão. Dos atiradores, 82% pretendem se fidelizar como doadores de sangue. O número de atiradores cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de MO aumentou de 3,7% para 17% quando comparamos antes e após as ações de extensão. Este trabalho evidencia que a parceria escola/universidade/comunidade, utilizando diferentes abordagens e veículos de comunicação para conscientização direcionada a realidade dos adultos jovens, colabora para a captação de novos doadores de sangue e fidelização daqueles que se identificam com esta demanda social.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Militares; Relações Comunidade–Instituição; Atenção à saúde</p> <p><strong>Intention of Tiro de Guerra officers to become regular blood donors</strong></p> <p><strong>Abstract: &nbsp;</strong>In Brazil, 18-year-olds participating in <em>Tiro de Guerra</em> (TG) are encouraged to carry out activities with the community, including blood donation (BD). This act, however, is often a one-time initiative for these officers. The aim was to analyze TG officer knowledge regarding BD and Bone Marrow (BM) and their intention to become regular blood donors. This experience report with document analysis carried out with 200 officers from a TG in Minas Gerais state (Brazil) through university extension activities including lectures and the application of two questionnaires. The results are described in frequency and analyzed by the Chi-squared test. Most of the officers had completed high school, and before enlisting, only 34.5% knew their blood type and 8% had previously donated blood. After the extension activities, 182 blood donations were made. Most of the officers who donated blood had relatives who needed transfusions and 82% intend to become regular blood donors. The number of officers registered in the National Volunteer BM Donor Registry increased from 3.7% to 17% after the activities. This work demonstrates that school/university/community partnerships, using different approaches and means of communication to raise the awareness in young adults, contributes to attracting new blood donors and the fidelity of those who identify with this social demand.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Military Personnel; Community-Institutional Relations; Health Attention</p> Ana Gabriela Soares Silva, Fernanda Dias de Paula, Nelson Rannieri Tirone, Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13636 Seg, 30 Out 2023 18:41:23 -0300 Extensão universitária e formação de multiplicadores: Instrumento de captação de doadores de sangue e medula https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12882 <p>O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do Projeto de Extensão Formação de agentes multiplicadores na captação de doação de sangue e cadastro de medula óssea, que trabalha a formação de agentes multiplicadores na captação de sangue e cadastro de medula óssea na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência. Foram ofertadas formações para a aplicação do conhecimento dos discentes da universidade e da comunidade externa sobre os temas “doação de sangue” e “captação de medula óssea”, além disso, viabilizou-se o desenvolvimento de aptidão como a produção científica, a organização de eventos e o trabalho junto à comunidade em ações de educação em saúde. Tem-se no Projeto um espaço de conhecimento e reflexão crítica, no qual as atividades contribuem na formação de multiplicadores. Assim, ressalta-se a importância de fomentar estratégias que invalidem paradigmas acerca dos procedimentos relacionados ao ciclo do sangue, estimulando, dessa forma, a captação e fidelização de novos doadores.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Doação de sangue; Serviço de Hemoterapia; Relações Comunidade-Instituição</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>University extension and training of multipliers: Instrument to attract blood and marrow donors</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>The objective of this work is to report the experience of the Extension Project "Formation of multiplying agents in the capture of blood donation and bone marrow registry", which works on the formation of multiplying agents in the capture of blood and bone marrow registry at the State University of Health Sciences of Alagoas. This paper is a descriptive work of the experience report type. The training was offered to expand the knowledge of the university students and the external community about the themes "blood donation" and "bone marrow collection," besides enabling the development of skills such as scientific production, event organization, and work with the community in health education actions. The Project provides a space for knowledge and critical reflection, in which the activities contribute to forming multipliers of knowledge. Thus, it is important to promote strategies that invalidate paradigms about the procedures related to the blood cycle, thus encouraging the attraction and loyalty of new donors.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Blood Donation; Hemotherapy Service; Community-Institutional Relations</p> Claudio José dos Santos Júnior, John Victor dos Santos Silva, Erivaldo Santos de Lima, Débora de Cerqueira Santana, Maria Rosa da Silva ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12882 Seg, 30 Out 2023 18:42:41 -0300 Produtora júnior Café e Fita Crepe: Estudo de caso em cinema https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13532 <p>Este artigo desenvolve um estudo de caso sobre a criação e desafios dos primeiros anos de operação da Produtora Júnior Café e Fita Crepe do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. Registrada como projeto de extensão e configurada no formato1 de associação sem fins lucrativos, nos moldes das empresas juniores regulamentadas pela Lei Federal 13.267, de 6 de abril de 2016, a Café e Fita Crepe é um experimento no sentido de ofertar, pelos alunos do curso, a realização de conteúdos com impacto social positivo à comunidade de Florianópolis. À luz da literatura sobre projetos de extensão universitária e empresas juniores, o artigo se debruça sobre as principais dificuldades de implantação e continuidade de uma ação deste tipo em uma graduação na área audiovisual de uma universidade pública. Os achados do estudo confirmam boa parte dos dados trazidos pela literatura, apontando a falta de engajamento de estudantes em projetos de extensão e a baixa maturidade profissional dos ingressantes em empresas juniores como alguns dos principais entraves para a consolidação deste tipo de iniciativa.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Audiovisual; Empresa júnior; Graduação, Artes</p> <p><strong><em>Junior producer “Café e Fita Crepe” (Coffee and Crepe Tape): A case study in cinema</em></strong></p> <p><strong>Abstract: &nbsp;</strong>This article presents a case study on the creation and challenges faced during the early operation years of Café &amp; Fita Crepe Junior Films Enterprise, part of the Cinema undergraduate at the Federal University of Santa Catarina. Registered as an extension project and configured as a non-profit association, following the guidelines of junior enterprises regulated by Federal Law 13,267, dated April 6, 2016, Café &amp; Fita Crepe represents an experiment aimed at offering content creation with a positive social impact to the Florianópolis community (Santa Catarina State, Brazil), carried out by the students of the program. In light of the literature on university extension projects and junior companies, the article examines the main difficulties in implementing and continuing action of this type of initiative within a public university's audiovisual undergraduate program. The findings of the study confirm many of the insights provided by the literature, highlighting the lack of student engagement in extension projects and the limited professional maturity of junior enterprise participants as some of the main obstacles to the consolidation of this type of initiative.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Audiovisual; Junior Enterprise; Undergraduate; Arts</p> Marta Corrêa Machado, Luana Krause Ferretti ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13532 Sex, 03 Nov 2023 10:39:49 -0300 A vacinação como tema de educação em saúde: Relato de experiência do projeto PET-Saúde https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13724 <p>&nbsp;O projeto de extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense denominado “Vivências e experiências na realidade da gestão e da assistência na atenção primária em saúde de Criciúma/SC”, em parceria com o Ministério da Saúde, conta com a imersão do acadêmico no ensino, na pesquisa, na extensão universitária e na participação social. O presente relato de experiência visa descrever as ações de conscientização acerca da importância da vacinação realizadas em um município de do extremo sul catarinense, pelo grupo de Educação em Saúde, do programa PET-Saúde. As experiências foram apresentadas em quatro momentos: escolha da “vacinação” como tema de educação em saúde a ser abordado com a população; pesquisas sobre o tema e definição das ações a serem realizadas; organização e desenvolvimento dos materiais; e realização das ações. As ações de educação em saúde acerca da vacinação possibilitaram aos acadêmicos um processo de imersão teórico-prático dentro da atenção primária em saúde do município, desenvolvendo ações para trabalhar fragilidades apresentadas nesse nível de assistência. A educação em saúde é uma importante ferramenta para a prevenção e promoção da saúde. A vivência dentro do Sistema Único de Saúde contribui para a formação acadêmica e profissional dos estudantes da área da saúde, estimulando uma visão mais ampla sobre as condições enfrentadas nesse sistema.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Imunização; Atenção Primária Em Saúde; Extensão Universitária</p> <p><strong>Vaccination as a health education topic: Experience report from the PET-Saúde project</strong></p> <p><strong>Abstract: &nbsp;</strong>The extension project of the University of Extremo Sul Catarinense, entitled "Experiences and realities in the management and primary health care assistance in Criciúma” (Santa Catarina State, Brazil), in partnership with the Ministry of Health, involves the immersion of students in teaching, research, university extension, and social engagement. This experiential report aims to describe the awareness-raising actions regarding the importance of vaccination in a municipality in the southernmost region of Santa Catarina by the Health Education group of the PET-Saúde program. The experiences were presented in four stages: selection of "vaccination" as the topic for health education with the population; research on the subject and definition of the actions to be carried out; organization and development of materials; and implementation of the actions. The health education activities on vaccination allowed the students to engage in a theoretical and practical immersion within the primary health care of the municipality, addressing weaknesses observed at this level of care. Health education is an essential tool for prevention and health promotion. The experience within the Unified Health System contributes to the academic and professional development of students in the health field, stimulating a broader understanding of the conditions faced within this system.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Immunization; Primary Health Care; University Extension</p> Júlia Barbosa Mangili, Ana Claudia Rodrigues Candido, Rafael Amaral Oliveira, Luciane Bisognin Ceretta, Renan Ceretta, Ioná Vieira Bez Birolo, Letícia Felipe Milak ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13724 Sex, 03 Nov 2023 19:17:42 -0300 Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537 <p>O objetivo deste estudo é relatar a experiência resultante do projeto de extensão <em>Rówaihu’úTé</em>, com técnicos de enfermagem que atuam na atenção à saúde indígena no estado de Mato Grosso. O projeto de extensão <em>Rówaihu’úTé</em> foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, entre março e dezembro de 2018, com participação de 80 técnicos de enfermagem indígenas e não-indígenas, divididos em 4 grupos. Cada grupo participou de 40 horas-aula de formação, abordando os temas: saúde da mulher, saúde da criança, primeiros socorros, suporte básico de vida, Leishmaniose, princípios da Assistência de Enfermagem, ética, bioética e biossegurança. Os temas do curso foram abordados numa perspectiva metodológica participativa, problematizadora e reflexiva, reconhecendo as iniciativas, experiências profissionais e de vida dos participantes. Esta experiência de educação permanente, além de capacitar os técnicos de enfermagem que prestam assistência à saúde Xavante, também capacitou indiretamente os educadores, ao qualificar suas práticas formativas no contexto intercultural, aprimorar habilidades que favoreçam a comunicação e permitam conhecer a realidade dos povos indígenas e, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino e de atenção à saúde culturalmente referenciadas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação em enfermagem; Povos indígenas; Saúde de Populações Indígenas</p> <p><strong><em>Rówaihu’úté</em></strong><strong> - Qualification of nursing technicians working in indigenous territory</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>The objective of this study is to report the experience resulting from the <em>Rówaihu’úTé</em> extension project with nursing technicians who work in indigenous health care in the state of Mato Grosso. The project <em>Rówaihu'úTé</em>, developed at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Araguaia, between March and December 2018, with the participation of 80 indigenous and non-indigenous nursing technicians, divided into four groups. Each group participated in 40 hours of training classes, addressing the themes: women's health, children's health, first aid, basic life support, Leishmaniasis, Nursing Care principles, ethics, bioethics, and biosafety. The course themes were addressed from a participatory, problematizing, and reflective methodological perspective, recognizing the initiatives and professional and life experiences of the participants. This permanent education experience, in addition to training the nursing technicians who provide Xavante health care, also indirectly trained the educators by qualifying their training practices in the intercultural context and improving skills that favor communication and allow them to know the reality of indigenous peoples and, yet, the development of culturally referenced teaching and health care strategies.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Nursing education; Indigenous people; Health of Indigenous Populations</p> Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan Lemes, Mário Juruna Neto Urébété, Rosaline Rocha Lunardi, Raquel Santos Brito, Ana Clara Ribeiro Guimarães, Maraísa Delmut Borges, Queli Lisiane Castro Pereira, Roberta Vasconcelos de Camargo, Pâmela Roberta de Oliveira ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537 Seg, 06 Nov 2023 18:00:58 -0300 Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12965 <p>Este relato de experiência reporta as atividades de um projeto de extensão universitária realizadas <em>online </em>durante a pandemia de COVID-19. As atividades foram realizadas de forma lúdica com crianças e adolescentes de 9 a 13 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social, e consistiram na elaboração e acompanhamento de atividades com temas de matemática, nutrição e linguagem de programação. Para isso foi elaborado um material didático original no formato de gibi, divididos em dois volumes e distribuídos de maneira impressa para as crianças. No volume 1, os assuntos foram: operações básicas de matemática, frações e gráficos enquadrados no contexto de informações nutricionais, precificação de produtos dos supermercados e receitas culinárias. No volume 2, foram abordados os conceitos de unidades de medidas, medidas de tendência centrais, cálculo de volumes e porcentagem, relacionados ao contexto de Índice de Massa Corporal (IMC), forma das embalagens de alimentos e reciclagem. O principal desafio encontrado foi manter o grupo coeso até o final do projeto, visto a dificuldade das crianças e dos pais na realização das atividades e no acesso à <em>internet</em>; de um total de 23 participantes, apenas 9 completaram todas as atividades propostas nos gibis. Por outro lado, os alunos e professores do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-UNESP) envolvidos no projeto experimentaram a interdisciplinaridade e o eixo extensionista de forma ampla. Como resultado, um novo projeto foi elaborado com a comunidade do Instituto Semeando o Futuro com uma participação mais ampla da universidade, crianças e pais.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Matemática; Nutrição; Crianças e Adolescentes; COVID-19</p> <p><strong>A playful approach to education: A report on activities during the pandemic</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>This experience report describes the activities of a university extension project carried out online during the COVID-19 pandemic. The activities were carried out playfully with children and adolescents aged 9 to 13 who are economically and socially vulnerable and consisted of preparing and monitoring activities on the themes of mathematics, nutrition, and programming language. To this end, original didactic material was produced in comic book format, divided into two volumes, and distributed in print to the children. In Volume 1, the subjects were basic mathematical operations, fractions, and graphs in the context of nutritional information, supermarket product pricing, and cooking recipes. Volume 2 covered the concepts of measurement units, measures of central tendency, calculating volumes and percentages related to the context of Body Mass Index (BMI), the shape of food packaging, and recycling. The main challenge encountered was keeping the group together until the end of the project, given the difficulty of the children and their parents in carrying out the activities and accessing the internet; out of a total of 23 participants, only 9 completed all the activities proposed in the comic books. On the other hand, the students and teachers from the Botucatu Biosciences Institute at São Paulo State University (IBB-UNESP) involved in the project experienced interdisciplinarity and the extensionist axis of the project extensively. As a result, a new project was drawn up with the community of the Instituto&nbsp;<em>Semeando o Futuro</em>, with broader participation from the university, children, and parents.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Mathematics; Nutrition; Child and Adolescents; COVID-19</p> Beatriz Reami Osmaré, Lara Janine de Pinho Morais, Letícia Cotinguiba Silva, Leticia Del Conte de Oliveira, Andriana Susana Lopes de Oliveira Campanharo, Claudia Pio Ferreira, Flávia Queiroga Aranha ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12965 Ter, 07 Nov 2023 15:21:34 -0300 Abordagem de educação sexual e reprodutiva para mães adolescentes em Recife-PE https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13349 <p>A gravidez não planejada na adolescência é bastante comum no Brasil e, com frequência, tem como origem a falta de educação sexual. Isso, consequentemente, pode levar a consecutivas gestações pelas jovens que desconhecem informações sobre métodos contraceptivos. Desse modo, este projeto teve como objetivo amparar, esclarecer dúvidas e disseminar informações sobre o uso de métodos anticoncepcionais para adolescentes grávidas e no puerpério. Trata-se de um relato de experiência realizado por oito discentes do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre as intervenções feitas no Hospital das Clínicas - UFPE e nas Unidades de Saúde da Família da Mangueira, Coqueiral II, São Miguel e Bongi, todas em Recife-PE. A extensão teve duas etapas, uma de formação teórica entre docentes e discentes, e outra de aplicação prática, que precisou ser adaptada devido à ausência de todas as pacientes nas rodas de conversas marcadas, assim, o projeto utilizou-se de conversas individuais. O projeto atingiu 74 gestantes e puérperas adolescentes, no formato remoto ou presencial, e 30 delas concordaram em participar. As conversas envolveram temáticas esclarecedoras sobre educação sexual e nelas 93,3% das participantes mostraram interesse em usar anticoncepcional no puerpério, 83,3% delas já utilizado anteriormente, e 53,3% possuíam conhecimento sobre mais de um método disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após a adaptação da abordagem, o projeto teve adesão satisfatória, podendo ser um precursor de medidas de intervenções sobre planejamento familiar durante o pré-natal da adolescente grávida.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Anticoncepção; Planejamento Familiar; Gravidez na adolescência</p> <p><strong>Approach to Sexual and Reproductive Education for Teenage Mothers in Recife-PE, Brazil</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>Unplanned teenage pregnancy is quite common in Brazil and often stems from a lack of sexual education. Consequently, this can lead to consecutive pregnancies among young girls who are unaware of information about contraceptive methods. Thus, this project aimed to support, clarify doubts, and disseminate information about the use of contraceptive methods for pregnant adolescents and those in the postpartum period. It is an experiential report conducted by eight medical students from the Federal University of Pernambuco (UFPE) on the interventions carried out at the Hospital das Clínicas - UFPE and the Family Health Units of Mangueira, Coqueiral II, São Miguel, and Bongi, all in Recife-PE (Brazil). The project consisted of two stages, one involving theoretical training for teachers and students and another involving practical application, which had to be adapted due to the absence of all patients in the scheduled group discussions, thus resorting to individual conversations. The project approached 74 pregnant and postpartum teenage girls, either remotely or in person, and 30 agreed to participate. The conversations involved informative topics about sexual education, and it was noted that 93.3% of the participants were interested in using contraception in the postpartum period, with 83.3% of them having already used contraceptives in the past and 53.3% knowing more than one method provided by the Unified Health System (SUS). After adapting the approach, the project had satisfactory adherence and could be a precursor to interventions regarding family planning during prenatal care for pregnant adolescents.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Contraception; Family Development Planning; Pregnancy in Adolescence</p> Maria Layane Fernandes de Oliveira, Ana Carolina do Carmo Santos, Arielly Brandão Tavares, Beatriz Batista Castelo Branco Ramos, Ellen Anne Oliveira Nascimento, Helen da Silva Ribeiro, Kamilla Barbosa Correia, Yasmim Kassielly Marques de Melo ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13349 Ter, 07 Nov 2023 15:59:08 -0300 SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13493 <p>O Sistema Único de Saúde (SUS) estende-se por todo território nacional, assegurando a acessibilidade aos serviços de saúde para as diversas esferas sociais, promovendo inúmeras ações nos territórios que visam à prevenção, promoção e reabilitação em saúde, além do acesso integral aos cuidados. Nesse sentido, dentre as assistências proporcionadas pelo SUS, há o Programa Saúde na Escola (PSE) que tem por objetivo viabilizar a articulação entre saúde e educação, propiciando vínculo com os alunos e oportunizando aos estudantes maior conhecimento sobre os serviços ofertados pelo SUS. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo sensibilizar estudantes do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Joinville/Santa Catarina sobre a importância do SUS, seus direitos e deveres com relação à saúde. Trata-se de um relato de experiência do projeto denominado “SUStentar” desenvolvido pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do Instituto Federal de Santa Catarina (LASCIF), em uma escola estadual localizada na cidade de Joinville/SC, que atende cerca de 950 estudantes na faixa etária 6 a 18 anos. O projeto “SUStentar” foi organizado em quatro etapas, sendo elas, articulação ensino serviço, planejamento da ação, ação e avaliação. Os resultados do estudo evidenciaram que os estudantes conseguiram obter novos conhecimentos sobre o SUS, bem como seus princípios e redes de acesso, compreendendo seus direitos como usuários do Sistema. Os métodos utilizados durante as realizações das oficinas mostraram-se positivos e proveitosos pelos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico relacionado à saúde, especificamente ao SUS.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Participação Social; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Ensino Fundamental</p> <p><strong>SUStentar: Stimulus to social responsibility in the health for students from public schools at Joinville/SC</strong></p> <p><strong>Abstract:</strong><strong> &nbsp;</strong>The Unified Health System (SUS) extends throughout the national territory, ensuring accessibility to health services for the various social spheres and promoting numerous actions in the territories aimed at the prevention, promotion, and rehabilitation of health and access integral to care. In this sense, among the assistance provided by the SUS, there is the Health at School Program (PSE), which aims to facilitate the articulation between health and education, providing a bond with students and providing students with greater knowledge about the services offered by the SUS. In this perspective, this study aimed to sensitize students in the 8th year of elementary school in public schools in Joinville/Santa Catarina about the importance of the SUS, their rights, and their duties regarding health. The article is an experience report of the project called “SUStentar,” developed by the Academic League of Collective Health of the Federal Institute of Santa Catarina (LASCIF), in a state school located in the city of Joinville/SC that serves about 950 students, in the age group 6 to 18 years. The “SUStentar” project was organized in four stages: teaching-service articulation, action planning, action, and evaluation. The study results showed that the students could obtain new knowledge about the SUS, as well as its principles and access networks, understanding their rights as users of the System. The methods used during the workshops were positive and valuable for the students, contributing to developing more critical thinking related to health, specifically the SUS.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Social Participation; Health Promotion; Health Education; Elementary School</p> Daiane De Souza Kochanowski, Eduarda Fragoso Ledesma, Nicole Berger, Nicole Sasse, Thayna Karoliny Da Maia Ribeiro, Kristiane De Castro Dias Duque, Luciana Maria Mazon ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13493 Qui, 14 Dez 2023 17:44:37 -0300 Prevenção da Covid-19 pelo diagnóstico molecular de Sars-CoV-2: Um relato de experiência https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12897 <p>A partir do surgimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), houve a necessidade de realizar o diagnóstico molecular por meio da Reação em Cadeia da Polimerase antecedida de transcrição reversa (RT-qPCR) em tempo real, padrão ouro para sua identificação. A Extensão Universitária remete ao desenvolvimento de ações para uma relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Este trabalho objetiva realizar um relato de experiência acerca da criação do Laboratório de Diagnóstico Molecular da Covid-19 (LabCoV), doença causada pelo SARS-CoV-2, ampliando o acesso ao diagnóstico e contribuindo para a saúde coletiva. O LabCoV integra a rede baiana de vigilância molecular das viroses emergentes e reemergentes, e está habilitado pelo LACEN/BA a receber amostras clínicas utilizando o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Sistema Único de Saúde, de profissionais de saúde dos municípios e trabalhadores da saúde em geral, suspeitos ou contactantes. Nesse sentido, um grupo multiprofissional, buscando assumir seu compromisso e responsabilidade social, viabilizou a implantação do LabCoV, por meio de editais públicos. O LabCoV proporcionou o atendimento a alguns municípios dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá da Bahia, e auxiliou os gestores municipais por meio do diagnóstico precoce, minimizando os surtos no ambiente de trabalho dos profissionais de saúde. Além disso, foram realizadas ações que pudessem contribuir para a troca de conhecimentos, por meio da realização de atividades formativas/educativas sobre a temática, estabelecendo uma rede de compartilhamento de saberes e experiências com cientistas e membros da sociedade.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Saúde Coletiva; Pandemia; Viroses</p> <p><strong>Covid-19 prevention through molecular diagnosis of Sars-CoV-2: an experience report</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>With the emergence of the new coronavirus (Covid-19) pandemic, there was a need to carry out molecular diagnostics using real-time polymerase chain reaction preceded by reverse transcription (RT-qPCR), the gold standard for its identification. University Extension involves the development of actions for a transformative relationship between University and Society. The aim of this work is to report on the experience of setting up the Laboratory for the Molecular Diagnosis of Covid-19 (LabCoV), a disease caused by SARS-CoV-2, expanding access to diagnosis and contributing to public health. LabCoV is part of the Bahian network for the molecular surveillance of emerging and re-emerging viruses, and is authorized by LACEN/BA to receive clinical samples using the Unified Health System's Laboratory Environment Manager (GAL) system, from health professionals in the municipalities and health workers in general, whether suspected or in contact. In this sense, a multi-professional group, seeking to assume its commitment and social responsibility, made the implementation of LabCoV possible through public calls for proposals. The LabCoV provided services to some municipalities in the Recôncavo, Portal do Sertão and Vale do Jiquiriçá territories of Bahia, and helped municipal managers through early diagnosis, minimizing outbreaks in the work environment of health professionals. In addition, actions were carried out that could contribute to the exchange of knowledge, by carrying out training/educational activities on the subject, establishing a network for sharing knowledge and experiences with scientists and members of society.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Public Health; Pandemic; Viruses</p> Hermes Pedreira Da Silva Filho, Jeiza Botelho Leal Reis, Glauber Andrade dos Santos, André Mário Mendes da Silva, Isabella de Matos Mendes da Silva, Sibele de Oliveira Tozetto Klein, Jorge Sadao Nihei, Fernando Vicentini ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12897 Sex, 29 Dez 2023 18:02:36 -0300