https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/issue/feedRevista Brasileira de Extensão Universitária2024-12-19T13:15:36-03:00Geraldo Ceni Coelhocontato.rbeu@gmail.comOpen Journal Systems<p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">A <strong>Revista Brasileira de Extensão Universitária</strong> (RBEU) é uma publicação quadrimestral do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras editorada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), cujo objetivo é possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelas Universidades, por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais. Tem como escopo publicar artigos inéditos que sirvam como referência teórica ou empírica para a Extensão Universitária, incluindo trabalhos de pesquisa, desde que diretamente conectados com o tema da extensão universitária, enquanto <strong>atividade educativa, dialógica e transformadora</strong>.</span></span></p> <p>eISSN 2358-0399 / indexada em: <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha/21260">LATINDEX</a><em> </em> <a href="https://diadorim.ibict.br/vufind/Record/2-9506692d-f0ae-46b5-8b4c-02ca9d7e93f1?sid=804">DIADORIM</a> <a href="https://doaj.org/toc/2358-0399?source=%7B%22query%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%221806-2695%22%2C%222358-0399%22%5D%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22sort%22%3A%5B%7B%22created_date%22%3A%7B%22order%22%3A%22desc%22%7D%7D%5D%2C%22_source%22%3A%7B%7D%2C%22track_total_hits%22%3Atrue%7D">DOAJ</a> <a href="http://oaji.net/journal-detail.html?number=4795">OAJI</a> <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=pJ-pZfcAAAAJ">Google Scholar</a> <a href="https://oasisbr.ibict.br/vufind/datasources/datasource?name=Revista%20Brasileira%20de%20Extens%C3%A3o%20Universit%C3%A1ria%20(Online)">OASISBR</a></p>https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13473Dificuldade na desincubação em economia solidária: Os ganhos em se manter dependente da universidade2024-12-05T15:17:54-03:00Sanyo Drummond Piressanyodrummond@yahoo.com.brIsabela Aquino Oliveira Limaisabelaaquinolima@gmail.comMatías Ignacio Lagos Castropsmatiaslagos@gmail.com<p>O presente artigo apresenta um estudo de caso no qual se analisa da resistência ao término do processo de incubação de um empreendimento de economia solidária (EES) em uma incubadora universitária. A análise parte de uma reflexão crítica da participação dos autores e de uma análise da influência do contexto institucional universitário na configuração do processo de incubação e sua relação a outras ações de extensão universitária. Utilizando como referenciais teóricos a psicossociologia e a psicanálise, propõem-se uma analogia ao conceito da clínica psicanalítica de ganho secundário com a doença, para explicar a manutenção em processo de incubação por tempo indefinido, mantendo sua dependência da universidade como espaço de comercialização de seus produtos. Analisou-se que a resistência ao término do processo, para além dos ganhos de manter o mercado da universidade por parte do EES, também ocorria em função de uma política de uso da extensão na universidade para suprir demandas internas, bem como da manutenção de privilégios para a equipe do projeto de extensão, em detrimento da incubadora como um todo. Conclui-se que essa articulação de demandas, e não somente os ganhos específicos dos membros do EES, seriam os responsáveis pela a resistência ao término do processo de incubação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Incubadoras Universitárias; Ganho Secundário com a Doença; Extensão Universitária</p> <p><strong>Digital inclusion of elderly individuals: A comparative study on self-efficacy and quality of life in a university extension program</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>This article presents a case study in which resistance to the end of a solidarity economy enterprise (EES) incubation process in a university incubator is analyzed. The analysis is based on a critical reflection on the participation of the authors and an analysis of the influence of the university institutional context on the configuration of the incubation process and its relationship to other university extension actions. Using psychosociology and psychoanalysis as theoretical references, we propose an analogy to the concept of the psychoanalytic clinic of secondary gain from the disease to explain the maintenance in an incubation process for an indefinite period, maintaining its dependence on the university as a space for commercializing its products. It was analyzed that resistance to the end of the process, in addition to the gains of maintaining the university market by EES, also occurred due to its use within a policy of using extension at the university to meet internal demands, as well such as maintaining privileges for the extension project team, to the detriment of the incubator as a whole. This articulation of demands, and not just the specific gains of the EES members, would be responsible for the resistance to the end of the incubation process.</p> <p><strong>Keywords:</strong> University Incubator; Disease Secondary Gain; University Extension</p>2024-10-11T14:58:48-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13749A inclusão digital de pessoas idosas: Um estudo comparativo sobre autoeficácia e qualidade de vida em um programa de extensão universitária2024-12-05T15:19:32-03:00Luana Suemi Fujitaluana_1982@hotmail.comGerson Flores-Gomesggomes.ufpr@gmail.comAna Caroline de Paulaanacarolinedp@gmail.comFabio Ricardo Hilgenberg Gomesfrblan@msn.comValdomiro de Oliveiraoliveirav457@gmail.comGislaine Cristina Vagettigislainevagetti@hotmail.com<p>A inclusão digital de pessoas idosas é um assunto emergente em um mundo cada vez mais envelhecido e tecnológico. Este estudo teve como objetivo comparar a percepção da Autoeficácia e Qualidade de Vida (QV) de idosas que concluíram, cursavam ou não cursavam um curso de informática em um programa de extensão universitária em uma Universidade Aberta para Terceira Idade. O estudo foi descritivo, comparativo, transversal com a participação de 99 idosas divididas em três grupos, que responderam aos questionários: sociodemográfico, Escala de Autoeficiência Geral Percebida, WHOQOL-Bref e WHOQOL-OLD. Após análise, as concluintes apresentaram médias mais altas na qualidade de vida geral (77,27±15,45), as cursantes obtiveram maiores médias na qualidade de vida específica da pessoa idosa (79,98±10,09) e na Autoeficácia (36,64±3,56), não sendo encontradas diferenças significativas na comparação das médias gerais. Na comparação de domínios da qualidade de vida foram encontradas diferenças significativas entre os três grupos. Pode-se considerar que cursos de inclusão digital podem impactar positivamente a percepção de aspectos da Qualidade de Vida e Autoeficácia de idosas participantes de programas extensionistas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Tecnologia da informação, Envelhecimento, Gerontologia</p> <p><strong>Digital inclusion of elderly individuals: A comparative study on self-efficacy and quality of life in a university extension program</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>The digital inclusion of elderly individuals is an emerging issue in an increasingly aging and technological world. This study aimed to compare the perception of Self-Efficacy and Quality of Life (QoL) among older women who had completed, were currently attending, or were not attending a computer course in a university extension program at an Open University for the Third Age. The study was descriptive, comparative, and cross-sectional, involving 99 older women divided into three groups, who answered the sociodemographic questionnaire, Perceived General Self-Efficacy Scale, WHOQOL-Bref, and WHOQOL-OLD. After analysis, the completers showed higher overall quality of life scores (77.27±15.45), the attendees had higher scores in the specific quality of life for older people (79.98±10.09) and in Self-Efficacy (36.64±3.56), with no significant differences found in the comparison of overall means. Significant differences were found among the three groups when comparing quality of life domains. It can be considered that digital inclusion courses can positively impact the perception of aspects of Quality of Life and Self-Efficacy among elderly participants in extension programs.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Information Technology, Aging, Gerontology</p>2024-10-11T15:01:22-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13480Promovendo o ensino em saúde para doação de sangue2024-12-05T15:20:55-03:00Cristine Souza Goebelcristineg@ufcspa.edu.brSuellen Cristina Silveira da Silvasuellencsdasilva@gmail.comLariane Macedo Silvanolariane.silvano@ufcspa.edu.brAna Cristina Borba da Cunhaanacb@ufcspa.edu.br<p>A doação de sangue é uma atividade fundamental para salvar vidas e atender às necessidades de pacientes em todo o mundo. No Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue voluntariamente por ano, o que está abaixo das recomendações da Organização Mundial da Saúde, que preconiza que 3% a 5% da população deveria doar sangue anualmente para manter os estoques adequados de sangue no país. Neste projeto, a tipagem sanguínea é utilizada como uma forma de atrair a atenção do público e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. O objetivo é proporcionar uma atividade para esclarecer dúvidas referentes à doação de sangue e conscientizar a população da importância deste ato. O projeto tem um público-alvo amplo, pois além da realização de atividades em escolas, contando com a participação de crianças e adolescentes, são realizadas também atividades em eventos da própria instituição envolvendo a comunidade interna e externa da universidade. As atividades incluem testes de tipagem sanguínea, jogos, rodas de conversa e adaptações online de apresentações usando <em>TikTok</em>, utilizando dedoches (fantoches de dedo) para abordar o assunto durante a pandemia de COVID-19. Os resultados preliminares são promissores tanto para o aluno de graduação, que trabalha suas habilidades de comunicação e troca de saberes com o público, como para a comunidade participante, que tem mostrado motivação para essa ação solidária, além de sanar suas dúvidas e desmistificar tabus que muitas vezes impossibilitam pessoas a doarem sangue.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Doação de sangue; Tipagem Sanguínea; Ensino em Saúde</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Promotion of health education for blood donation</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>Blood donation is a critical activity that saves lives and meets the needs of patients worldwide. In Brazil, only 1.8% of the population donates blood voluntarily each year, which is below the recommendations of the World Health Organization, which advocates that 3 to 5% of the population should donate blood annually to maintain adequate blood supplies in the country. In this project, blood typing is used to attract public attention and raise awareness about the importance of blood donation. The objective is to provide an activity to clarify doubts about blood donation and raise public awareness of the importance of this act. The project has a broad target audience, as in addition to conducting activities in schools with the participation of children and adolescents, activities are also carried out at events within the institution involving the internal and external university community. The activities include blood typing tests, games discussion circles, and online adaptations of presentations using <em>TikTok</em>, using finger puppets to address the subject during the COVID-19 pandemic. The preliminary results are promising for both the undergraduate student, who works on their communication skills and knowledge exchange with the public, and the participating community, which has shown motivation for this important act of solidarity, in addition to dispelling doubts and demystifying taboos that often prevent people from donating blood.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Blood donation; Blood Typing; Health Education</p>2024-10-11T15:24:40-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13328O papel da extensão universitária na capacitação dos membros dos órgãos ambientais municipais2024-12-05T15:22:51-03:00Maria Rita Raimundo e Almeidamrralmeida@unifei.edu.brMárcia Viana Lisboa Martinsmarciaviana@unifei.edu.brNathalia Cristina de Souza Silvanathaliacristina@unifei.edu.brGabriel Siqueira Brasiliogabrielsbrasilio@unifei.edu.brMilena de Souza Oliveiramilenaoliveira@unifei.edu.brTiago Rocha da Silvatiagorsilvap@unifei.edu.br<p>A qualificação dos envolvidos na gestão ambiental municipal é fundamental para efetivação das políticas públicas ambientais e as universidades, por meio da extensão, têm a oportunidade de compartilhar o conhecimento aos diversos setores da sociedade, contribuindo para o seu aprimoramento. Assim, foi desenvolvido um projeto de extensão, abrangendo um curso de capacitação com edições em 2020 e 2021. O artigo objetivou relatar a experiência do projeto de extensão e diagnosticar a gestão e as questões ambientais locais a partir da percepção dos seus gestores envolvidos na capacitação. Foram utilizados relato de experiência e aplicação de questionários para avaliação do curso e levantamento de informações sobre a gestão ambiental local. A avaliação positiva dos participantes permitiu concluir que a extensão universitária cumpriu seu papel de propagar o conhecimento para fortalecer as organizações da sociedade e contribuir no desenvolvimento socioambiental. Com relação às questões ambientais municipais, os principais problemas apontados foram as ocupações irregulares e a poluição da água. Todos os municípios envolvidos tinham Conselho Municipal de Meio Ambiente. Espera-se que os resultados obtidos possam trazer reflexões sobre a gestão ambiental local e contribuir para que novas ações sejam desenvolvidas no sentido de fortalecê-la.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Gestão Ambiental; Aprimoramento; Curso de Extensão</p> <p><strong>The role of university extension in training members of municipal environmental agencies program</strong></p> <p><strong>Abstract</strong> The qualifications of those involved in municipal environmental management are essential for implementing public environmental policies, and universities, through extension, have the opportunity to share knowledge with several sectors of society, contributing to its improvement. Thus, an extension project was developed, covering a training course with editions in 2020 and 2021. The article aimed to report the experience of the extension project and diagnose the management and local environmental issues from the perception of the managers involved in training. Experience reports and questionnaires were used to evaluate the course and collect information on local environmental management. The positive evaluation of the participants led to the conclusion that university extension successfully fulfilled its role of spreading knowledge to strengthen society's organizations and contribute to socio-environmental development. Concerning municipal environmental issues, the main problems pointed out were irregular occupations and water pollution. All municipalities involved had a Municipal Council for the Environment. The results obtained are expected to bring reflections on local environmental management and contribute to developing new actions to strengthen it.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Environmental Management; Improvement; Extension Training</p>2024-10-14T16:30:05-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13591Mulheres e ciência: Desmistificando estereótipos com ações extensionistas2024-12-05T15:24:18-03:00Grazielle de Oliveira Settigrazielle.gibin@gmail.comBrenda Santana de Almeidabsabrenda6@gmail.comAna Letícia Fernandesana_letiicia@hotmail.comFelipe Justiniano Pintofelipejustianopinto@gmail.comLiliane Cristina Battirolalilianebattirola@gmail.comMarciana Pierina Ulianamarciana.machado@unila.edu.brCaroline da Costa Silva Gonçalvescaroline.goncalves@unila.edu.brGustavo Bizarria Gibingustavo.gibin@unesp.br<p>Na Educação Básica brasileira existem muitas visões distorcidas sobre a natureza das Ciências e sobre o trabalho do cientista, ocasionando, entre outras coisas, uma grande dificuldade para que alunas meninas se enxerguem como futuras cientistas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi proporcionar contextos de reflexão sobre o papel dos cientistas e a atuação das mulheres em diferentes áreas científicas para estudantes dos cursos técnicos de Química e de Agropecuária de uma escola pública técnica estadual de Foz do Iguaçu – PR. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa com aspectos quantitativos, para compreender o ponto de vista dos sujeitos da pesquisa sobre questões relevantes da Educação. Um minicurso teórico-prático com tema “polímeros” foi ministrado aos alunos. Durante as atividades, foram discutidas a participação de mulheres nas Ciências, a Universidade e as possibilidades de ingresso. Foram utilizados questionamentos pré e pós teste para coleta de dados. Inicialmente, observou-se que Albert Einstein era o cientista mais conhecido entre os estudantes e que, inclusive, representava a figura de cientista que a maioria dos estudantes possuía. Ao final das atividades, os estudantes também citaram a física e química Maria Curie, a zootecnista Mary Temple Grandin, entre outras mulheres, o que demostrou que houve mudança nas visões apresentadas pelos estudantes sobre a participação das mulheres nas Ciências Exatas. Os resultados deste trabalho apontaram a necessidade de abordar no Ensino Médio e Técnico esse aspecto da natureza da ciência, sendo ela uma construção humana e que as mulheres já deram inúmeras contribuições nas áreas cientificas e acadêmicas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ensino de Ciências; Natureza da Ciência; Gênero; Cientista</p> <p><strong>Women and Science: Demystifying stereotypes with outreach actions</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>here are several distorted views about the nature of science and scientists' work, which results in difficulties in teaching science since the students do not see themselves as future scientists. Thus, the objective of this work was to provide reflective contexts on the role of scientists and the role of women in different scientific areas for students of courses in Agriculture and Livestock and Chemistry at a public school in Foz do Iguaçu, Paraná State, Brazil. In the work, exploratory research was carried out qualitatively, including quantitative aspects to understand the point of view of the research subjects on relevant issues in Education. A theoretical-practical short course on "polymers" was taught to the students. During the activities, topics such as the participation of women in science at the University and the possibilities for female students to enroll in any courses, including Exact Sciences and Engineering, were discussed. Pre and post-tests were used for data acquisition. Initially, it was noted that Albert Einstein was the best-known scientist among the students. Furthermore, he represented most students' mental model of a scientist. After the activities were developed, the students were able to mention women scientists such as the chemist and physicist Marie Curie and the zootechnician Mary Temple Grandin, among others, demonstrating that the view of women in science has changed. The results of this work pointed to the need to address this aspect of the nature of Science in Secondary and Technical Education, which is a human construction in which women have already made numerous contributions in the scientific and academic areas.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Science Teaching; Nature of Science; Gender; Scientist</p>2024-11-04T08:17:08-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13905Contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na construção de competências interprofissionais2024-12-05T15:25:38-03:00Carlos Alberto de Melo Filhocarlos.amf@discente.ufma.brAmanda Namibia Pereira Pasklanamanda.namibia@ufma.brAriane Cristina Ferreira Bernardes Nevesariane.bernardes@ufma.brSara Fiterman Limasara.fiterman@ufma.br<p>Este estudo analisou a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), edição Interprofissionalidade, na construção de competências interprofissionais por alunos e professores de cursos de graduação e profissionais da rede de saúde municipal. Para isso, realizou-se um estudo descritivo de abordagem quantitativa, que teve como participantes 112 dos 156 integrantes (docentes, discentes e profissionais da rede de saúde municipal) do projeto PET Saúde-Interprofissionalidade de Pinheiro-MA. Os resultados mostram que, para alunos e docentes, o maior avanço foram na capacidade para definir e descrever a Educação Interprofissional (EIP) e sua relação com a atenção colaborativa no trabalho em equipe (98,6% e 100%, respectivamente) e na capacidade para pontuar questões atuais que justificam a necessidade de investimentos na EIP (98,6% e 100% respectivamente). Para os profissionais da rede de saúde municipal, 100% concordaram que o principal avanço foi na compreensão da importância da relação de apoio à participação da pessoa/usuário/paciente, família e comunidade. Conclui-se que o projeto desempenhou um papel fundamental no avanço das competências interprofissionais. Assim, o trabalho da EIP deve permanecer nos cursos de graduação e nos ambientes dos serviços de saúde para melhorar a assistência aos usuários.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação Interprofissional; Educação Baseada em Competências; Extensão Universitária</p> <p><strong>Contribution of the Education through Work for Health Program (PET Health) to interprofessional competence building</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>This study analyzed the contribution of the Health Work Education Program (PET-Saúde), Interprofessionality edition, in constructing interprofessional competencies by students and professors of undergraduate courses and professionals from the municipal health network. To this end, a descriptive study with a quantitative approach was carried out, involving 112 of the 156 members (teachers, students, and professionals from the municipal health network) of the PET Health-Interprofessionality project in Pinheiro, MA. The results show that, for students and teachers, the most significant advances were in the ability to define and describe Interprofessional Education (IPE) and its relationship with collaborative care in teamwork (98.6% and 100%, respectively) and in the ability to point out current issues that justify the need for investments in IPE (98.6% and 100%, respectively). Professionals in the municipal health network <strong>unanimously agreed on</strong> the importance of the relationship of support for the participation of the person/user/patient, family, and community in producing health care. It can be concluded that the project played a fundamental role in advancing interprofessional skills. Therefore, the work of interprofessional education should continue in undergraduate courses and health service environments in order to improve care for users.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Interprofessional Education; Competency-Based Education; University Extension</p>2024-11-04T08:20:01-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13720O papel formativo e social da universidade pública nas campanhas de imunização para a COVID-192024-12-05T15:27:05-03:00Jarbas da Silva Zianijarbasziani230@gmail.comBruna Marta Kleinert Halberstadtenfermagembruna21@gmail.comJenifer Härterjeniferharter@unipampa.edu.brCristiane Lima de Moraescristianemoraes@unipampa.edu.brAna Paula de Lima Escobalanapaulaescobal01@gmail.com<p>Objetivou-se neste artigo descrever a experiência da atuação dos discentes e docentes do curso de Graduação em Enfermagem nas ações de imunização contra a COVID-19 na região Centro-Oeste do Sul do Brasil. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por 25 discentes e três docentes do curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade federal no período de março a julho de 2021. O planejamento e operacionalização da campanha de vacinação ocorreu por meio do formato <em>drive-through</em>, em instituições de saúde e de educação, tais como, estratégias de saúde da família, escolas municipais e na universidade. Com a inserção e participação dos discentes na campanha de vacinação da COVID-19, possibilitou-se desenvolver: o planejamento das ações, a prevenção, estratégias de promoção em saúde e atuar na assistência, funções primordiais da atuação do enfermeiro da atenção primária a saúde A vivência permitiu ampliar os conhecimentos dos discentes que vão além da matriz curricular, por meio do aprofundamento do conteúdo teórico associado à prática. A experiência contribuiu para o ensino e aprendizagem dos alunos, por meio do planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da campanha de vacinação. A vivência promoverá suporte para futuras campanhas de vacinação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Enfermagem; Pandemia; Extensão Universitária</p> <p><strong>The formative and social role of the public university in immunization campaigns for COVID-19</strong></p> <p><strong> </strong><strong>Abstract: </strong>The objective of this paper was to describe the experience of the performance of the students and teachers of the Undergraduate Nursing course in the immunization actions against COVID-19 in the Midwest region of southern Brazil. The article reports the experience of 25 students and three teachers of the Undergraduate Nursing course at a federal university from March to July 2021. The planning and operationalization of the vaccination campaign took place through the drive-through format in health and education institutions, such as family health strategies, municipal schools, and the university. The insertion and participation of students in the COVID-19 vaccination campaign made it possible to develop the planning of actions, prevention, health promotion strategies, acting in care, and the primary functions of the performance of the primary health care nurse. The experience allowed the students to expand their knowledge, going beyond the curricular matrix and deepening the theoretical content associated with the practice. The experience contributed to the teaching and learning of students through the planning, execution, monitoring, and control of the activities of the vaccination campaign. The experience will promote support for future vaccination campaigns.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Nursing; Pandemic; University Extension</p>2024-11-11T10:22:04-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13857Laboratório de análise do mel: Um apoio à apicultura2024-12-05T15:28:19-03:00Bruna Bento Drawanzbruna-drawanz@uergs.edu.brFernanda Magalhães Stallivierefernanda-stalliviere@uergs.edu.brLuana Hofmam Cavalheiroluana-cavalheiro@uergs.edu.brJefferson Prigollijefferson-prigolli@uergs.edu.brEléia Righieleia-righi@uergs.edu.brNeusa Barbosa de Castroneusa-castro@agricultura.rs.gov.brAlexander Cencialexander-cenci@uergs.edu.br<p>A apicultura é uma atividade econômica que está em crescimento no Brasil. Destaca-se que no ano de 2022, o Estado do Rio Grande do Sul (RS) foi o maior produtor nacional de mel, responsável por 9.014 toneladas, 15% da produção nacional. A apicultura ainda é uma atividade majoritariamente realizada por agricultores familiares que necessitam de apoio especializado para desenvolvê-la. O projeto de extensão Laboratório de Análise do Mel, tem como objetivo apoiar a apicultura da região nordeste do RS, especificamente, os municípios de Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Vacaria. Nesse relato de experiência, os colaboradores apresentam a linha de trabalho que se refere a realização gratuita das análises físico-químicas dos méis produzidos na região e as interações nesta cadeia produtiva. A partir do recebimento de amostras de méis de apicultores e associações, foram realizadas as análises físico-químicas previstas na Instrução Normativa (IN) nº 11 de 2000 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) solicitadas pelos órgãos reguladores, afim de comercializar formalmente os produtos no mercado. Desde seu início, foram recebidas 232 amostras de mel, mais de 50 famílias apicultoras foram atendidas e três associações beneficiadas pelo projeto que, atuando no campo, nas casas de mel e no controle de qualidade dos produtos, contribuiu para o emprego digno e alimentação de qualidade.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Apicultores; Cadeia Produtiva; Extensão Universitária; Físico-químicas</p> <p><strong>Honey analysis laboratory: Support for beekeeping </strong><strong> </strong><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>Beekeeping is an economic activity that is growing in Brazil. Notably, in 2022, the State of Rio Grande do Sul (RS) was the most prominent national producer of honey, responsible for 9,014 tons, 15% of national production. Beekeeping is still mainly carried out by family farmers who require specialized support to develop it. The Laboratory of Honey Analysis extension project aims to support beekeeping in the northeast region of RS. Namely, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, and Vacaria municipalities. In this experience report, the collaborators present the line of work that refers to the free performance of physical-chemical analyses of honey produced in the region and the interactions in this production chain. Upon receipt of honey samples from beekeepers and associations, were carried out the physical-chemical analyses provided for in the Normative Instruction (NI) nº 11/2000 from the ‘Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)’ of Brazil, whose attendance is requested by regulatory bodies in order to commercialize their products on the market formally. Since its inception, 232 honey samples have been received, more than 50 beekeeping families have been served, and three associations have benefited from the project operated in the field, in honey houses, and product quality control, contributing to decent employment and quality food.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Beekeepers; Productive Chain; University Extension; Physical Chemical</p>2024-11-11T11:01:17-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13704Nem tudo que reluz é ouro - Ação extensionista sobre o uso problemático da internet entre adolescentes2024-12-05T15:29:52-03:00Maria Beatriz Lima Verasbeatrizlim4veras@gmail.comTifanny Andrade Silveira Rodriguestifannyandrade12@gmail.comMarcos Vinicius de Sousa Gamavinisousa727@gmail.comHellen de Paiva Szkuraszkura.hellen@gmail.comJoyce Mazza Nunes Aragãojoycemazza5@gmail.comRebeca Sales Vianarebeca_viana@uvanet.br<p>Este estudo objetiva descrever uma intervenção educativa sobre o uso problemático da internet junto a adolescentes escolares, desenvolvida por integrantes de um projeto de extensão universitária denominado Liga Interdisciplinar de Promoção à Saúde do Adolescente - LIPSA. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de ações de extensão universitária desenvolvido por estudantes de enfermagem junto a adolescentes escolares, no período de setembro a novembro de 2022. Foram realizados quatro encontros quinzenais com 70 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio Regular do Município de Sobral-CE. As ações de extensão universitárias tinham o intuito de prevenir e/ou amenizar o uso problemático da Internet dos adolescentes escolares, mediante o uso de tecnologias educativas que facilitaram o diálogo e reflexão entre os sujeitos. A participação ativa dos adolescentes, que demonstraram grande interesse pela temática, foi um fator central para o sucesso da intervenção. A prática da extensão universitária contribuiu para o processo formativo, pedagógico e cidadão dos integrantes da Liga de extensão universitária.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Estudantes; Enfermagem; Extensão Comunitária; Internet</p> <p><strong>All that glitters is not gold - Outreach action on problematic internet use among adolescents </strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>The study aims to describe an educational intervention on problematic Internet use among school adolescents, developed by members of a university extension project called the Interdisciplinary League for the Promotion of Adolescent Health. This article is a descriptive study of the experience report type of university extension actions developed by nursing students with school adolescents, from September to November 2022. Four biweekly meetings were held with 70 students from the 1st and 2nd year of High School at a State School of Regular High School in the Municipality of Sobral, Ceará State, Brazil. The university extension actions were intended to prevent and ease adolescent students' problematic Internet use through educational technologies that facilitated dialogue and reflection between the subjects. The active participation of the adolescents, who showed a keen interest in the theme, was a critical factor in the success of the intervention. The practice of university extension contributed to the formative, pedagogical and citizen process of the members of the University Extension League.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Nursing Students; Community Outreach; Internet</p>2024-11-14T11:03:56-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13882Por que a raiva é uma questão de saúde única?2024-12-05T15:31:23-03:00Anita de Souza Silvaanitasouza581@gmail.comTadeu de Almeida Alvestadeualmeidaalves@gmail.comAmanda Vitória Aparecida dos Santosamanda320@outlook.comGileno Francisco da Hora Júniorgilenofrancisco9@gmail.comGabriel Vilermando Alves dos Santosbrasilvilermando@gmail.comLucas dos Santosquilinalves@gmail.comRafael Nicolau dos Santosrafaelnicolau2013@gmail.comDanila Fernanda Rodrigues Friasdanila.frias@universidadebrasil.edu.brAna Claudia Camposanabutron@gmail.comPaula Regina Barros de Limapaularbl@hotmail.comRoseane Nunes de Santana Camposroseane@academico.ufs.br<p>A raiva é uma zoonose que surge na interface da saúde única, pois animais infectados podem transmitir o vírus para outros animais e para humanos, o que causa um grande problema para a saúde pública, por se tratar de uma zoonose com letalidade de quase 100%. Tendo em vista a gravidade e a alta letalidade da raiva e a importância das ações extensionistas de educação em saúde para a prevenção da doença, este trabalho tem como objetivo apresentar as ações de educação em saúde para prevenção da raiva e promoção da saúde única, realizadas pelo projeto: Por que a raiva é uma questão de saúde única? Foi realizado um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre as ações realizadas. As abordagens das ações foram descritas em seis etapas: 1. Raiva: não há prevenção, sem vacinação!; 2.Imersão em Raiva; 3. Conversando sobre a raiva na Festa Literária de Glória (FLIG); 4. Promovendo a saúde única na campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos; 5. Saúde única no contexto da vigilância da raiva no estado do Mato Grosso do Sul; 6. Orientando produtores e criadores de animais de produção sobre a raiva. As ações do projeto beneficiaram discentes dos cursos das ciências agrárias do Sertão, Agentes de Combate às Endemias e pessoas da comunidade, fornecendo os conhecimentos básicos sobre a doença necessários para a prevenção. A experiência relatada foi exitosa por proporcionar a sensibilização de um tema de grande relevância e uma doença preocupante para a saúde pública e saúde única.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação em saúde; Prevenção; Saúde Pública</p> <p><strong>Why is rabies a unique health issue?</strong> <strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong><strong>: </strong>Rabies is a zoonosis that appears in the Unified Health System interface, as infected animals can transmit the virus to other animals and humans, which causes a major problem for public health because it is a zoonosis with a lethality of almost 100 %. Bearing in mind the severity and high lethality of rabies and the importance of outreach actions of health education for disease prevention, this work aims to present health education actions for rabies prevention and Unified Health System promotion, carried out for the project: Why is rabies a unique health issue? A descriptive study of the actions was conducted based on an experience report. Action approaches were described in six steps: 1) Rabies: There is no prevention without vaccination!; 2) Immersion in rabies; 3) Talking about rabies at the Literary Party of Glória (Festa Literária de Glória – FLIG, in Portuguese); 4) Promoting Unified Health System with the anti-rabies vaccination campaign for dogs and cats; 5) Unified Health System in the context of rabies surveillance in the state of Mato Grosso do Sul; 6) Guiding producers and breeders of animals about rabies. The project's actions benefited students of agricultural science courses in the Sertão region, Endemic Disease Control Agent, and people from the community, providing basic disease knowledge necessary for prevention. The reported experience successfully raised awareness of a topic of great relevance and a worrying disease for public health and Unified Health System.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Health Education; Prevention; Public Health</p>2024-11-28T08:44:46-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13868Educação em saúde no Instagram: Experiência de um projeto de extensão universitária2024-12-07T13:13:10-03:00Matheus Moraes Silvamatheusmorais1980@gmail.comAndré Roberto de Oliveirarobertoandre789@gmail.comErika Sâmela de Sousa Silvaerikasamela2625@gmail.comCarla Jamyli do Nascimento Nascimentojamylicarla12@gmail.comDaiara Joana Lima de Fariasdaiarajoana12@gmail.comJosé Ribamar Chaves Ferreiraribachaves@yahoo.com.brKatarine de Souza Rochakatarinemv@gmail.comAndréia Ferreira da Silvaandreiasilva@ufpa.br<p>Objetivou-se a produção de conteúdo para o <em>Instagram<sup>®</sup></em> com o intuito de promover a educação em saúde e prevenção de doenças. Para isso, foram realizadas reuniões semanais para definição de temas na área de saúde, os tipos de materiais visuais e linguagem mais adequadas para disseminação da informação e facilidade de entendimento. Os conteúdos foram postados na mídia social <em>Instagram<sup>®</sup></em> <em>(@infosaude_ufpa)</em>. Nesse sentido, foram postadas 138 publicações no período 15/05/2021 a 16/12/2022, tendo alcançado 7.216 perfis do <em>Instagram<sup>®</sup></em>, 12.430 visualizações, 2.157 compartilhamentos, 1.757 curtidas e 109 comentários. As métricas descritivas indicaram que as postagens tiveram maior alcance na cidade de Castanhal-PA (42,5%), com público do gênero feminino (75,1%), na faixa etária de 18 a 34 anos (69,5%). Considerando os resultados apresentados, concluímos que as postagens do projeto no <em>Instagram</em><sup>®</sup> foram úteis na disseminação de informações em saúde e o projeto de extensão cumpriu com o objetivo de produzir conteúdo para o <em>Instagram<sup>®</sup></em>, aliando a teoria e a prática acadêmica na divulgação de informações em saúde e prevenção de doenças por meio digital.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Rede social; Conteúdo Educativo; Prevenção; Tecnologia da Informação</p> <p><strong>Health education on Instagram®: Experience of a university extension project </strong><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>The objective was to produce content for Instagram® to promote health education and disease prevention. To achieve this goal, weekly meetings were held to define topics in the health area, the types of visual materials, and the most appropriate language for disseminating information and facilitating understanding. The content was posted on the social media platform Instagram® (@infosaude_ufpa). In this context, 138 publications were posted from 05/15/2021 to 12/16/2022, reaching 7,216 Instagram® profiles, with 12,430 views, 2,157 shares, 1,757 likes, and 109 comments. Descriptive metrics indicated that the posts with the most significant spread were in the city of Castanhal-PA (42.5%), with a female audience (75.1%) aged between 18 and 34 years (69.5%). Considering the results presented, we conclude that the project's posts on Instagram® helped disseminate health information. The extension project achieved its goal of producing content for Instagram®, combining academic theory and practice in disseminating health information and disease prevention through digital means.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Social media; Educational Content; Prevention; Information Technology</p>2024-12-06T14:18:23-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13982Estratégia educativa no Instagram para a promoção do autocuidado em hanseníase na pandemia por COVID-192024-12-11T13:13:40-03:00Paula Sacha Frota Nogueirasacha.rbeu@gmail.comIhasmyne Sousa Rochaihasmyne@gmail.comMaria Amanda Mesquita Fernandesamandafernandesufc.2022@gmail.comAnita Pitombeira Pinheiroanitapitombeira@gmail.comMaria Aparecida Ferreira Domingosmariaaparecidafinancas32@gmail.comSarah Sousa Carvalhosarahsousa@alu.ufc.brMariana Cavalcante Martinsmarianaenfermagem@hotmail.comReinaldo Guilherme Bechlerreinaldobechler@gmail.com<p>A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, transmissível, de notificação compulsória, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais. A educação em saúde é uma atividade inerente às atividades de extensão universitária, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades de comunicação do graduando, bem como o compartilhamento de informações necessárias com a comunidade. Com a pandemia do novo coronavírus, houve a necessidade de criar uma tecnologia educacional para disseminar informações acerca da hanseníase para a população. O objetivo deste trabalho foi descrever o alcance de uma estratégia educativa desenvolvida no <em>Instagram</em> sobre medidas de autocuidado para pessoas atingidas pela hanseníase durante a pandemia por COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com caráter analítico, desenvolvido no perfil no <em>Instagram</em>, entre junho de 2020 e agosto de 2021. Foram desenvolvidos três vídeos com os temas: cuidados com a face e saúde mental; cuidados com membros superiores; e cuidados com membros inferiores. A campanha obteve 2.033 visualizações, 176 curtidas, 19 comentários, 56 compartilhamentos e 6 salvamentos. Os episódios atingiram as seguintes taxas de engajamento: episódio 1 (3,64%); episódio 2 (2,76%); e episódio 3 (3,44%), consideradas boas médias de engajamento, constatando-se que os conteúdos postados tiveram uma boa aceitação do público. Desse modo, a campanha mostrou ser uma estratégia eficaz de extensão universitária e de disseminação de informações de grande amplitude, favorecendo a comunicação entre o educador em saúde e a população em um momento de isolamento social.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Redes Sociais; Relações Comunidade-Instituição; Extensão; <em>Mycobacterium leprae</em></p> <p><strong>Educational strategy on Instagram to promote self-care in leprosy in the COVID-19 pandemic</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>Leprosy is an infectious, chronic, transmissible disease with compulsory notification that mainly affects the skin and peripheral nerves and can cause neural damage. Health education is inherent to university extension activities, as it enables the development of communication skills in graduates and the sharing of necessary information with the community. With the new coronavirus pandemic, there was a need to create educational technology to disseminate information about leprosy to the population. This work aimed to describe the reach of an educational strategy developed on Instagram about self-care measures for people affected by leprosy during the COVID-19 pandemic. This article is a descriptive, exploratory study with an analytical nature, developed on the Instagram profile between June 2020 and August 2021. Three videos were developed with the following themes: facial care and mental health, upper limb care, and lower limb care. The campaign received 2,033 views, 176 likes, 19 comments, 56 shares and 6 saves. The episodes achieved the following engagement rates: Episode 1 (3.64%), Episode 2 (2.76%), and Episode 3 (3.44%), being classified with a good engagement average, noting that the public well received the content posted. In this way, the campaign proved to be an effective strategy for university extension and dissemination of wide-ranging information, favoring communication between health educators and the population during social isolation.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Social Networking; Community-Institutional Relations; Outreach Program; <em>Mycobacterium leprae</em></p>2024-12-11T08:28:21-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13542Desafios da Curricularização da Extensão: Um debate necessário2024-12-11T13:13:40-03:00Rafaela Novaski Morgesrafa.novaski@hotmail.comLuiz Gustavo Alves de Laragustavo.lara@up.edu.br<p>O objetivo desse texto é promover um debate sobre os desafios para a operacionalização da Resolução 07/2018 do MEC, que instituiu a curricularização das atividades extensionistas nas Instituições de Ensino Superior (IES), conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, buscando vias para realizar o potencial transformacional da Extensão na formação universitária e na superação de problemas socioeconômicos. Para tanto, empreendemos uma revisão narrativa da literatura e uma análise ancorada na hermenêutica filosófica. A principal discussão que motiva este artigo consiste em enfrentar os desafios para a consecução das transformações induzidas pelo PNE vigente sobre o papel da extensão universitária no Brasil, pois essa regulamentação é um marco importante para a legitimação desse campo, mas exige (re)criar vias para operacionalização considerando que as condições das universidades públicas e privadas, bem como o perfil dos estudantes podem estar diferentes de quando o PNE foi concebido. Nesse cenário, algumas instituições parecem focadas em cumprir o PNE na instância dos processos burocráticos, o que pode levar os alunos a verem a Extensão como mero cumprimento dos créditos obrigatórios de sua formação. Posto isso, defendemos a importância de mobilizar discussões sobre os possíveis caminhos para extensão universitária, com o objetivo de possibilitar o avanço dos estudos no campo. Consideramos, ao final do ensaio, que a curricularização da Extensão apenas será efetiva se ocorrerem mudanças estruturais e operacionais significativas nas IES, as quais devem levar em consideração, as condições dos docentes, recursos institucionais e a preparação dos alunos, alinhando essas questões às metas do PNE.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Prática extensionista; Regulamentação curricular; Condições de operacionalização</p> <p><strong>Challenges of curricularization of extension: A necessary debate</strong> <strong> </strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>The objective of this text is to promote a debate on the challenges for the operationalization of Resolution 07/2018 of the Ministry of Education (MEC), which established the curricularization of extension activities in Higher Education Institutions (HEIs) according to the National Education Plan (PNE) 2014-2024, seeking the transformative potential of Extension in university education and addressing socioeconomic challenges. We undertook a narrative literature review and an analysis anchored in philosophical hermeneutics. The main discussion of this article is about the challenges for achieving the transformations induced by the current PNE regarding the role of university extension in Brazil because this regulation is an important milestone for the legitimation of this field but requires (re)creating pathways for operationalization, considering that the conditions of all universities, as well as the profile of the students, may be different from when the PNE was conceived. In this scenario, some institutions are focused on complying with the PNE regarding bureaucratic processes, creating conditions for students to perceive Extension as a mere fulfillment of their mandatory credits for graduation. Therefore, we defend the importance of mobilizing discussions on paths for university extension to enable advancement in the field of studies. To conclude, the curricularization of Extension will only be effective if significant structural and operational changes are made in higher education institutions, considering the conditions of faculty, institutional resources, and student preparation, aligning these aspects with the goals of the PNE.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Extensionist Practice; Curricular Regulation; Operationalization Conditions</p>2024-12-11T08:40:33-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13604Utilização da Rede Social Instagram para Divulgação Científica na Área de Ictiologia: Relato de Experiência2024-12-13T13:13:48-03:00Karolina Leal do Nascimentokarolinaleal275@gmail.comRégis Santosregis.vs.santos@uac.ptMorgan Casal-Ribeiromorgan.rd.ribeiro@uac.ptMarcelo Fulgêncio Guedes Britomarcelictio@gmail.com<p>As redes sociais apresentam grande poder de propagação de informações à toda população. A investigação do Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal de Sergipe em parceria com o Grupo de Investigação em Pescas do Instituto OKEANOS da Universidade dos Açores buscou desenvolver ações de divulgação científica na plataforma Instagram, com foco em apresentar a importância do conhecimento científico para a sociedade. O presente estudo discorre sobre a importância do <em>Instagram</em> para a divulgação científica na área de biologia pesqueira utilizando as métricas para identificar o alcance e o impacto das informações divulgadas. O estudo, entre os anos de 2021 e 2022, alcançou um público diversificado, incluindo comunidades científicas e não científicas, apresentando um aumento de 25% de seguidores no final das 20 postagens com conteúdo didático e datas comemorativas. Ao fim da análise das métricas do <em>Instagram</em>, as publicações resultaram em 8.020 contas alcançadas, 1.297 curtidas e 340 compartilhamentos. As postagens informais e aquelas com imagens e vídeos resultaram em um maior engajamento com o público. Por fim, a pesquisa reforça a importância da divulgação científica para a inclusão social e a conscientização ambiental.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Comunicação Científica; Inclusão Social; Educação Ambiental</p> <p><strong>The use of <em>Instagram</em> for scientific communication in Ichthyology: An experience report</strong><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>Social media has a significant power to disseminate information to the entire population. The research work of the Ichthyology Laboratory of the Federal University of Sergipe, in partnership with the Fisheries Research group of the Institute OKEANOS of the University of the Azores, aimed to develop scientific outreach actions using the social media <em>Instagram</em>, which focused on presenting the importance of scientific knowledge to society. This study discusses the importance of <em>Instagram</em> for science communication in fisheries biology by using metrics to identify the reach and impact of disseminated information. The study was carried out between 2021 and 2022, reaching a diverse audience, including scientific and non-scientific communities, and resulted in a 25% increase in followers after publishing the 20 posts of educational content and commemorative dates. After analyzing <em>Instagram</em> metrics, the publications resulted in 8,020 accounts reached, 1,297 likes, and 340 shares. Informal publications and posts showing images and videos result in greater engagement with the audience. Finally, this research reinforces the importance of science outreach for social inclusion and environmental awareness.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Science Communication; Social inclusion; Environmental Education</p>2024-12-12T16:15:55-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13901Universidade da Melhor Idade (UMI): A experiência da Escola de Engenharia de Volta Redonda/RJ – EEIMVR/UFF2024-12-16T13:14:45-03:00Cristiano Lacerda de Oliveiracristianolacerda@id.uff.brAna Paula Martinazzoanapaulamartinazzo@id.uff.brJader Ferreira Mendonçajaderfm@id.uff.brNadja Valéria Vasconcellos de Avilanadjaavila@id.uff.brRicardo Thielmannrthielmann@id.uff.br<p>A extensão universitária busca cumprir a missão de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, fornecendo oportunidades de aprendizados. O presente trabalho oferece uma contribuição para as discussões sobre a avaliação do impacto de um projeto público de extensão destinado à terceira idade no campo da educação, conhecida como Universidade da Melhor Idade (UMI), financiado por emenda parlamentar, buscando compreender as particularidades da implementação do projeto na Escola de Engenharia de Volta Redonda (EEIMVR/UFF). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, utilizando um questionário com perguntas abertas e fechadas, analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados identificaram que a implementação de uma política pública voltada para o público da terceira idade gerou impactos positivos. No entanto, é importante destacar que a pandemia da COVID-19 trouxe desafios que exigiram atenção especial de todos os envolvidos no projeto. Apesar dos obstáculos, o programa conseguiu se adaptar de forma inovadora, garantindo a continuidade do ensino e proporcionando benefícios aos idosos participantes.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Extensão Universitária; Terceira idade; Educação</p> <p>Universidade da Melhor Idade (UMI): the experience of the School of Engineering of Volta Redonda, Rio de Janeiro – EEIMVR/UFF <strong> </strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>University extension aims to contribute to society's development by providing learning opportunities. This study contributes to discussions on evaluating the impact of a public extension project aimed at the elderly in education, known as the Universidade da Melhor Idade (University of the Third Age) - UMI, funded by a parliamentary amendment. It seeks to understand the specificities of the project's implementation at the School of Engineering in Volta Redonda (EEIMVR/UFF). The article is a qualitative study, utilizing a questionnaire with open and closed questions, analyzed using the content analysis method. The results identified that implementing a public policy targeting the elderly population had positive impacts. However, it is important to highlight that the COVID-19 pandemic presented challenges that required special attention from all involved in the project. Despite the obstacles, the program was able to innovate and adapt, ensuring the continuity of education and providing benefits to the elderly participants.</p> <p><strong>Keywords:</strong> University Extension; Elderly; Education</p>2024-12-16T12:38:19-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13897Avaliação de uma formação virtual com manipuladores de alimentos visando à alimentação escolar adequada, saudável e sustentável2024-12-17T13:14:58-03:00Thalles Andrade Marques Pereirathalles.marques@sou.unifal-mg.edu.brJaciara Reis Nogueira Garcianutri.jaciarareis@gmail.comIsabella Maria Pascoal Brigagãoisabella.brigagao@sou.unifal-mg.edu.brMonique Oliveira Sant'Annamonique.santanna@sou.unifal-mg.edu.brBruno Martins Dala-Paulabrunodala@gmail.com<p>O Programa Nacional de Alimentação Escolar tem o objetivo de fornecer refeições que promovam a saúde e a aprendizagem de estudantes de instituições públicas. Para isso, os processos de formação são imprescindíveis. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a atuação profissional de manipuladores de alimentos escolares e avaliar a intenção de mudanças de ações no âmbito profissional visando otimizar as condições higiênico-sanitárias, de saudabilidade e de sustentabilidade da alimentação escolar proporcionada por uma intervenção educativa virtual em um município do estado de Minas Gerais. Realizou-se um estudo exploratório com os participantes de um curso de extensão no formato de <em>workshop</em> virtual com duração de 6h distribuídas em dois turnos. Foram enviados dois questionários estruturados, um anterior a ação para caracterização das condições e rotina de trabalho, e outro posterior, para avaliar a intenção de mudanças após a formação virtual. Como resultados, observou-se que 98,8% têm a intenção de continuar ou começar a adotar medidas para reduzir o desperdício de alimentos e recursos naturais e 96,5% afirmaram buscar seguir as normas para a adequada conduta diante de eventuais sobras de alimentos. Considerou-se, a formação como importante estratégia para melhorar o entendimento dos manipuladores sobre como seu trabalho é essencial para a promoção da saúde e sustentabilidade da alimentação escolar.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Promoção de Saúde; Escola; Educação Alimentar e Nutricional; Educação à Distância</p> <p><strong>Evaluation of a virtual training course with food handlers aimed at adequate, healthy, and sustainable school meals report</strong><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract:</strong> The National School Feeding Program aims to provide meals that promote the health and learning of students in public institutions. For this purpose, training processes are essential. This study aimed to characterize the professional performance of school food handlers and evaluate the intention to change actions in the professional scope to optimize the hygienic-sanitary, health, and sustainability conditions of school meals provided by a virtual educational intervention in a municipality in the state of Minas Gerais. An exploratory study was conducted with participants of an extension course in the format of a virtual workshop that lasted 6 hours and was spread over two sessions. Two structured questionnaires were sent, one before the action to characterize working conditions and routine and another afterward to assess the intention to change after the virtual training. As a result, it was observed that 98.8% intend to continue or start adopting measures to reduce food and natural resource waste, and 96.5% stated they seek to follow the norms for appropriate conduct in the face of any food leftovers. The training was considered an important strategy to improve food handlers' understanding of how their work is essential for promoting health and sustainability in school meals.</p> <p><strong>Keywords:</strong> School Health Promotion; Food and Nutritional Education; Distance Learning</p>2024-12-16T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13759Formação colaborativa de professores de Ciências na perspectiva da abordagem investigativa2024-12-19T13:15:36-03:00Marcia Borin da Cunhaborin.unioeste@gmail.com<p>A formação de professores é um processo que acompanha a profissão e em cada contexto pode ser concebida de diferentes formas, em função de necessidades específicas. No que se refere às perspectivas de formação continuada de professores, que não se limitam à formação técnica, temos o modelo de Formação Colaborativa (FC) foco de discussão neste trabalho. Consideramos que a FC possibilita a autonomia educativa do docente e fortalece a interação entre professores que atuam no mesmo sistema de ensino, pois abre espaço para discussões, diálogos e reflexão da própria prática e sua aproximação com a teoria. Neste artigo trazemos o relato de três experiências no formato colaborativo, tendo como base a abordagem investigativa, que foram realizadas com professores que atuam na área de Ciências no nível de Ensino Fundamental I, com formação predominante em Pedagogia. Nesse contexto apontamos que formações colaborativas têm grande potencial para discussão de temas específicos, inclusive no que se refere à inclusão de atividades que são realizadas na sala de aula durante o processo de formação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Extensão Universitária; Ensino Investigativo; Formação Continuada</p> <p><strong>Collaborative training for science teachers from the perspective of the investigative approach </strong><strong> </strong><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>Teacher training is a process that accompanies the profession, and in each context, it can be conceived in different ways, depending on specific needs. Concerning perspectives on continuing teacher training that are not limited to technical training, we have the Collaborative Training (CF) model, which is the focus of discussion in this paper. CF enables teachers' educational autonomy and strengthens interaction between teachers working in the same education system, as it opens up space for discussions, dialogues, and reflection on one's practice and its approximation to theory. In this article, we report on three experiences in a collaborative format, based on the investigative approach, which was carried out with teachers working in the area of Science at the elementary school level, with a predominant degree in Pedagogy. In this context, we point out that collaborative training courses have great potential for discussing specific topics, including the inclusion of activities that are carried out in the classroom during the training process.</p> <p><strong>Keywords</strong>: University Extension; Investigative Teaching; Continuing Education</p>2024-12-18T15:12:40-03:00##submission.copyrightStatement##