https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/issue/feed Revista Brasileira de Extensão Universitária 2024-07-02T16:56:17-03:00 Geraldo Ceni Coelho contato.rbeu@gmail.com Open Journal Systems <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">A <strong>Revista Brasileira de Extensão Universitária</strong> (RBEU) é uma publicação quadrimestral do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras editorada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), cujo objetivo é possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelas Universidades, por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais. Tem como escopo publicar&nbsp;artigos inéditos que sirvam como referência teórica ou empírica para a Extensão Universitária, incluindo trabalhos de pesquisa, desde que diretamente conectados com o tema da extensão universitária,&nbsp;enquanto <strong>atividade educativa, dialógica e transformadora</strong>.</span></span></p> <p>eISSN 2358-0399 &nbsp;/ &nbsp;indexada em: <a href="https://www.latindex.org/latindex/inicio">LATINDEX</a><em>&nbsp;</em> <a href="https://diadorim.ibict.br/vufind/Record/2-9506692d-f0ae-46b5-8b4c-02ca9d7e93f1?sid=804">DIADORIM</a> <a href="https://doaj.org/toc/2358-0399?source=%7B%22query%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%221806-2695%22%2C%222358-0399%22%5D%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22sort%22%3A%5B%7B%22created_date%22%3A%7B%22order%22%3A%22desc%22%7D%7D%5D%2C%22_source%22%3A%7B%7D%2C%22track_total_hits%22%3Atrue%7D">DOAJ</a> <a href="http://oaji.net/journal-detail.html?number=4795">OAJI</a> <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&amp;user=pJ-pZfcAAAAJ">Google Scholar</a></p> https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13640 Promoção da saúde mental e prevenção do suicídio entre adolescentes da comunidade 2024-06-26T23:42:55-03:00 José Olivar Paulo Oliveira joseolivarpaulooliveira@gmail.com Maria Taís Machado Albuquerque taismachadoalbu@gmail.com Marcos Vinicius de Sousa Gama vinisousa727@gmail.com Joyce Mazza Nunes Aragão joycemazza5@gmail.com Rebeca Sales Viana rebecasalesviana@gmail.com <p>Objetivou-se relatar a experiência extensionista no campo da promoção da saúde mental de adolescentes da comunidade, com foco na prevenção contra o suicídio na adolescência. O estudo descreve ações de educação em saúde, realizadas em duas Estações Juventude de um município do interior do Ceará, ocorridas em setembro de 2022. As práticas foram realizadas por acadêmicos de enfermagem e educação física, integrantes da Liga Interdisciplinar de Promoção à Saúde do Adolescente, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE, Brasil. Os resultados obtidos relevaram, no decorrer das atividades de extensão com adolescentes, contribuição no senso crítico dos participantes, fazendo com que conseguissem expor opiniões, experiências vivenciadas e esclarecimentos de dúvidas relacionadas com as temáticas abordadas. Conclui-se que as ações educacionais realizadas por universitários são de suma importância tanto para os participantes quanto para os acadêmicos, e, por abordar questões corriqueiras relacionadas com o público adolescente, ocorreu grande interação entre ambos, gerando troca valiosa de saberes. Além disso, contribuiu para que os acadêmicos se inserissem na comunidade visualizando novas realidades.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação em Saúde; Ensino Superior; Ciências da Saúde; Saúde do Adolescente</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Promoting mental health and suicide prevention among adolescents in the community</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>The goal of this study is to relate an extension experience in the mental health field among adolescents in a community, with focus on preventing suicide in adolescence. The study describes health educational activities, conducted in two Youth Stations in the town in the countryside of Ceará, which took place in September 2022. The activities were realized by nursing and physical education students, who were members of the Liga Interdiscplinar de Pormoção à Saúde do Adolescente [Interdisciplinary League for Adolescent Health Promotion] at Universidade Estadual Vale do Acaraú [Vale do Acaraú State University] in Sobral-CE, Brazil. The obtained results revealed that the extension activities with adolescents contributed to the participants’ critical thinking skills, enabling them to express their opinions, share personal experiences, and clarify doubts related to the topics discussed. It is concluded that the educational actions carried out by university students are of paramount importance both for the participants and for the students themselves, as they address common issues related to the adolescent population, fostering a valuable exchange of knowledge. Additionally, these actions helped the students become integrated into the community and gain a new perspective on different realities.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Health Education; Higher Education; Health Sciences; Adolescent Health</p> 2024-06-19T17:37:41-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839 Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas 2024-07-02T16:56:17-03:00 Mariana Ferri Gonçalves mariana.goncalves@sou.unifal-mg.edu.br Everton Rodrigues da Silva everton.silva@unifal-mg.edu.br José Roberto Porto de Andrade Júnior jose.junior@unifal-mg.edu.br <p>Este artigo é um relato de experiência sobre a implantação do Programa de Extensão “Escola da Natureza”, por meio do qual pretende-se construir uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas no campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Em síntese, o artigo detalha o processo de construção de um sistema agroflorestal (SAF) no campus referido, entre 2021 e 2023, apresentando fotos de seu estado atual; caracteriza os principais fundamentos conceituais da iniciativa: direito à cidade e urbanismo regenerativo; e apresenta as ações planejadas para construção dessa comunidade de aprendizagem a partir do ano de 2023. O Programa Escola da Natureza é um exemplo concreto de materialização da interface extensão – pesquisa – ensino e sua relevância no contexto contemporâneo de crise ecológica reside em destacar o potencial das universidades na oferta de soluções sustentáveis e regenerativas para os problemas societários.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Sustentabilidade; Regeneração; Ecossistemas; Cidades</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Nature School: Building a learning community of sustainable and regenerative practices</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>This article is an experience report on the implementation of the Extension Program "Escola da Natureza" (School of Nature), through which it is intended to build a learning community of sustainable and regenerative practices on the Varginha campus of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), Brazil. In summary, the article details the construction process of an agroforestry system (AFS) on the campus mentioned above, between 2021 and 2023, presenting photos of its current state, characterizes the main conceptual foundations of the initiative: right to the city and regenerative urbanism, and presents the actions planned to build this learning community from the year 2023 onwards. The Escola da Natureza Program is a concrete example of the materialization of the extension–research–teaching interface, and its relevance in the contemporary context of the ecological crisis lies in highlighting the potential of universities in offering sustainable and regenerative solutions to societal problems.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Sustainability; Regeneration; Ecosystems; Cities</p> 2024-06-19T18:58:02-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13035 Percepção de estudantes universitários acerca de sua saúde mental e da contribuição extensionista em sua formação 2024-06-26T23:42:45-03:00 Arturo de Pádua Walfrido Jordán arturojor@yahoo.com.br Maria Eduarda Barbosa Abrantes Santos meabrantes2000@gmail.com Bruno Rafael Batista Mendes brafael013@gmail.com Karla Vaninna Araújo Ribeiro karla_araujodsa@hotmail.com Maria Eduarda Pereira Borges enf.meduardaborges@gmail.com <p><strong>: </strong>Projetos de extensão auxiliam a formação de estudantes de graduação e contribuem para o fortalecimento da responsabilidade social. Nesta perspectiva, o projeto “Chama a FPS” surgiu com o intuito de aproximar os estudantes de temas de saúde mental como bullying, violências, uso nocivo de álcool e outras drogas, ansiedade, depressão e suicídio. O presente estudo avaliou a saúde mental e o uso de álcool e outras drogas por estudantes extensionistas, assim como a percepção deles acerca da contribuição do projeto de extensão Chama a FPS em seu percurso acadêmico. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com metodologia qualitativa realizado com extensionistas de uma instituição de ensino superior em Recife-PE. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com informações sociodemográficas, formação acadêmica, hábitos de vida e a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HAD), além de um roteiro de entrevista construídos pelos autores deste estudo. As entrevistas foram gravadas, transcritas sendo posteriormente analisadas e categorizadas segundo a proposta de Minayo. Participaram 27 universitários, a maioria do sexo feminino (62%), branca (59,3%), solteira (92,6%), e estudantes de Medicina (59,3%). As narrativas destacaram que houve mudanças significativas na formação dos envolvidos ao participarem do projeto de extensão, com ênfase na visão integral do sujeito. A percepção da responsabilidade social, atrelada ao projeto de extensão, aponta a relevância do estímulo a criação e manutenção deste tipo de formação que se ocupa com a preparação além da esfera profissional.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Transtornos Mentais; Ensino; Responsabilidade Social</p> <p><strong>Perception of university students of their mental health and the extensionist contribution to their education </strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>Extension projects help to train undergraduate students and contribute to strengthening social responsibility. In this perspective, the project "Chama a FPS" emerged to bring students closer to mental health issues such as bullying, violence, harmful use of alcohol and other drugs, anxiety, depression, and suicide. The present study evaluated mental health and the use of alcohol and other drugs by extension students, as well as their perception of the contribution of the 'Chama a FPS' (Call the FPS) extension project in their academic careers. This article is a descriptive and exploratory study with qualitative methodology conducted with extensionists from a higher education institution in Recife-PE. For data collection, a questionnaire with sociodemographic information, academic training, life habits, and the Hospital Anxiety and Depression Scale (HAD) was used, in addition to an interview script constructed by the authors of this study. The interviews were recorded, transcribed, and later analyzed and classified according to Minayo's proposal. The participants were 27 university students, primarily women (62%), white (59.3%), single (92.6%), and medical students (59.3%). The narratives highlighted significant changes in the education of those involved when participating in the extension project, emphasizing the integral view of the subject. The perception of social responsibility, related to the extension project, points out the relevance of the stimulus to the creation and maintenance of this type of training that is concerned with preparation beyond the professional sphere.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Mental Disorders; Teaching; Social Responsibility</p> 2024-06-20T15:46:38-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13323 Ações de educação em saúde do trabalhador para prevenção de doenças ocupacionais: Uma atividade extensionista 2024-06-26T23:42:40-03:00 Arthur Henrique Resende Pôrto arthurporto97@gmail.com André Ribeiro Alexandre andre.2195887@discente.uemg.br Sérgio Valverde Marques dos Santos sergio.valverde@uemg.br <p>As doenças ocupacionais caracterizam-se pelos males que são produzidos ou desencadeados pelo exercício profissional peculiar à determinada atividade. Mesmo presentes nos ambientes laborais, nem sempre esses trabalhadores conseguem identificar os fatores de risco ou, até mesmo, as doenças a que estão expostos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de pesquisadores durante a execução de atividades extensionistas por meio de ações de educação em saúde do trabalhador para prevenção das doenças ocupacionais. Para isso, foi criada uma conta do <em>Instagram</em>, onde foram compartilhadas periodicamente postagens informativas e notícias acerca de temas relacionados à Medicina do Trabalho. Além disso, foram ofertadas, por meio das Unidades de Estratégias Saúde da Família (ESFs), palestras didáticas e interativas à população trabalhadora, em conjunto com a distribuição de <em>folders</em>, abordando as principais doenças ocupacionais. Ao final da execução do projeto, o perfil do <em>Instagram</em> alcançou o número de 717 seguidores. Foram realizadas 33 publicações, que foram repostadas nos <em>stories</em> e alcançaram um total de 7544 visualizações. Além disso, foram ministradas palestras em sala de espera de 24 ESFs, alcançando um total de 210 pessoas. Com isso, foi possível considerar que a execução do projeto de extensão foi exitosa, pois contribuiu para a divulgação e ampliação do conhecimento dos trabalhadores acerca das doenças ocupacionais decorrentes do trabalho.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Medicina do Trabalho; Atenção Primária à Saúde, Doenças Profissionais; Extensão Universitária</p> <p><strong>Occupational health education actions to prevent occupational diseases: An extensionist activity</strong> <strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>Occupational diseases are characterized by diseases produced or unleashed by the professional exercise peculiar to a given activity. Even though they are present in work environments, these workers cannot always identify the risk factors or even the diseases to which they are exposed. In this sense, this paper aims to report the experience of a group of researchers during the execution of extension activities through worker health education actions to prevent occupational diseases. To this end, an Instagram account was created, where informative posts and news on topics related to Occupational Medicine were periodically shared. In addition, through the Family Health Strategy (FHS) Units, didactic and interactive lectures were offered to the working population, and distribution folders addressing the central occupational diseases. At the end of the project, the Instagram profile reached 717 followers. Thirty-three publications were made, which were reposted in stories and reached a total of 7544 views. In addition, lectures were given in the waiting room of 24 FHS, reaching 210 people. With this, it was possible to consider that the execution of the extension project was successful because it contributed to the dissemination and expansion of workers' knowledge about occupational diseases resulting from work.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Occupational Medicine; Primary Health Care; Occupational Diseases; University Extension</p> 2024-06-26T10:04:49-03:00 ##submission.copyrightStatement##