PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À FAMÍLIA: INTERNATO EXTENSIONISTA - A EXPERIÊNCIA DA UFRJ
Resumo
O programa de Atenção Integral à Família: Internato Extensionista tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, extensão e pesquisa em municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, por meio da inserção de estudantes de graduação no atendimento de atenção primária de saúde e Programa de Saúde da Família, como forma de ampliar o processo de interiorização da UFRJ, particularmente as Unidades Acadêmicas da área da saúde. No momento, envolve a participação de docentes, técnicos e estudantes de Graduação em Enfermagem, Farmácia e Nutrição. A atuação dos estudantes nos municípios vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2004, de forma contínua, por um período de 2 a 3 meses. As atividades englobam o atendimento nas unidades de saúde de atenção básica, Programa de Saúde da Família e Programa Agentes Comunitários de Saúde, bem como ações de planejamento, gestão, avaliação e ações de fortalecimento do controle social no município. O programa vem contribuindo para a melhoria da qualidade da atenção básica á saúde das famílias, estabelecendo uma nova relação da universidade com os municípios, propiciando a formação de profissionais voltada para a realidade do Sistema Único de Saúde, conduzindo à reflexão permanente sobre sua formação e contribuindo para o desenvolvimento dos municípios participantes.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).