DIÁLOGOS SOBRE A ESCOLHA PROFISSIONAL: A APROXIMAÇÃO ENTRE O ESTUDANTE DA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE

el acercamiento entre el estudiante de la escuela pública de enseñanza media y la universidad

  • Nádia Maciel Falcão Universidade Federal do Amazonas
  • Edla Cristina Rodrigues Caldas Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Juventude, Ensino Médio, Escolha Profissional

Resumo

Este artigo reflete sobre o processo de escolha profissional por parte de jovens do ensino médio, à luz de resultados do projeto “Diálogos sobre a escolha profissional”, institucionalizado junto à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas e desenvolvido entre os anos de 2016-2017, em escolas públicas da rede estadual do Amazonas. Argumenta-se sobre a importância da escola na produção de suportes aos projetos de vida dos jovens, incluindo o apoio aos seus anseios no campo profissional. Os procedimentos metodológicos privilegiaram o diálogo, compreendendo os estudantes enquanto sujeitos da ação educativa. Realizaram-se reuniões, encontros de estudo, rodas de conversa, confecção de mural informativo e palestras. Os resultados apontam a pertinência de projetos que aproximam escolas e universidades públicas, fundamentados no debate da relação entre educação e mundo do trabalho, para além do caráter instrumental.

Palavras-chave: Juventude, Ensino Médio, Escolha Profissional  

 

Dialogues about the professional choice: the approximation between the student of the public high school and the university

Abstract: The paper reflects on the process of professional choice on the part of youngsters of high school, in light of the results of the project “Dialogues on professional choice”, institutionalized with the Pro-Rectory of Extension of the Federal University of Amazonas and developed between the years 2016-2017, in public schools of the Amazonas state network. It argues about the importance of the school in the production of supports for the projects of life of the young people, including the support to their desires in the professional field. The methodological procedures privileged the dialogue, understanding the students as subjects of the educational activities. Meetings, study meetings, talk wheels, informative mural making, and lectures were carried out. The results point to the pertinence of projects that approach public schools and universities, based on the debate of the relationship between education and the world of work, besides the instrumental character.

Keywords: Youth, High School, Professional Choice

 

Diálogos sobre la elección profesional: el acercamiento entre el estudiante de la escuela pública de enseñanza media y la universidad  

Resumen: El artículo refleja sobre el proceso de elección profesional por parte de jóvenes de la enseñanza media, a la luz de resultados del proyecto Diálogos sobre la elección profesional, institucionalizado junto a la Pro-Rectoría de Extensión de la Universidad Federal del Amazonas y desarrollado entre los años 2016-2017, en escuelas públicas de la red estatal del Amazonas. Se argumenta sobre la importancia de la escuela en la producción de soportes a los proyectos de vida de los jóvenes, incluyendo el apoyo a sus anhelos en el campo profesional. Los procedimientos metodológicos privilegiaron el diálogo, comprendiendo a los estudiantes como sujetos de la acción educativa. Se realizaron reuniones, encuentros de estudio, ruedas de conversación, confección de mural informativo y charlas. Los resultados apuntan a la pertinencia de proyectos que acercan a escuelas y universidades públicas, fundamentados en el debate de la relación entre educación y mundo del trabajo, además del carácter instrumental.

Palabras-clave: Juventud, Enseñanza Media, Elección Profesional

Biografia do Autor

Nádia Maciel Falcão, Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Pedagogia (2001) e Mestrado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Doutorado em Educação (2014) pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Amazonas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação da Universidade Federal do Amazonas (2014). Membro do Comitê de Extensão da UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Escolarização e Trabalho; Políticas Públicas e Educação.

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Publicado
28-12-2018
Como Citar
FALCÃO, N.; CALDAS, E. C. DIÁLOGOS SOBRE A ESCOLHA PROFISSIONAL: A APROXIMAÇÃO ENTRE O ESTUDANTE DA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE. REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, v. 9, n. 3, p. 147-156, 28 dez. 2018.
Seção
Artigos