CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU

  • Flávio Ferreira Freitas NEST/IEM, Universidade Federal de Itajubá -UNIFEI
  • Andreia Cristina Furtado
  • Ana Leticia Yegros Cuevas
Palavras-chave: Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Reator a batelada, Biodigestão

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta a construção de um biodigestor didático para a produção de biogás a ser utilizado na Estação Ciências - Parque Tecnológico de Itaipu, destinado a alunos da educação básica. Os biodigestores produzem biogás mediante ação de bactérias anaeróbias que realizam a digestão de dejetos, tais como resíduos alimentícios e matéria orgânica em decomposição. Além do biogás, outro subproduto da digestão anaeróbia é o biofertilizante, usado na agricultura como substrato rico em nutrientes para plantas e vegetais. O objetivo final do projeto é obter um modelo de biodigestor padronizado, o qual não será usado para produção em larga escala, senão como modelo experimental de bancada, fomentando o conhecimento, a tecnologia e o ensino das energias renováveis em distintos ambientes. O foco desta pesquisa é promover a difusão do conhecimento, apresentando aos educadores uma forma de educação de ciências de forma simples, didática, visual e experimentada. A educação básica em ciências, especificamente o ensino de formas alternativas de produção de energia, constitui-se uma vertente de suma importância na popularização de ciências, na aprendizagem dinâmica, na conscientização da importância das energias renováveis e na redução do impacto ambiental causado pelos indivíduos no meio ambiente. Além do estudo, foi elaborado um modelo didático de biodigestor e uma cartilha didática para alunos da educação básica de modo a expandir e dinamizar o conhecimento a respeito de fontes alternativas de energia, neste caso, o biogás.

Palavras-chave: Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Biodigestão, Reator Batelada

 

Construction of a didactic biodigestor for the Science Station of Itaipu Technological Park

Abstract: The present work describes the construction of a didactic biodigester for the production of biogas to be used at the Science Station - Itaipu Technological Park, destined for primary education students. The biodigesters produce biogas employing anaerobic bacteria that perform the digestion of waste, such as food waste, decomposed organic matter, among others. In addition to biogas, another by-product of anaerobic digestion is the biofertilizer, used in agriculture as a nutrient-rich substrate for plants and vegetables. The final objective of the project is to obtain a standardized biodigester model, which will not be used for large-scale production, but rather as an experimental bench model, fostering the knowledge, technology, and teaching of renewable energies in different environments. The focus of this research is to promote the knowledge diffusion, presenting to educators a form of science education in a simple, didactic, visual and experienced way. The primary science education, precisely the teaching of alternative forms of energy production, constitutes a crucial aspect in the popularization of science, in dynamic learning, looking for the awareness of the importance of renewable energies and in reducing the environmental impact caused by individuals in the environment. In addition to the study, a didactic model of biodigester was elaborated, and a didactic primer was developed for students of primary education in order to expand and streamline knowledge about alternative sources of energy, in this case, biogas.

Keywords: Pedagogical, Teaching-Learning, Biodigestion, Batch Reactor

 

Construcción de un biodigestor didáctico para la Estación Ciencias del Parque Tecnológico de Itaipú

Resumen: El presente trabajo presenta la construcción de un biodigestor didáctico para la producción de biogás a ser utilizado en la Estación de Ciencias - Parque Tecnológico de Itaipú, destinado a alumnos de la educación básica. Los biodigestores producen biogás mediante acción de bacterias anaerobias que realizan la digestión de desechos, tales como, residuos alimenticios, materia orgánica descompuesta, etc. Además del biogás, otro subproducto de la digestión anaerobia es el biofertilizante, utilizado en la agricultura como sustrato rico en nutrientes para plantas y vegetales. El objetivo final del proyecto es obtener un modelo de biodigestor estandarizado, el cual no será usado para producción a gran escala, sino, como modelo experimental de bancada, fomentando el conocimiento, la tecnología y la enseñanza de las energías renovables en los distintos ambientes. El foco de esta investigación es promover la difusión del conocimiento, presentando a los educadores una forma de educación de ciencias de forma sencilla, didáctica, visual y experimentada. La educación básica en las ciencias, específicamente trabajar con la enseñanza de formas alternativas de producción de energía se constituye una vertiente de suma importancia en la popularización de las ciencias, el aprendizaje dinámico y la concientización de la importancia de las energías renovables y la reducción del impacto ambiental causado por los individuos en el medio ambiente. Además del estudio, se elaboró un modelo didáctico de biodigestor y una cartilla didáctica para alumnos de la educación básica para expandir y dinamizar el conocimiento acerca de fuentes alternativas de energía, en este caso, el biogás.

Palabras-clave: Pedagógico, Enseñanza-Aprendizaje, Digestión, Rectificador

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, C. M. C. Biodigestão anaeróbia de dejetos de bovinos leiteiros submetidos a diferentes tempos de retenção hidráulica. Ciência Rural, v. 34, n. 6, p. 1897-1902, 2004.

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de Energia Elétrica do Brasil. 3. ed., Brasília: Aneel, 2008. 236p.

BLEY JUNIOR, C.; LIBÂNIO, J. C.; GALINKIN, M.; OLIVEIRA, M. M. Agroenergia da biomassa residual: perspectivas energéticas, socioeconômicas e ambientais. Foz do Iguaçu/Brasília: Technopolitik Editora, 2009.

COLATTO, L; LANGER, M. Biodigestor - resíduo sólido pecuário para produção de energia. Unoesc & Ciência – ACET, v. 2, n. 2, p. 119- 128, 2012.

DEGANUTTI, R.; PALHACI, M. C. J. P.; ROSSI, M.; TAVARES, R.; SANTOS, C. Biodigestores rurais: modelos, indiano, chinês e batelada. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 4, 2002, Bauru: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Anais... UNESP, 2002.

FLORENTINO, H. O. Mathematical tool to size rural digesters. Scientia Agricola, v. 60, n. 1, p. 185-190, 2003.

FRARE, L. M.; GIMENES, M. L.; PEREIRA, N. C. Processo para remoção de ácido sulfídrico de biogás. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 14, n. 2, p. 167-172, 2009.

FRIGO, K. D. A.; FEIDEN, A.; GALANT, N. B.; SANTOS, R. F.; MARI, A. G.; FRIGO, E. P. Biodigestores: seus modelos e aplicações. Acta Iguazu, v. 4, n. 1, p. 57-67, 2015.

GOMES, R. P. M.; TIZUKA, M. M.; OLIVEIRA, J. S.; BORGES, D. L. Abordagem educativa em Ciências da Terra no Parque Estadual de Ilhabela, Estado de São Paulo, por meio de caminhadas geológicas e uso de materiais didáticos. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA EM ENSINO E HISTÓRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA, 1 & SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE GEOLOGIA NO BRASIL, 3, 2007, Campinas. Anais... São Paulo: UNICAMP, 2007.

IANESKO, F.; DE ANDRADE, C. K.; FELSNER, M. L.; ZATTA, L. Elaboração e aplicação de histórias em quadrinhos no ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, p. 105-125, 2017.

KARLSSON, T.; KONRAD O.; LUMI, M.; SCHMEIER, N. P.; MARDER, M.; CASARIL, C. E.; KOCH, F. F.; PEDROSO, A. G. Manual Básico de Biogás. Lajeado: Ed. da UNIVATES, 2014.

KUCZMAN, O.; GOMES, S. D.; TAVARES, M. H. F.; TORRES, D. G. B.; ALCÂNTARA, M. S. Produção específica de biogás a partir de manipueira em reator de fase única. Engenharia Agrícola, v. 31, n. 1, p. 143-149, 2011.

LAGRANGE, B. Biométhane. Tome 2: Principes, Techniques, Utilizations. EDISUD/Energies alternatives, Aix en Provence. 1979.

LEITE, A. C. S.; SILVA, P.A. B.; VAZ, A. C. R. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 3, p. 166-181, 2005.

LUCAS JÚNIOR, J.; SOUZA, C. F.; LOPES, J. D. S. Construção e Operação de biodigestores. Jaboticabal: UNESP, 2003.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MASCARÓ, J. L. Sustentabilidade em Urbanizações de Pequeno Porte. Porto Alegre: Masquatro Editora, 2010.

PORTES, Z. A.; FLORENTINO, H. O. Aplicativo computacional para projetos e construções de biodigestores rurais. Energia na Agricultura, v. 21, n. 1, p. 118-138, 2006.

SGANZERLA, E. Biodigestor: uma solução. Porto Alegre: Agropecuária, 1983.

VIEIRA, M. T.; MIRANDA, D. H.; BASQUEROTTO, C. H. C. C. Utilização do subproduto proveniente da produção de biogás como fertilizante. Revista Conexão Eletrônica, v. 13, n. 1, 2016.

ZUANON, A. C. A.; SILVA, C. A. O biolhar contextualizado da Botânica fora do livro didático. Revista SBEnBio, n.1, p. 10-11, 2007.
Publicado
20-08-2018
Como Citar
FREITAS, F.; CRISTINA FURTADO, A.; YEGROS CUEVAS, A. CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 2, p. 65-74, 20 ago. 2018.
Seção
Artigos