INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE: (RE) CONHECENDO A MOSTRA PARCERIA ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE (MOPESCO) REALIZADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

  • Maria Goretti Queiroz UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Héllen Jhuly Ferreira da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Lucilene Maria de Sousa
  • Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes
  • Mariana de Sousa Nunes Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Palavras-chave: Integração Ensino-Serviço, Formação de Recursos Humanos, Educação Continuada, Ensino na Saúde

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar os resumos presentes nos Anais da Mostra Parceria Ensino-Serviço-Comunidade (MOPESCO) desenvolvidos por alunos, professores e servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e por participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), nas cinco edições do evento. Realizou-se uma análise documental dos 551 resumos produzidos pela parceria entre a UFG e os serviços de saúde publicados nos anais do evento de 2007 a 2015. Os resumos foram categorizados nos seguintes eixos: atenção básica (262), reorientação da formação e educação permanente (109), extensão universitária (92), atenção à média e alta complexidade (59), mobilização e participação comunitária (14), gestão setorial (10) e gestão pública (05). A parceria ensino-serviço produziu 50,8% das experiências. O público-alvo predominante foi os usuários em unidades de saúde; e a roda de conversa e oficinas foram a estratégia educativa mais utilizada. Percebeu-se forte parceria entre ensino-serviço, porém a comunidade pouco participou da elaboração das experiências. Diversidade de público-alvo e estratégias educativas apontam esforços dos autores dos trabalhos para alcançar maior número de pessoas nas ações. O evento se firmou como espaço de diálogo entre o mundo do ensino e do trabalho, e houve crescente empenho para fortalecer e qualificar a formação dos profissionais de saúde.

Palavras-chave: Integração Ensino-Serviço, Formação de Recursos Humanos, Educação Continuada, Ensino na Saúde

 

Integrating teaching, service, and the community: getting (re)acquainted with teaching-service-community outreach partnership (MOPESCO) held by the Universidade Federal de Goiás

Abstract: The objective of the article was to analyze the summaries present in the Annals of Teaching-Service-Community Partnership - Mostra Parceria Ensino-Serviço-Comunidade (MOPESCO) - developed by students, professors and employees of the Federal University of Goiás (UFG, Goiás State, Brazil) and by participants in the Education through Work for Health Program (“Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde” - PET-Saúde), in the five editions of the event. Documentary analysis of the 551 abstracts produced by the partnership between UFG and health services published in the annals of the event from 2007 to 2015 was carried out. The abstracts were categorized in the following axes: primary health care (262), reorientation of training and permanent education (109), university extension (92), attention to medium and high complexity (59), community mobilization and participation (14), sector management (10) and public management (05). The teaching-service partnership produced 50.8% of the experiences; the predominant target audience was the users in health units, and conversation circles and educational workshops were the most used educational strategy. A strong teaching-service partnership was perceived, but the community did not participate in the elaboration of the experiences. The diversity of the target audience and educational strategies indicate the efforts of the authors to reach a higher number of people in the activities. The event was established as a space for dialogue between the world of teaching and work, and there was a growing commitment to strengthen and qualify the training of health professionals.

Keywords: Service learning, Human Resources Training, Continuing Education, Health Teaching

 

Integración  enseñanza servicio y comunidad: (re) conociendo la exposición asociación   enseñanza-servicio-comunidad (MOPESCO) realizada por la Universidad Federal de Goiás

Resumen: El objetivo de este artículo fue analizar los resúmenes presentes en los Anales de la Exposición Asociación Enseñanza-Servicio-Comunidad (MOPESCO) desarrollados por alumnos, profesores y servidores de la Universidad Federal de Goiás (UFG, estado de Goiás, Brasil) y por participantes del Programa Educación por el Trabajo para la Salud (PET-Salud), en las cinco ediciones del evento. Se realizó un análisis documentado de los 551 resúmenes producidos por la asociación entre la UFG y los servicios de salud publicados en los anales de 2007 a 2015. Se categorizaron los resúmenes en los siguientes ejes: atención básica (262), reorientación de la formación y educación permanente (109), extensión universitaria (92), atención a la media y alta complejidad (59), movilización y participación comunitaria (14), gestión sectorial (10) e gestión pública (05). La asociación enseñanza-servicio produjo 50,8% de las experiencias. El público alcanzado fueron en su mayoría los usuarios en unidades de salud; y la rueda de conversación y talleres fueron la estrategia educativa más utilizada. Se notó una fuerte asociación entre enseñanza-servicio, sin embargo la comunidad participó poco de la elaboración de las experiencias. Diversos públicos y estrategias educativas muestran esfuerzos de los autores de los trabajos para alcanzar el mayor número de personas en la acciones. El evento se transformó en un espacio de diálogo entre el mundo de la enseñanza y el trabajo, hubo el aumento del empeño para fortalecer calificar la formación de los profesionales de la salud.

Palabras-clave: Integración Enseñanza-Servicio, Formación de Recursos Humanos, Educación Continua, Enseñanza en la Salud

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, V. S; GOMES, A. P; REZENDE, C. H. A; SAMPAIO, M. X; DIAS, O. V.; LUGARINHO, R. M. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 3, p. 356-62, 2008.

BORGES, M. C; MIRANDA, C. H; SANTANA, R. C; BOLLELA, V. R. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto Online), v. 47, n. 3, p. 324-31, 2014.

CAMPOS, G. W. S. Papel da rede de atenção básica em saúde na formação médica: diretrizes. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 3, p. 6-10, 2005.

CECCIM, R.; FEUERWERKER, L. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, v. 14, n. 1, p. 41-65, 2004.

COSTA, A. M.; LIONÇO, T. Democracia e gestão participativa: uma estratégia para a equidade em saúde? Saúde e Sociedade, v. 15, n. 2, p. 47-55, 2016.

CRUZ, P. J. S. Extensão popular: a reinvenção da universidade. In: VASCONCELOS, E. M.; MOURÃO, E; CRUZ, P. J. S. (orgs.) Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: HUCITEC; João Pessoa: Editora Universitária da UFPB; p. 40-61, 2011.

DIAS, H. S.; LIMA, L. D.; TEIXEIRA, M. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS. Ciências & Saúde Coletiva, v. 18, n. 6, p. 1613-1624, 2013.

FARIA, H.; WERNECK, M.; SANTOS, M. A. Processo de trabalho em saúde. 2. ed. Belo Horizonte: NESCON/ UFMG, COOPMED, 2009.

FERREIRA, R. C.; FIORINII, V. M. L.; CRIVELARO, E. Formação Profissional no SUS: o Papel da Atenção Básica em Saúde na Perspectiva Docente. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 207–215, 2010.

FRAZÃO, P.; NARVAI, P. C. Promoção da saúde bucal em escolas. 1996. Disponível em: < http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/DPromo.pdf > . Acesso 29 nov. 2016.

FREITAS, P. H; COLOMÉ, J. S; CARPES, A. D; BACKES, D. C; BECK, C. L. C. Repercussions of the program for education through work for health (pet-health) in the training of students from the health area. Escola Anna Nery, v.17, n. 3, p. 496-504, 2013.

FRENK, J.; CHEN, L. Health professionals for a new century: transformating education of strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet, v. 376, n. 9756, p. 1923-1958, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MERHY, E. E. Educação permanente em movimento - uma política de reconhecimento e cooperação, ativando os encontros do cotidiano no mundo do trabalho em saúde, questões para os gestores, trabalhadores e quem mais quiser se ver nisso. Saúde em Redes, v. 1, n.1, p. 7-14, 2015.

NOVAIS, T. O.; ROCHA, D. G.; LIMA, J. R.; SILVA, A. L. A. C.; ALEXANDRE, V. P.; VIEIRA, F. Mostra da Parceria Ensino-Serviço-Comunidade: um caminho com diferentes olhares. In: SOUSA, L.M; SHUVARTZ, M (org). Formação de profissionais de saúde na Universidade Federal de Goiás: contribuições dos programas de reorientação da formação. Goiânia: Gráfica UFG; p.173-181, 2015.

PROVIN, M. P.; SOUSA, L. M.; SILVA, F. P. A. Articulação do PET-Saúde ao Pró-Saúde. In: SOUZA, L. M., SHUVARTZ, M. (orgs.) Formação de profissionais de saúde na Universidade Federal de Goiás: contribuições dos programas de reorientação da formação. Goiânia: Gráfica UFG, p.117-124, 2015.

QUEIROZ, M. G; LIMA, J. R. Introdução. In: SOUZA, L. M.; SHUVARTZ, M. (orgs). Formação de profissionais de saúde na Universidade Federal de Goiás: contribuições dos programas de reorientação da formação. Goiânia: Gráfica UFG, p. 23 -32, 2015.

UFG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Anais da I Mostra Parceria Ensino-Serviço-Comunidade/UFG. II Encontro Discente do Pro-Saúde. 2007. Disponível em: < https://www.odonto.ufg.br /up/133/o/Anais_I_MOPESCO_2007.pdf?1398634851 > Acesso em: 26 nov. 2016.

UFG-UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Anais da V Mostra Parceria Ensino-Serviço-Comunidade/UFG. 2015. Disponível em: < https://propetsaude.prograd.ufg.br/up/746/o/ANAIS_da_V_MOPESCO.pdf?144854622 > Acesso em 26 nov. 2016.

VALARELLI, L. L. Indicadores de resultado de projetos sociais. Revista do Terceiro Setor. Rede de informação do Terceiro Setor (RITS). Rio de Janeiro, 2009.
Publicado
30-08-2018
Como Citar
QUEIROZ, M.; FERREIRA DA COSTA, H.; SOUSA, L.; MENEZES, I. H.; VIEIRA, M. INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE: (RE) CONHECENDO A MOSTRA PARCERIA ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE (MOPESCO) REALIZADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 2, p. 115-124, 30 ago. 2018.
Seção
Artigos