EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL A GESTANTES, PUÉRPERAS E PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO

  • Marcos Cezar Pomini Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • Alana Tais Gawlik Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Natali Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Amanda Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bianca Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jessyca Twany Demogalski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Nayara Silva de Gouvea Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Fabiana Bucholdz Teixeira Alves Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Assistência à Saúde, Educação em Odontologia, Gestantes, Recém-nascido, Odontopediatria, Extensão Universitária

Resumo

A abordagem educativa durante o período gravídico-puerperal e primeira infância é fundamental para que a mãe compreenda a influência das suas ações na saúde do bebê. O projeto de extensão “Educação em saúde bucal a gestante e na primeira infância” objetiva desenvolver atividades nos âmbitos educativos e preventivos com gestantes, puérperas e primeira infância. O projeto é desenvolvido em um hospital universitário do Sul do Brasil, e conta com a participação de docentes, mestrandos, residentes em odontologia hospitalar neonatal e acadêmicos de graduação em odontologia. O projeto atua em três frentes: a primeira, com as gestantes, onde é realizada prioritariamente a abordagem educativa no pré-natal odontológico, principalmente quanto à alimentação e higiene oral adequadas; a segunda frente, no puerpério imediato, com orientações de amamentação e sucção não-nutritiva; e a terceira frente, atuando na avaliação bucal, teste da linguinha e acompanhamento do bebê até um ano de vida. Os autores constataram que o projeto auxilia na criação de um vínculo entre as gestantes/puérperas e os acadêmicos/residentes, que resulta em uma melhora na aquisição e manutenção de saúde bucal da mãe e do bebê. Assim como auxilia o desenvolvimento e capacitação dos participantes para o atendimento a este público.

Palavras-chave: Assistência à Saúde, Educação em Odontologia, Gestantes, Recém-nascido, Odontopediatria, Extensão Universitária

 

Oral Health Education in Pregnant and Puerperal Women and Infants: Report of Extension Activity

Abstract: The educational approach during the pregnancy-puerperal period and early childhood are fundamental for the mother to understand the influence of her actions on the health of the baby. The extension project "Oral health education in pregnant and early childhood” aims at developing activities in the educational and preventive areas with pregnant and puerperal women, and early childhood. The project is developed in a university hospital in southern Brazil and counts with the participation of professors, masters, residents in neonatal hospital dentistry and dental undergraduate students. The project operates on three approaches: the first, with the pregnant women, where the educational approach in dental prenatal care is carried out as a priority, especially regarding feeding and oral hygiene; the second approach, in the immediate puerperium, with guidelines for breastfeeding and non-nutritive sucking; and the third, with oral evaluation, Neonatal Tongue Screening Test and baby follow-up up to one year. The authors found that the project helps to create a bond between the pregnant/ puerperal women and the student/resident, which results in an improvement in the acquisition and maintenance of oral health of mothers and babies. It also helps the development and training of participants to attend this public.

.

Keywords: Health Care, Dental Education, Pregnant Women, Infant Newborn, Pediatric Dentistry, University Extension

 

Educación en salud bucal a gestantes, puérperas y primera infancia: relato de actividad de extensión  

Resumen: El enfoque educativo durante el período gravídico-puerperal y la primera infancia son fundamentales para que la madre comprenda la influencia de sus acciones en la salud del bebé. El proyecto de extensión "Educación en salud bucal a la gestante y en la primera infancia” tiene por objeto desarrollar actividades en los ámbitos educativos, preventivos y curativos con gestantes, puérperas y primera infancia. El proyecto se desarrolla en un hospital universitario del sur de Brasil, y cuenta con la participación de docentes, residentes en odontología hospitalaria neonatal y estudiantes pregrados e postgrados de odontología. El proyecto actúa en tres frentes: la primera, con las gestantes, donde se realiza prioritariamente el abordaje educativo en el prenatal odontológico, principalmente en cuanto a la alimentación e higiene oral adecuadas; la segunda frente, en el puerperio inmediato, con orientaciones de lactancia y succión no nutritiva; y la tercera, con la evaluación bucal y del frenillo de la lengua, hasta un año de vida. Los autores constataron que el proyecto auxilia en la creación de un vínculo entre las gestantes/puérperas y los estudiantes/residentes, que resulta en una mejora en la adquisición y mantenimiento de salud bucal de la madre y del bebé. Así como auxilia el desarrollo y capacitación de los participantes para la atención a este público.

Palabras-clave: Atención de Salud, Educación en Odontología, Mujeres Embarazadas, Recién Nacido, Odontología Pediátrica, Extensión Universitaria

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Cezar Pomini, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
Graduando em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Departamento de Odontologia, Campus Uvaranas, Ponta Grossa – PR
Alana Tais Gawlik, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduanda em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Departamento de Odontologia, Campus Uvaranas, Ponta Grossa – PR
Natali Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduanda em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Departamento de Odontologia, Campus Uvaranas, Ponta Grossa – PR
Amanda Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduanda em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Departamento de Odontologia, Campus Uvaranas, Ponta Grossa – PR
Bianca Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduanda em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Departamento de Odontologia, Campus Uvaranas, Ponta Grossa – PR
Jessyca Twany Demogalski, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Cirurgiã-dentista. Residente em Odontologia Hospitalar Neonatal no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais – HURCG
Nayara Silva de Gouvea, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Cirurgiã-dentista. Residente em Odontologia Hospitalar Neonatal no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais – HURCG
Fabiana Bucholdz Teixeira Alves, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professora Adjunto do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Odontologia, Campus em Uvaranas, Ponta Grossa, PR

Referências

- ARAÚJO, O.D. et al. Aleitamento materno: fatores que levam ao desmame precoce. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.61, n.4, jul./ago. 2008.

- BASTIANI, C. et al. Conhecimento das gestantes sobre alterações bucais e tratamento odontológico durante a gravidez. Odontologia Clínico-Científica, Recife, v.9, n.2, abr./Jun. 2010.

- BRASIL, Ministério da Saúde. Caderneta da Gestante. Disponível em <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderneta_gestante.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2017.

- BUSS, P.M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, [s.I.], v.5, n.1, p163-177, 2000.

- EUSÉBIO, L.F. et al. Atuação do cirurgião-dentista em equipe multiprofissional de atenção hospitalar à Saúde Materno-Infantil. Revista Odontológica do Brasil Central, [s.I.], v.21, n.60, p.16-20, 2013.

- GEORGE, A. et al. How do dental and prenatal care practioners perceive dental care during pregnancy? Current Evidence and Implications. Birth, [s.I.], v.39, n.3, p.238-247, 2012.

- IHEOZOR-EJIOFOR, J. et al. Treating periodontal disease for preventing adverse birth outcomes in pregnant women. The Coachrane Database of Systematic Reviews, [s.I.], v.12, n.6, 2017.

- INGRAM, J. et al. The development of a tongue assessment tool to assist with tongue-tie identification. Archives of Disease in Childhood Fetal and Neonatal, [s.I.], v.100, n.4, p.344-349, 2015.

- KRÜGER, M.S.D.N. et al. Periodontal Health Status and Associated Factors: Findings of a Prenatal Oral Health Program in South Brazil. International Journal of Dentistry, v.2, p. 1-6, 2017.

- MARTINELLI, R.L.C.; MARCHESAN, I.Q.; BERRETIN-FELIX, G. Protocolo de avaliação do frênulo lingual para bebês: relação entre aspectos anatômicos e funcionais. Revista CEFAC, [s.I.], v.15, n.3, p.599-610, mai./jun. 2013.

- MEGA, K. et al. The Association between Periodontal Disease and Preterm Low Birthweight in Kosovo. Acta Stomatologica Croatica, [s.I.], v.51, n.1, p.33-40, mar. 2017.

- MOIMAZ, S.A.S. et al. O acesso de gestantes ao tratamento odontológico. Revista de Odontologia da Universidade cidade de São Paulo, São Paulo, v.19, n.1, p.39-45, jan./abri. 2007.

- MOREIRA, P. V; CHAVES, A. M. B; NÓBREGA, M. S. G. Uma atuação multidisciplinar relacionada à promoção de saúde oral materno-infantil. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, João pessoa, v.4, n.3, p.259-264, set./dez. 2004.

- OLIVEIRA JÚNIOR, J.K. et al. Praticas educativas em saúde bucal direcionadas aos usuários do restaurante popular da cidade de Patos-PB. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [s.I.], v.8, n.2, p.67-74, mai./ago. 2017.

- POLYZOS, N.P. et al. Obstetric outcomes after treatment of periodontal disease during pregnancy: systematic review and meta-analysis. The BMJ, [s.I.], v.341, p.c7017, dez. 2010

- REIS, D.M. et al. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Ciência & Saúde Coletiva, [s.I.], v.15, n.1, p.269-276, 2010.

- SANTOS NETO, E.T. et al. Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal. Ciência & Saúde Coletiva, [s.I.], v.17, n.11, p.3057-3068, 2012.

- SANTOS-PINTO, L. et al. O que as gestantes conhecem sobre Saúde Bucal? Jornal Brasileiro de Odontopediatria & Odontologia do Bebê, [s.I.], v.4, p.429-434, 2001.

- SILVEIRA, J.L.G.C.; GARCIA, V.L. Mudança curricular em Odontologia: significados a partir dos sujeitos da aprendizagem. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, [s.I.], v.19, n.52

Publicado
15-12-2017
Como Citar
POMINI, M.; GAWLIK, A.; PEREIRA, N.; DOS SANTOS, A.; DOS SANTOS, B.; DEMOGALSKI, J.; DE GOUVEA, N.; ALVES, F. EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL A GESTANTES, PUÉRPERAS E PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 3, p. 143-148, 15 dez. 2017.
Seção
Artigos