“CARECA AMIGA”: UMA NOVA PERSPECTIVA DE TROTE NA UNIVERSIDADE

  • Marco Aurélio Farina Júnior Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Tyana Mara Ribas D'Ávila Raymundo de Oliveira Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Gabriel Sartori Pacini Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Thaísa Hanemann Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Fernanda Lange Coelho Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Mariana Oliveira Tripoli de Mattos Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Rafael Fabiano Machado Rosa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave: Confecção de Perucas, Trote Solidário, Extensão Universitária., Corte de Cabelos, Perucas, Empatia, Extensão Universitária

Resumo

Os trotes vêm passando por um processo de mudança nas universidades brasileiras, visando preservar a integridade moral e física do calouro. Por outro lado, é percebido um declínio progressivo da empatia dos estudantes durante os anos de graduação. Nesse panorama, a Liga do Câncer da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – organizou a atividade de extensão chamada “Careca Amiga”, um evento em que os calouros têm seus cabelos raspados por pacientes oncológicos pediátricos do Hospital da Criança Santo Antônio (Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre) e realizam a doação de seus cabelos para confecção de perucas. Participam do evento o Centro Acadêmico XXII de Março da Medicina da UFCSPA (organização), a ONG Doutorzinhos (que utiliza a figura do palhaço e da arte cênica para animar os pacientes), a ONG Cabelaço (na coleta e distribuição dos cabelos dos estudantes) e cabelereiros voluntários (para auxiliar as crianças no corte dos cabelos). Em 2017, o evento alcançou sua 3ª edição e contou com 14 calouros.  Ao todo, já foram mais de 39 estudantes que participaram ativamente do evento e várias mechas de cabelo cedidas para a confecção de perucas. Mais do que os números, esse encontro visa desmistificar o estigma da careca e ser um momento de transição de etapas: passar no vestibular e lutar contra um câncer. Além disso, a conexão criada entre estudantes e pacientes permite cultivar a empatia e fortalece a mudança no estilo do trote nas universidades brasileiras.

Palavras-chave: Trote Solidário, Corte de Cabelos, Perucas, Empatia, Extensão Universitária

 

“Careca Amiga”: a new perspective in the university trot  

Abstract: Freshman pranks are undergoing a process of change in Brazilian universities, aimed at preserving the moral and physical integrity of the freshman student. On the other hand, is perceived decline in student empathy during undergraduate years. In this scenario, the academic society of cancer (Liga do Câncer) of the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre – UFCSPA (Porto Alegre, Rio Grande do Sul State, Brazil) organize an extension activity called “Careca Amiga”, an event which freshmen have their hair shaved by oncology pediatric patients of Hospital of Children Santo Antônio (Irmandade Santa Casa da Misericórdia of Porto Alegre) and perform the donation of their hair for the creation of wigs. Attending the event are the Academic Center of Medicine of the University, the Doutorzinhos NGO (with uses the clown figure and scenic art to animate patients), the Cabelaço NGO (in the collection and distribution of student’s hair) and volunteer hairdressers (to help children cut the hair). In 2017, the event reached your third edition and count with 14 freshmen. In all, 39 students have attended the event and several strands of hair were donated to make wigs. More than a number, this meeting aims to desmystify the stigma of bald and being a moment of step transition: pass in the entrance exam and fight against a cancer. Also, the connection between students and patient lets cultivate empathy and reiterates the chance the style of pranks in Brazilian universities.

Keywords: Solidary Trot, Haircut, Wig, Empathy, University Extension

 

Careca Amiga”: una nueva perspectiva del trote en la universidad

Resumen: Las bromas de estudiante del primer año vienen atravesando un proceso de cambio en las universidades brasileñas, con el intuito de preservar la integridad moral y física del estudiante. Sin embargo, es percibida una disminución progresiva de la empatía de los estudiantes durante los años de la graduación. En este panorama, a sociedad académica del cáncer de la Universidad Federal de Ciencias de la Salud de Porto Alegre – UFCSPA (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil) organizó la actividad de extensión llamada “Careca Amiga”, evento en el que estudiantes del primer año tiene su cabello raspado por pacientes oncológicos pediátricos del Hospital de los niños Santo Antonio (Irmandade Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre) y realizan la donación de su cabello para la confección de pelucas. Participan del evento Centro Académico de Medicina, ONG Doutorzinhos (utilizan la figura del payazo y artes escénicas para alegrar a los pacientes), ONG Cabelaço (en la colecta y distribución del cabello) y peluqueros voluntarios (para auxiliar los niños en los cortes de cabello). En 2017, el evento alcanzó su tercera edición y conto con 14 estudiantes del primer año. En el total, ya fueron más de 39 estudiantes que participaron activamente del evento. Más que números, ese encuentro visa desmitificar el estigma de la calva y ser un momento de transición de etapas: ingresar en la universidad y luchar contra un cáncer. Más allá de eso, la conexión creada entre estudiante y paciente permite cultivar la empatía y fortalece el cambio en el estilo de la broma en las universidades brasileñas.

Palabras-clave: Broma solidaria, Corte de Cabello, Pelucas, Empatía, Extensión Universitaria

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATT-RAWDEN S. A.;CHISOLM M. S.; ANTON B.; FLICKERINGER T. E. Teaching Empathy to Medical Students: An Updated, Systematic Review. Acad Med, v. 88, n. 8, p. 1171-1177, 2013.

BOMBEKE, K.; VAN ROOSBROECK, S.; DE WINTER, B.; DEBAENE, L.; SCHOL, S.; VAN HAL, G.; VAN ROYEN, P. Medical students trained in communication skills show a decline in patient-centred attitudes: An observational study comparing two cohorts during clinical clerkships. Patient Educ Couns, v. 84, n. 3, p. 310-318, 2011.

BUIE, D. H. Empathy: its nature and limitations. J Am Psychoanal Assoc, v. 29, n. 2, p. 281-307, 1981.

BUNN W., TERPSTRA J. Cultivating empathy for the mentally ill using simulated auditory hallucinations. Acad Psychiatry. v. 33, n. 6, p. 457, 2009.

CHEN D. C.;KIRSHENBAUM D. S.; YAN J.; KIRSHENBAUM E.; ASELTINE R. H. Characterizing changes in student empathy throughout medical school. Med Teach, v. 34, n. 4, p. 305-311, 2012.

COLLOCA V. P. O trote universitário: O caso do curso de Química da UFSCar. Tese de Mestrado, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.

DASGUPTA S.; CHARON R. Personal illness narratives: Using reflective writing to teach empathy. Acad Med, v. 79, n. 4, p. 351-356, 2004.

KARAOGLU N.; SEKER M. Looking for winds of change with a PBL scenario about communication and empathy. Health Med, v. 5, n. 3, p. 515-521, 2011.

KOSTAK M. A.; MUTLU A.; BILSEL A. Experiences of nursing students in caring for pediatric cancer patients. Asian Pac J Cancer Prev, v. 15, n. 5, p. 1955-60, 2014.

MULLEN K.; NICOLSON M.; COTTON P. Improving medical students’ attitudes towards the chronic sick: A role for social science research. BMC Med Educ, v. 10, n. 1, p. 84, 2010.

QUINCE T.A; KINNERSLEY P.; HALES J.; DA SILVA A.; MORIARTY H.; THIEMANN P.; HYDE S.; BRIMICOMBE J.; WOOD D.; BARCLAY M.; BENSON J. Empathy among undergraduate medical students: A multi-centre cross-sectional comparison of students beginning and approaching the end of their course. BMC Medical Education. v. 16, n. 1, p. 92, 2016.

RUIZ-MORAL, R.; DE TORRES, L. P.; MONGE, D.; LEONARDO, C. G.; CABALLERO, F. Teaching medical students to express empathy by exploring patient emotions and experiences in standardized medical encounters. Patient Education and Counseling. 2017.

SHAPIRO S. M.; LANCEE W.J.; RICHERDS-BENTLEY C. M. Evaluation of a communication skills program for first-year medical students at the University of Toronto. BMC Med Educ. v. 9, n. 1, p. 11, 2009.

VARKEY P.; CHUTKA D. S.; LESNICK T. G. The aging game: Improving medical students’ attitudes toward caring for the elderly. J Am Med Dir Assoc. v. 7, n. 4, p. 224-229, 2006.

ZIOLKOWKA-RUDOWICZ E.; KLADNA A. Empathy-building of physicians. Part II--Early exposure of students to patient's situation. Pol Merkur Lekarski, v. 29, n. 172, p. 282-286, 2010.

Publicado
03-04-2018
Como Citar
FARINA JÚNIOR, M.; RIBAS D’ÁVILA RAYMUNDO DE OLIVEIRA, T.; SARTORI PACINI, G.; HANEMANN, T.; LANGE COELHO, F.; OLIVEIRA TRIPOLI DE MATTOS, M.; FABIANO MACHADO ROSA, R. “CARECA AMIGA”: UMA NOVA PERSPECTIVA DE TROTE NA UNIVERSIDADE. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 1, p. 1-5, 3 abr. 2018.
Seção
Artigos