“COMQUÍMICA DAS CRIANÇAS”: UM PROJETO DE INICIAÇÃO À CIÊNCIA
Resumo
O Projeto COMQUÍMICA das Crianças é uma atividade de extensão universitária destinada à formação científica de estudantes que frequentam o ensino fundamental, em especial para o início da socialização dos conhecimentos e das habilidades presentes na Química. As atividades são desenvolvidas desde 2011 no Laboratório COMQUÍMICA, nas dependências do Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo (NECTO). O projeto consiste em oferecer, às escolas do município de Toledo/PR e região, oficinas direcionadas às crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como pressuposto a metodologia denominada Ensino por Investigação. As oficinas são ministradas por acadêmicos e por professores do curso de formação de professores em Química que participam do projeto. De modo geral há uma boa participação das crianças nas atividades, que se reconhecem como ‘cientistas’.
Palavras-chave: Ensino por investigação, Divulgação da Ciência, Oficinas, Extensão Universitária.
“COMQUÍMICA of the Children": a project of initiation to the science
Abstract:The Children's Project COMQUÍMICA is a university extension activity aimed at the scientific formation of students who attend elementary school, especially for the early initiation to the knowledge and skills present in Chemistry. The activities are developed since 2011 in the COMQUÍMICA Laboratory in the facilities of the Science Teaching Center of Toledo (Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo - NECTO), Paraná State, Brazil. The project offers workshops directed to the children from the 1st to the 5th year of elementary education at schools of the municipality of Toledo/PR and region, based on the inquiry-based learning methodology. The workshops are taught by university students and professors of the chemistry undergraduate degree. In general, there is a good children’s engagement in activities recognizing themselves as ‘scientists’.
Keywords: Inquiry-based teaching, Dissemination of Science, Workshops, University Extension.
COMQUÍMICA de los Niños”: un proyecto de inicio a la ciencia
Resumen: El proyecto “COMQUÍMICA de los niños” es una actividad de extensión académica destinada a la formación científica de estudiantes que frecuentan la escuela primaria, en especial para la inicialización de conocimientos y habilidades presentes en la Química. Las actividades son desarrolladas desde 2011 en el Laboratorio COMQUÍMICA, en las dependencias del Núcleo de Enseñanza de Ciencias de Toledo (NECTO), Paraná, Brasil. El proyecto consiste en ofrecer a las escuelas de la ciudad de Toledo y región, talleres direccionados a los niños del 1º al 5º año de la escuela primaria, teniendo como premisa una metodología denominada Enseñanza por Investigación. Los talleres son ministrados por académicos y por profesores del curso de formación de profesores en Química. En general hay una buena participación de los niños, que se involucran en las actividades y se reconocen como ‘científicos’.
Palabras-clave: Enseñanza por investigación, Divulgación de la Ciencia, Talleres, Extensión Universitaria.
Downloads
Referências
CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas (SEI). In: LONGHINI, M. D. (Org.). O uno e o diverso na educação. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 253-266.
CARVALHO, A. M. P. de. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para a implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CUNHA, M. B.; PERES, O. M. R.; STANZANI. E. L. Manual COMQUÍMICA das Crianças: oficinas para experimentação investigativa destinadas ao ensino por investigação. Toledo: Jofel, 2014.
LIMA, M. E. C. C.; LOUREIRO, M. B. Trilhas para ensinar ciências para crianças. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).