“COMQUÍMICA DAS CRIANÇAS”: UM PROJETO DE INICIAÇÃO À CIÊNCIA

  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Olga Maria Schimidt Ritter Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Campus de Toledo.
  • Catherine Flor Geraldi Vogt Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Campus de Toledo.
  • Edimara Zacarias dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Campus de Toledo.
  • Letícia Manica Grando Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Campus de Toledo.
  • Rosana Franzen Leite Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Campus de Toledo.
Palavras-chave: Ensino por investigação, Divulgação da Ciência, Oficinas, Extensão Universitária

Resumo

O Projeto COMQUÍMICA das Crianças é uma atividade de extensão universitária destinada à formação científica de estudantes que frequentam o ensino fundamental, em especial para o início da socialização dos conhecimentos e das habilidades presentes na Química. As atividades são desenvolvidas desde 2011 no Laboratório COMQUÍMICA, nas dependências do Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo (NECTO). O projeto consiste em oferecer, às escolas do município de Toledo/PR e região, oficinas direcionadas às crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como pressuposto a metodologia denominada Ensino por Investigação. As oficinas são ministradas por acadêmicos e por professores do curso de formação de professores em Química que participam do projeto. De modo geral há uma boa participação das crianças nas atividades, que se  reconhecem como ‘cientistas’.

Palavras-chave: Ensino por investigação, Divulgação da Ciência, Oficinas, Extensão Universitária.

 

 

“COMQUÍMICA of the Children": a project of initiation to the science

Abstract:The Children's Project COMQUÍMICA is a university extension activity aimed at the scientific formation of students who attend elementary school, especially for the early initiation to the knowledge and skills present in Chemistry. The activities are developed since 2011 in the COMQUÍMICA Laboratory in the facilities of the Science Teaching Center of Toledo (Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo - NECTO), Paraná State, Brazil. The project offers workshops directed to the children from the 1st to the 5th year of elementary education at schools of the municipality of Toledo/PR and region, based on the inquiry-based learning methodology. The workshops are taught by university students and professors of the chemistry undergraduate degree. In general, there is a good children’s engagement in activities recognizing themselves as ‘scientists’.

Keywords: Inquiry-based teaching, Dissemination of Science, Workshops, University Extension.

 

COMQUÍMICA de los Niños”: un proyecto de inicio a la ciencia

Resumen: El proyecto “COMQUÍMICA de los niños” es una actividad de extensión académica destinada a la formación científica de estudiantes que frecuentan la escuela primaria, en especial para la inicialización de conocimientos y habilidades presentes en la Química. Las actividades son desarrolladas desde 2011 en el Laboratorio COMQUÍMICA, en las dependencias del Núcleo de Enseñanza de Ciencias de Toledo (NECTO), Paraná, Brasil. El proyecto consiste en ofrecer a las escuelas de la ciudad de Toledo y región, talleres direccionados a los niños del 1º al 5º año de la escuela primaria, teniendo como premisa una metodología denominada Enseñanza por Investigación. Los talleres son ministrados por académicos y por profesores del curso de formación de profesores en Química. En general hay una buena participación de los niños, que se involucran en las actividades y se reconocen como ‘científicos’.

Palabras-clave: Enseñanza por investigación, Divulgación de la Ciencia, Talleres, Extensión Universitaria.

 

DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i2.5002

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professsora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Química Licenciatura. Mestre, doutora e pós-doutora em Educação.

Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Unioeste, campus de Toledo

Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo, NECTO, Campus de Toledo

Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus de Cascavel

Programa de Pós-Graduação em Ensino, Campus de Foz do Iguaçu

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Campus de Cascavel

Referências

CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas (SEI). In: LONGHINI, M. D. (Org.). O uno e o diverso na educação. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 253-266.

CARVALHO, A. M. P. de. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para a implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CUNHA, M. B.; PERES, O. M. R.; STANZANI. E. L. Manual COMQUÍMICA das Crianças: oficinas para experimentação investigativa destinadas ao ensino por investigação. Toledo: Jofel, 2014.

LIMA, M. E. C. C.; LOUREIRO, M. B. Trilhas para ensinar ciências para crianças. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013.

Publicado
14-08-2017
Como Citar
CUNHA, M.; RITTER, O. M.; VOGT, C.; SANTOS, E.; GRANDO, L.; LEITE, R. “COMQUÍMICA DAS CRIANÇAS”: UM PROJETO DE INICIAÇÃO À CIÊNCIA. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 2, p. 113-120, 14 ago. 2017.
Seção
Artigos