MEMÓRIA E DIVULGAÇÃO: AÇÕES EDUCACIONAIS DA CASA DA CIÊNCIA DO HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

  • Fernando Rossi Trigo Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto/HC-FMRP
  • Flávia Fulukava do Prado Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto/HC-FMRP
  • André Perticarrari Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Paulo (IFSP-SP)
  • Marisa Ramos Barbieri Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto/HC-FMRP
Palavras-chave: Extensão, Memória, Difusão, Divulgação científica

Resumo

A Casa da Ciência (CASA) nasceu e cresceu dentro de um centro de assistência e pesquisa da Universidade de São Paulo, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-SP. Em mais de 16 anos de atividade, pôde eleger difusão e divulgação científica como parte da sua ação metodológica, que se consolida a partir de uma trajetória baseada no registro e construção de uma memória educacional, focada na avaliação dos resultados, divulgados em diferentes formatos. Dentro do objetivo de difusão e divulgação científica, a CASA desenvolve programas regulares para alunos, professores e pesquisadores (Adote um Cientista, Pequeno Cientista e Saltimbancos da Ciência); promove eventos pontuais (janeiro e julho com o Férias com Ciência, em outubro com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, em março, com a Semana Nacional do Cérebro); e divulga seus resultados em diferentes formatos, tanto impressos quanto digitais (Website, Folhetins, Jornal das Ciências, dentre outros). Todas as atividades descritas neste trabalho – que integram ensino, pesquisa e extensão – apresentam como características comuns: a presença do pesquisador colaborador, o grupo de alunos, o acompanhamento da equipe da CASA que realiza o registro das diferentes manifestações de aprendizagem dos alunos, e sua posterior avaliação, que inclui a divulgação dos achados. Os principais desafios e limitações para a realização das propostas também são apresentados, com a finalidade de compartilhar com outros centros de extensão a experiência vivenciada pela Casa da Ciência de Ribeirão Preto.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Educação não-formal, Avaliação da Aprendizagem, Extensão Universitária, Divulgação Científica.

 

Memory and divulgation: educational actions of knowledge dissemination from the “Casa da Ciência” from Blood Center of Ribeirão Preto

Abstract: The House of Science (Casa da Ciência - CASA) was born and expanded in a health care and research center of the University of São Paulo, the Regional Blood Center of the University Hospital of the Medical School of Ribeirão Preto, São Paulo State, Brazil. Throughout its 16 years of activity, it was able to define scientific diffusion and dissemination as part of its methodological action, which is consolidated from a trajectory based on the registers and construction of an educational memory, focused on the evaluation of results, which were disclosed in different ways. With the aim of divulging and disseminating Science, the House of Science: 1. develops regular programs for students, teachers and researchers (Adopt a Scientist, Small Scientist and Science Mountebanks); 2. organizes single events (in January and July with the Vacations with Science, in October in the National Week of Science and Technology of Brazil and in March, in the National Week of the Brain) 3. publishes its results in both printed and digital format (website, leaflets, Journal of Science, among others). All the activities described in this work - that integrate education, research, and extension - have common characteristics: the presence of the collaborating researcher, the group of students, the follow-up of the House of Science team that keeps records of the different manifestations of students' learning and their subsequent evaluation predicting also the disclosure of its findings. The main challenges and limitations to the propositions are also shown here, aiming at sharing with other extension centers the experience lived by the House of Science of Ribeirão Preto.

Keywords: Science Education, Non-formal Education, Learning Evaluation, College Extension, Science Dissemination.

 

Memoria y divulgación: acciones educacionales de la Casa de La Ciencia del Hemocentro de Ribeirão Preto en la difusión del conocimiento

Resumen: La Casa de la Ciencia (CASA) nació y creció en un centro de servicios e investigación en la Universidad de São Paulo, el Banco de Sangre del Hospital Universitario de la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. En más de 16 años de actividad, pudo elegir la difusión y la divulgación científica como parte de su acción metodológica, que se consolida a partir de una trayectoria basada en el registro y en la construcción de una memoria educativa, centrada en la evaluación de los resultados, publicados en diferentes formatos. Dentro del objetivo de la difusión científica, la CASA desarrolla programas regulares para estudiantes, profesores e investigadores (Adopta un Científico, Pequeño Científico y Saltimbancos de la Ciencia); promueve eventos puntuales (en enero y julio con el Vacaciones con Ciencia, en octubre con la Semana Nacional de Ciencia y Tecnología y, en marzo, de la Semana Nacional del Cerebro) y publica sus resultados en diferentes formatos, tanto impreso como digital (página web, folletos, Revista de la Ciencias, y otros más). Todas las actividades descritas en el trabajo - que integran enseñanza, investigación y extensión - tienen características comunes: la presencia del investigador, el grupo de estudiantes, el seguimiento del equipo de la CASA que lleva a cabo el registro de las diferentes manifestaciones de aprendizaje de los estudiantes y su posterior evaluación, que prevé también la comunicación de las conclusiones. Los principales desafíos y limitaciones para la realización de las propuestas también son presentados, con el objetivo de compartir con otros centros de extensión la experiencia vivida por la Casa de la Ciencia de Ribeirão Preto.

Palabras-clave: Enseñanza de Ciencias, Educación no formal, Evaluación de Aprendizaje, Extensión Universitaria, Divulgación Científica.

 

DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i2.4979

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIERI, M. R.; SICCA, N. A. L; CARVALHO, C. P. A construção do conhecimento do professor: uma experiência de parceria entre professores do ensino fundamental e médio da rede pública e a universidade. Ribeirão Preto: Holos, 2001.

COUTO R.M; CASTRO, D.R.; TRIGO, F.R; PERTICARRARI, A.; BARBIERI, M.R. Professor e jornalista na escola: produção e divulgação de conhecimento. Raízes e Rumos. v. 2, n. 2, p. 75-84, 2014.

MARANDINO, M.; SELLES, S.E; FERREIRA, M.S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

PERTICARRARI, A.; BARBIERI, M.R; GODOI, V.M.; COVAS, D.T.; AUGUSTO, A. Pós-graduandos e alunos do ensino básico em um trabalho de difusão científica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 1, p. 79-89, 2007.

PERTICARRARI, A.; TRIGO, F.R.; BARBIERI, M.R. A parceria entre um centro de ciências e uma escola pública e sua implicação no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Biologia, n. 7, p. 638-649, 2014.

PRIMAVESI, A. Manejo Ecológico do Solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 3ª ed., 1981.

VIANNA, H. M. Planejamento de Testes. In: VIANNA, H. M. Testes em Educação. 4a ed. São Paulo: IBRASA, 1982, p. 29-47.

Publicado
11-08-2017
Como Citar
TRIGO, F.; DO PRADO, F.; PERTICARRARI, A.; BARBIERI, M. MEMÓRIA E DIVULGAÇÃO: AÇÕES EDUCACIONAIS DA CASA DA CIÊNCIA DO HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 2, p. 91-102, 11 ago. 2017.
Seção
Artigos