EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM AGROECOLOGIA NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

  • Rodrigo Ferraz Ramos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
  • Lisiane Sobucki Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
  • Jeferson Tonin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • José Tobias Marks Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Bruna Rohrig Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Débora Leitzke Betemps Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo
  • Evandro Pedro Schneider Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo
Palavras-chave: Extensão Universitária, Práticas Agroecológicas, Movimentos Sociais

Resumo

Através da demanda e da organização de estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS campus Cerro Largo - RS, desenvolveu-se o grupo de estudos denominado Grupo de Agroecologia Noroeste Missões (GANOM), com o intuito de abordar mais amplamente a epistemologia do pensamento agroecológico e sua inserção no ensino, pesquisa e extensão na universidade. O foco principal do grupo são as abordagens agroecológicas nos sistemas de produção adotados pela agricultura familiar. O objetivo deste artigo é relatar as experiências do GANOM, desde sua criação no ano de 2013 até o ano de 2016, com o intuito de divulgar experiências e incentivar iniciativas semelhantes em outras instituições. As reuniões do grupo são quinzenais e ampliam a capacidade analítica da formação acadêmica, bem como estimulam a formação de um senso crítico acerca dos temas abordados. Além de uma abordagem teórica, os discentes do grupo colaboram na organização de eventos, participaram em monitorias, projetos de pesquisa e extensão que abordam a agroecologia como eixo estruturador da formação profissional. O grupo consolidou diversas parcerias com organizações e movimentos sociais do campo e da cidade, sendo que diversos métodos adotados pelo GANOM também são relatados por outros grupos de estudos.

Palavras-chave: Extensão Universitária, Práticas Agroecológicas, Movimentos Sociais.

 

Didactic and pedagogical experiences in agroecology in the Northwestern Region of Rio Grande do Sul

Abstract: As a result of the demands and the commitment of the students of the School of Agronomy at Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, at Cerro Largo - RS, the study group called “GANOM  - Grupo de Agroecologia Noroeste Missões” (Agroecology Group from Northwestern Missions) was created  to deeply address the epistemology of agroecological thought and their integration in teaching, research and extension practices at the university. The main focus of the group is the agroecological approaches related to the production systems adopted by family farming. Based on the aforementioned aspects, the objective of this paper is to report the experiences of GANOM since its creation in 2013 until the year 2016, in order to further disseminate the experiences and to encourage similar initiatives in other institutions. Group meetings were every other week and had the purpose of enhancing the analytical capabilities of their members, stimulating the development of critical sense on the topics studied. In addition to a theoretical approach, the students of the group collaborated in the organization of other activities, tutoring, research and extension projects that addressed agroecology as a structural axis of vocational training. The group consolidated several partnerships with organizations and social movements in the countryside and in the central city area. The different methods adopted by GANOM are also reported by other study groups.

Keywords: University Extension, Agroecological Practices, Social Movements.

 

Experiencias didácticas y pedagógicas en agroecología en la Región Noroeste de Rio Grande do Sul

Resumen: Como resultado de las demandas y el compromiso de los estudiantes de la Facultad de Agronomía de la Universidad Federal de Frontera Sur - UFFS, en Cerro Largo - RS, el grupo de estudio llamado "GANOM - Grupo de Misiones Agroecología del Noroeste" (Grupo de Agroecología del Noroeste misiones) fue creado para abordar profundamente la epistemología del pensamiento agroecológico y su integración en las prácticas de enseñanza, investigación y extensión en la universidad. El objetivo principal del grupo es los enfoques agroecológicos relacionados con los sistemas de producción adoptadas por la agricultura familiar. Sobre la base de los aspectos mencionados anteriormente, el objetivo de este trabajo es dar a conocer las experiencias de GANOM desde su creación en 2013 hasta el año 2016, con el fin de difundir aún más las experiencias y para fomentar las iniciativas similares en otras instituciones. Eran reuniones de grupos cada dos semanas y tenía el propósito de mejorar las capacidades analíticas de sus miembros, estimular el desarrollo del sentido crítico sobre los temas estudiados. Además de la aproximación teórica, los alumnos del grupo colaboraron en la organización de otras actividades de la agroecología, tutoría, investigación y extensión proyectos Que Dirigido al eje estructural de la formación profesional. El grupo consolidó Varias asociaciones con organizaciones y movimientos sociales en el campo y en la zona central de la ciudad. Los diferentes métodos adoptados por el GANOM también son reportados por otros grupos de estudio.

Palabras-clave: Extensión Universitaria, Prácticas Agroecológicas, Movimientos Sociales.

 

DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i1.4762

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTIERI, M.A. Agroecologia, agricultura camponesa e soberania alimentar. Revista NERA, Ano 13, n. 16, p.16-20, 2010.

ANDRIOLI, A. I. O desafio de construir a UFFS em Cerro Largo. Revista Espaço Acadêmico, v. 9, n. 107, p.48-49, 2010.

BALLA, J. V. Q.; MASSUKADO, L. M.; PIMENTEL, V. C. Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 9, n. 2, p. 3-14, 2014.

CAPORAL, F. R. (Org.). Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. Brasília: Paulus, 2009.

DEMARCHI, L. O.; LEME, M. K.; BREDARIOL, L. R.; DOMBROWSKI, M. Y. Discutindo a agroecologia na universidade: grupo de extensão em agroecologia “Gira-Sol”. Cadernos de Agroecologia, v. 6, n. 2, p. 1-5, 2011.

EKUNI, R.; SOUZA, B. M. N. de.; COSTA, C., L. da.; OTOMURA, F. H. Projeto de Extensão “Grupo de Estudos em neurociência”: divulgando neurociência e despertando vocações. Revista Brasileira de Extensão Universitária v. 5, n. 2, p. 55-59, 2014.

FERREIRA, A. G.; WISNIEWSKY, J. G.; GUEDES, A. C. ; VARGAS, D. L.; FANTINELI, D. G. Exemplo de educação do campo baseada nos princípios do enfoque agroecológico e na pedagogia da alternância. In: Fórum Internacional de Pedagogia, 6., Santa Maria, agosto de 2014. Anais... Santa Maria: Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), 2014. Disponível em < http://editorarealize.com.br /revistas/fiped/trabalhos/Modalidade_2datahora_22_05_2014_18_15_11_idinscrito_465_f38b127913dd5800e2b05b5a1ba98d42.pdf>, acesso 03 nov. 2016.

KAUFMANN, M. P.; DULLIUS, P. R.; SILVA, I. C. L.; SOMAVILLA, I.; BERTOLDO, C. A.; SIEGLOCH, A. M.; TONIN, J. M. A; PRUNZEL, T. S.; PIAIA, A.; GARCIA, G. V.; LOPES, A. P. Grupo de Agroecologia Terra Sul: construindo conhecimento agroecológico na Universidade. Cadernos de Agroecologia, v. 4, n. 1, p. 1-4, 2009.

MACHADO, J. T. M.; BENATI, J. A.; TONIM, J.; SCHNEIDER, E. P. Implantação de hortas em forma de mandala e pomares como multiplicadores de Agroecologia e Alimentação Saudável. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, p. 1-5, 2013.

MACHADO, J. T. M.; HECK, R. L.; SANTOS, V. P. dos.; SILVA NETO, B. Dinâmica da agricultura e condições para uma transição agroecológica em São Pedro do Butiá (RS). Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, p. 1-6, 2015a.

MACHADO, J. T. M.; TONIN, J.; SCHNEIDER, E. P. Análise de ações extensionistas a partir de hortas escolares de base ecológica, seus efeitos e desafios no contexto educacional. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 2, p.97-101, 2015b.

NETTO, E. R.; FAGUNDES, A. V. V. A resistência dos grupos de agroecologia na formação agroecológica: o caso GEAE-UFPR. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, p. 1-5, 2013.

NORDER, L. A. C. A Agroecologia e a diversidade na educação. Agriculturas, v. 7, n. 4, p. 29-33, 2010. Disponível em: < http://aspta.org.br/revista/v7-n4-ensino-da-agroecologia/a-agroecologia-e-a-diversidade-na-educacao/ >, acesso 03 nov. 2016.

PORTELA, C. A. Para além do “caráter ou qualidade indígena”: uma história do conceito de indigenismo no Brasil. Tese de doutoramento, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

PRESTES, K.; STAZIAKI, F.; RAMOS, R. F.; BENATI, J. A.; MACHADO, J. T. M.; TONIN, J. Grupo de agroecologia noroeste missões: desenvolvendo novas perspectivas de desenvolvimento rural sustentável. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, p. 1-5, 2013.

RAMOS, R. F. Agroecologia como campo de ação e atuação de sujeitos para a emancipação humana. Agronomia em Foco, v. 1, n. 1, p. 3-11, 2015. Disponível em < https://feab.files.wordpress.com/2015 /03/revista-feab-agronomia-em-foco-1-ed.pdf>, acesso 03 nov. 2016.

RAMOS, R. F.; ROHRIG, B.; SCHNEIDER, E. P. Iniciação a docência na graduação: a monitoria nas disciplinas de agroecologia como processo emancipatório. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, p. 1-5, 2015.

SCHLINDWEIN, M. N.; VILLELA; F. N. J.; MARQUES, W.; COSTA, M. B. B.; PIERSON, A. H. C.; EID, F. Curso superior especial para assentamentos da Reforma Agrária: Agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis, uma proposta INCRA-PRONERA/UFSCAR. Agrária, n. 7, p. 119-155, 2007.

SILVEIRA, T. F.; ESPÍNDULA, M. B. A.; SOUZA, K. B. de.; IANASE, A. M.; LORENZETTI, E. R. Experiências do Grupo de Estudos CASA – Coletivo de Ações para Sistemas Agroecológicos no IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, p. 1-4, 2013.

SOBUCKI, L.; DAMIÃO, D.; MACHADO, J. T. M.; BENATTI, J. A.; SCHNEIDER, E. P. Produção de morangueiro sobre diferentes coberturas de solo. In: Seminário Nacional Sobre Fruticultura De Clima Temperado, 11., 2014, São Joaquim/SC. Revista Agropecuária Catarinense, v. 27, n. 2, p. 41, 2014. Disponível em < http://intranetdoc.epagri.sc.gov.br /producao_tecnico_cientifica/DOC_34526.pdf>, acesso 03 nov. 2016.

SOBUCKI, L.; BETEMPS, D. L.; RAMOS, R. F.; LEDUR, C. L.; ROHRIG, B. Caracterização físico-química de diferentes espécies de mirtáceas na cidade de Cerro Largo – RS. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, p. 1-5, 2015.

TONIN, J.; SANTOS, A. P.; FREITAS, J. A. S.; SILVA NETO, B. A agroecologia na dinâmica do desenvolvimento rural de Cerro Largo/RS. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, p. 1-6, 2015.

TREVISAN, R.; HAIDUK, F.; LAZZARETTI, M.; BETTO, J.; BERTIN, R. A experiência prática do Grupo de Agroecologia e Extensão Kaiowá. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, p.1-5, 2013.

Publicado
06-04-2017
Como Citar
RAMOS, R.; SOBUCKI, L.; TONIN, J.; MARKS MACHADO, J.; ROHRIG, B.; BETEMPS, D.; SCHNEIDER, E. EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM AGROECOLOGIA NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 1, p. 15-22, 6 abr. 2017.
Seção
Artigos