ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Mara Garcia Tavares Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais
  • João Marcos de Araujo Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais
  • Weyder Cristiano Santana Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais
  • Arthur Mayrink Elizeu Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais
  • Lucas de Amaral Silva Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais
  • Josimar dos Santos Ladeira Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais
  • Mayura Marques Magalhães Rubinger Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais
  • Lúcio Antônio Oliveira Campos Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais
  • José Lino Neto Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais
Palavras-chave: educação ambiental, ensino-aprendizagem, extensão universitária, modelo biológico

Resumo

Resumo: O projeto de extensão universitária em interface com a pesquisa “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” foi elaborado a partir dos conhecimentos gerados com pesquisas com abelhas nativas, com a missão de enriquecer o processo pedagógico, socializar o saber e possibilitar meios para a interação com a comunidade. O presente artigo relata a experiência vivida por alunos de três escolas da rede pública de Viçosa (MG). As atividades desenvolvidas foram: trilhas para localização de ninhos de abelhas no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e no entorno das escolas, visita ao Apiário Central da UFV, oficinas, palestras, minicurso e acompanhamento de duas colônias de abelhas sem ferrão instaladas nas escolas. Os alunos também apresentaram os resultados de suas atividades nas escolas e na Feira do Conhecimento de Viçosa. Após análise dos questionários avaliativos utilizados, verificou-se que o desconhecimento inicial dos participantes sobre as abelhas brasileiras deu lugar a um considerável volume de novas informações e interesses sobre o tema. Além dos alunos, as professoras de Ciências das escolas participaram ativamente das atividades e consideraram que, além de propiciar oportunidades de aprendizagem para os estudantes, o projeto enriqueceu seus conhecimentos e estreitou as relações entre a comunidade escolar e a UFV. O projeto constituiu, ainda, excelente oportunidade de formação para pós-graduandos e graduandos. Como base nas trocas de experiências que ocorreram, verificou-se que a utilização de atividades não formais de educação é muito importante para um ensino mais eficiente.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino-Aprendizagem, Extensão Universitária, Modelo Biológico.

 

Education for conservation of stingless bees: an interaction of Education-Research-Extension for elementary and secondary education

Abstract: The extension project interfaces with research initiative entitled “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Stingless Bees: Education for Conservation) and it was conceived from the previous knowledge generated by researches on stingless or native bees in Brazil.  This initiative had the purpose of enriching the pedagogical process, knowledge sharing and enabling the interactions with the local community. This study provids an account of the students’ experiences from three public schools of Viçosa (MG) with the aforementioned bee varieties. The activities included: trail walking with the objective of locating stingless bee hives at the campus of Universidade Federal de Viçosa -UFV (Federal University of Viçosa) and around the schools, visit to the Central Apiary at UFV, workshops, lectures, a short duration course and the monitoring of two colonies of stingless bees kept in the schools. Students also presented the results of their activities at their schools and at Feira do Conhecimento de Viçosa’ (Viçosa's Knowledge Fair). After analyzing the questionnaires used as part of the research method of this project, it was concluded that the initial lack of knowledge of the participants involved on the stingless bees had given place to a considerable amount of new information and interest on the subject. Besides the students, science teachers actively participated in the activities and considered that, in addition to promoting learning opportunities for students, the project enriched their own knowledge and narrowed the relationship between the school community and the UFV. The project was also an excellent training opportunity for graduate and undergraduate students. Considering the exchanges of experience that took place during the project, the parts involved were able to realize that the use of non-formal educational activities is a significant approach for a more efficient education.

Key-words: Environmental Education, Teaching and Learning, University Extension, Biological Model.

 

Educación para la conservación de las abejas sin aguijón: Interacción Enseñanza-Investigación-Extensión volcada a la educación básica y secundaria

Resumen: El proyecto de extensión universitaria en interfaz con la investigación científica “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Las abejas sin aguijón: Educación para la Conservación) fue desarrollado a partir del conocimiento generado por la investigación sobre las abejas nativas, con la misión de enriquecer el proceso educativo, socializar el conocimiento y ampliar formas de interacción con la comunidad. En este sentido, este artículo describe la experiencia de los estudiantes de tres escuelas públicas de la ciudad de Viçosa, del estado de Minas Gerais, Brasil. Las actividades que se desarrollaron fueron: senderos para localizar los nidos de abejas en la Universidad Federal de Viçosa (UFV) y alrededor de las escuelas, visita al Apiário Central de la UFV, talleres, conferencias, cursos cortos y acompañamiento de dos colonias de abejas sin aguijón instaladas en las escuelas. Los estudiantes también presentaron los resultados de sus actividades en sus  escuelas y en la Feria del Conocimiento de Viçosa. Después de la evaluación de las encuestas se verificó que la falta inicial de conocimiento de los participantes sobre las abejas sin aguijón había dado lugar a una considerable cantidad de nueva información e interés sobre el tema. Los profesores de ciencias de las escuelas participaron activamente en las actividades y consideraron que, además de proporcionar oportunidad de aprendizaje para los estudiantes, el proyecto ha enriquecido sus conocimientos y estrechado la relación entre la comunidad escolar y la UFV. El proyecto fue también una excelente oportunidad de formación para los estudiantes de grado y posgrado. Teniendo en cuenta el intercambio de experiencias que han tenido lugar, vemos cómo el uso de espacios no formales de enseñanza son importantes para una educación más eficiente.

Palabras-clave: Educación Ambiental, Enseñanza y Aprendizaje, Extensión Universitaria, Modelo Biológico.

 

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Biografia do Autor

Mara Garcia Tavares, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais

Professora Titular  do Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa, Av. PH Rolfs, s/n. CEP: 36.570-00 – Viçosa, Minas Gerais.

Área: Biologia Celular e Genética Animal

João Marcos de Araujo, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais

Professor Titular  do Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa, Av. PH Rolfs, s/n. CEP: 36.570-00 – Viçosa, Minas Gerais.

Área: Biologia Vegetal

Weyder Cristiano Santana, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Entomologia, Universidade Federal de Viçosa.

Área: Entomologia

Arthur Mayrink Elizeu, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa.

Bolsista de Iniciação Científica/Extensão no presente projeto.

Lucas de Amaral Silva, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais

Graduando do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa.

Bolsista PIBEX no presente projeto.

Josimar dos Santos Ladeira, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais

Licenciando do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa.

Voluntário no presente projeto

Mayura Marques Magalhães Rubinger, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais

Professor Titular  do Departamento de Química, Universidade Federal de Viçosa, Av. PH Rolfs, s/n. CEP: 36.570-00 – Viçosa, Minas Gerais.

Área: Síntese Orgânica

Lúcio Antônio Oliveira Campos, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais

Professor Titular  do Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa, Av. PH Rolfs, s/n. CEP: 36.570-00 – Viçosa, Minas Gerais.

Área: Biologia, Genética e Ecologia de Vespas e Abelhas

José Lino Neto, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa, Av. PH Rolfs, s/n. CEP: 36.570-00 – Viçosa, Minas Gerais.

Área: Morfologia Interna de Insetos

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Publicado
10-11-2016
Como Citar
TAVARES, M.; DE ARAUJO, J. M.; SANTANA, W.; ELIZEU, A.; SILVA, L.; LADEIRA, J.; RUBINGER, M.; CAMPOS, L. A.; LINO NETO, J. ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 2, p. 113-120, 10 nov. 2016.
Seção
Artigos